Buscar

Projeto TCC

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Mariene Paula Ferreira Mattos
Matrícula: 201502077388
São Paulo - SP
2018
Mariene Paula Ferreira Mattos
FRANQUIAS E SUA GESTÃO CONTÁBIL
Projeto de Pesquisa desenvolvido apresentado para composição da nota de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estácio de Sá.
Professor Orientador: 
Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis EAD: Débora Vides dos Santos
1 INTRODUÇÃO
Devido a crescente aquisição de Franquias no mercado globalizado, surgiram dúvidas em inúmeros aspectos em relação à negociação financeira entre franqueador e franqueado. Assim sendo, as formas de se fazer a negociação financeira foram estabelecidas dependendo do disposto no contrato firmado entre o licenciado e o licenciador.
Quando o franqueado fizer a análise de seus objetivos, tanto em relação ao seu perfil empreendedor, quanto ao tipo, à modalidade do negócio, a área de atuação geográfica, a remuneração, dentre outros tópicos que as franquias representam ele terá conhecimento para decidir se será capaz ou não de administrar sua franquia. O franqueado também deve ponderar as vantagens e os riscos de se ter uma franquia ou um negócio independente.
Depois das escolhas feitas pelo franqueado, ele pode seguir alguns passos fundamentais para obter êxito no seu negócio, na parte da contabilização o franqueado deve compreender especialmente a forma e a quantidade de taxa que será repassada ao franqueador.
A contabilidade de uma franquia pode ser controlada através do ponto de equilíbrio, onde é demonstrado o lucro ou não do fechamento de um período que serve para expor a quantidade de dinheiro que a franquia possui para continuar atuando no mercado. E também por meio da margem de segurança a empresa pode descobrir se suas vendas estão em queda ou não.
2 OBJETIVOS
Os objetivos deste trabalho são: 
Analisar as atribuições entre a franquia e o franqueador em transações contábeis;
Relacionar as atribuições contábeis entre franquia e o franqueador;
Identificar quais os subsídios para demonstrar balanço e DRE para o franqueado;
 Analisar as relações entre marca, produto e o retorno do investimento.
3 JUSTIFICATIVA
Nota-se que o seguimento de franquias vem se expandindo cada vez mais no mercado brasileiro. Diante deste crescimento percebemos que há uma grande complexidade na Gestão Contábil do processo, pois está envolvendo duas empresas e não somente uma. Ficando a dúvida de como a contabilização em ambos os lados funciona, se é do mesmo jeito ou trata-se de cenários diferentes, e também qual é a relação que franqueado e franqueador tem e qual é o seu envolvimento.
Por isso, justifica-se a importância do presente trabalho em avaliar e analisar todo o processo, focando na negociação e gestão de ambos os lados.
O estudo contribuirá com informações relevantes para aqueles que venham a ter interesse em abrir seu próprio negócio e também para aqueles que trabalham em empresas de rede de franquias.
Do ponto de vista prático, espera-se que o estudo contribua no sentido de ampliar os conhecimentos na área contábil e sirva também de referências para outros acadêmicos e empresas no ramo de rede de franquias e empresários, assim, melhor se posicionando na gestão complexa e em grande desenvolvimento.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
O sistema de franquia vem sendo utilizado como opção de comercialização e distribuição de mercadorias, produtos ou serviços já existentes no mercado onde o franqueado terá a autorização para trabalhar com uma marca já consolidada e o franqueador a vantagem de disponibilizar um montante de capital menor para a expansão de seu negócio.
METODOLOGIA
	
Por tratar-se de um artigo buscará uma das seguintes fontes:
Levantamento bibliográfico: livros com temas contábil, marketing, franquias, revistas de negócios e site especializados.
Estudo de caso: será realizado um estudo das franquias mais tradicionais, as de novos negócios em expansão, as pequenas e grandes redes, avaliando seu negócio de forma individual. Esse estudo pode ser realizado por sites especializados em franquias e serviços de apoio aos empreendedores;
 Pesquisa de campo: ir à uma franquia para analisar seu negócio.
6 REFERÊNCIAS
Inicialmente foram realizadas as seguintes pesquisas:
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
PAMPLONA, Claudia. A engenharia do franchising. 1.ed. Rio de Janeiro: Quality Mark, 1999.
SEBRAE. Passo-a-Passo na aquisição de uma Franquia. Disponível em: <http://pa.sebrae.com.br/sessoes/pse/tdn/tdn_fra_passo.asp>. 
REVISTA EXAME. Como funciona e quanto custa a taxa de franquia. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-funciona-e-quanto-custa-a-taxa-de-franquia>.

Continue navegando