Buscar

JULIO GOMES FICHAMENTO IA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso
Julio Ricardo Gomes Mota
Trabalho da disciplina Inteligência Artificial Aplicada,
Tutor: Prof. Mauro Cesar Cantarino Gil
Ananindeua
2018
Referência: Ferreri, Marcio. Ilustração x Desenho artístico. Sketch Urbano. Disponivel em: <http://sketchurbano.blogspot.com/2009/08/ilustracao-x-desenho-artistico.html> Acesso em: 04 nov. 2018.
Texto do Fichamento:
A evolução das técnicas de Inteligência artificial
A inteligência artificial começou a ser introduzida em jogos no final da década de 80 de forma simples e com o objetivo de melhorar a experiencia do usuário, atualmente seu papel é auxiliar o game design no processo para criar imersão no jogo. Para isso as técnicas empregadas foram se aprimorando.
Agentes tem a capacidade de perceber e interagir com o ambiente do jogo podendo ter comportamentos “pré-programados” como o de perseguir ou fugir de algum elemento do jogo. Sua ação está diretamente ligada ao cenário e a forma como ele tem percepção deste.
Máquina de estados se caracteriza por uma sequência de estados e auxiliam na organização de determinados momentos do jogo, por exemplo quando um personagem ou agente está morto, podendo auxiliar no controle da tomada de decisão.
Navegação são os algoritmos de busca mais utilizados em jogos digitais e estão divididos em busca cega (quando o agente não conhece o cenário) e busca informada ( dentro desse contexto temos A start e o WayPoints utilizado em jogos como counter strike). 
Algoritmos genéticos são algoritmos de busca com característica de ter uma elevada de aleatoriedade, sendo utilizada em situações quando se quer resultados inesperados. Já as redes neurais buscam simular o comportamento do nosso cérebro com a intenção de possibilitar o sistema a aprendizagem.
Behavior Thee é uma maquina de estados disposta na forma de árvore ideal para facilitar a adição de ações para um agente. Steering Behavior é uma técnica que poderá ser utilizada para navegação similar a um imã se um objeto que estiver próximo ao agente o agente poderá persegui-lo. Já o Planing Go é uma técnica utilizada para tomada de decisões e produz uma sequência de ações
�

Outros materiais