Logo Passei Direto
Buscar

127 Exercícios do Banco de Questões Avaliando Constitucional II

User badge image
Ana Elisa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Acerca das medidas provisórias, assinale a opção CORRETA:
É possível sua conversão em lei ordinária por decurso de prazo
Não admitem sanção ou veto, tampouco emendas parlamentares de mérito
Sob nenhuma circunstância poderão ser reeditadas se tiverem sido rejeitadas expressamente pelo Congresso Nacional
Podem ser utilizadas para concessão de crédito extraordinário como, por exemplo, para atender despesas decorrentes de calamidade pública

A Constituição brasileira não pode ser emendada
na implantação do estado de emergência e durante a intervenção da União nos Estados.
na vigência do estado de sítio e na implantação do estado de emergência.
na vigência de estado de defesa, de estado de sítio e de intervenção federal.
quando em estado de sítio e durante a intervenção da União nos Municípios.

Diante de tal enunciado, revela‐se correto afirmar:
O Advogado oriundo do Quinto Constitucional nos Tribunais de Justiça concorre como magistrado para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça.
A divisão de vagas no Superior Tribunal de Justiça permite o ingresso através de três origens: Desembargadores estaduais, Juízes dos Tribunais Regionais Federais e Advogados.
O ocupante do Quinto Constitucional poderá concorrer à vaga existente no Superior Tribunal de Justiça na vaga destinada aos advogados.
No Superior Tribunal de Justiça existem vagas destinadas a Desembargador oriundo dos Tribunais de Justiça, desde que magistrados de carreira.

A respeito dessas prerrogativas, assinale a afirmativa correta.
A aposentadoria dos magistrados seguirá regime jurídico diverso daquele aplicável aos servidores públicos em geral.
A irredutibilidade de subsídios consiste na impossibilidade de redução do poder aquisitivo do subsídio do magistrado e não somente do seu valor nominal.
A inamovibilidade pode ser excepcionada no caso de relevante interesse público e desde que a remoção seja aprovada pela maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.
O magistrado, apesar da vitaliciedade, pode perder o cargo por decisão administrativa da maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.

O projeto de lei resultante de iniciativa popular deve
dispor sobre matéria de lei ordinária.
ser subscrito por, no mínimo, 2% do eleitorado nacional.
ser subscrito por eleitores de cinco Estados da Federação.
ser dirigido à Mesa do Congresso Nacional.

Tendo em vista as particularidades da narrativa acima e considerando o que dispõe a Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Caio da Silva não está coberto pela imunidade formal, visto que, durante o recesso parlamentar o Supremo Tribunal Federal também está de recesso.
Caio da Silva não está coberto pela garantia da imunidade material, visto que, durante o recesso parlamentar, sequer estava no território do Estado que representa na condição de Senador.
Caio da Silva não está coberto pela garantia da imunidade material, tendo em vista que as ofensas foram realizadas em um momento de recesso parlamentar, o que afasta qualquer relação com a atividade de Senador.
Caio da Silva, por estar fora do espaço físico do Congresso Nacional, não é alcançado pela garantia da imunidade material, respondendo pelos crimes contra a honra que praticou.
Caio da Silva, mesmo fora do espaço físico do Congresso Nacional, é alcançado pela garantia da imunidade material, tendo em vista que as ofensas proferidas estão relacionadas ao exercício da atividade parlamentar.

Conforme prevê a ordem constitucional, não compete privativamente à União legislar sobre:
(a) regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial;
(b) direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
(c) trânsito e transporte;
(d) populações indígenas;
(e) sistemas de consórcios e sorteios

Não compete privativamente à União legislar sobre: (a) direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; (b) águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão; (c) juntas comerciais; (d) desapropriação; (e) serviço postal.

No que tange as imunidades, prisão e foro privilegiado dos parlamentares, assinale a alternativa falsa:
(a) os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos;
(b) recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação;
(c) o pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de sessenta dias do seu recebimento pela Mesa Diretora;
(d) os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal;
(e) desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

Não a Compete à União:
(a) manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais;
(b) declarar a guerra e celebrar a paz;
(c) assegurar a defesa nacional;
(d) decretar o estado de sítio, o estado de defesa e a intervenção federal;
(e) autorizar os estados a fiscalizar a produção e o comércio de material bélico.

O "quinto constitucional" corresponde:
ao quorum de um quinto dos membros do Congresso Nacional para aprovação de Emenda à Constituição Federal.
ao quorum de um quinto dos membros do Supremo Tribunal Federal, para a declaração de inconstitucionalidade das leis.
à composição de um quinto dos Tribunais de Justiça dos Estados e os Tribunais Regionais Federais, por membros do Ministério Público e advogados.
ao transcurso do período de um quinto da sessão legislativa, para reapresentação de novo projeto de lei arquivado por inconstitucionalidade.

É competente para julgamento originário de mandado de segurança contra decisão do conselho de assessoramento superior do Ministério Público da União o:
STJ;
Juiz Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
STF;
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região;
STM.

O Senado Federal compõe-se de representantes:
apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro anos.
do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.

No processo de impeachment, o Presidente da República poderá:
perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento, que será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
apenas perder o cargo, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento.
apenas perder o cargo, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento.
perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento, que será presidido pelo Presidente da Câmara dos Deputados.

Aponte, em meio às alternativas que se seguem, todas versando sobre o Poder Legislativo, a única formulada com IMPRECISÃO em face do sistema constitucional vigente:
É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar, por instrumento próprio, os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
Cabe às Comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em razão da matéria de sua competência, discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento interno, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da respectiva Casa.
A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Somente os órgãos Plenários das Casas do Congresso Nacional poderão convocar Ministros de Estado, exceto o da Defesa, para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.
Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Nesses termos, assinale a alternativa falsa:
(a) na Câmara dos Deputados cada legislatura terá a duração de quatro anos, mas no Senado Federal cada legislatura terá a duração de oito anos.
(b) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
(c) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
(d) cada Senador será eleito com dois suplentes.
(e) cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

Os membros do Congresso Nacional:
possuem imunidade, mas podem ser presos, desde que não estejam no exercício de suas funções.
possuem imunidade, não podendo ser presos, em qualquer hipótese.
possuem imunidade, mas podem ser presos, desde a expedição do diploma, no caso de flagrante de crime inafiançável.
não possuem imunidade.

Segundo informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), no Brasil, nos últimos 20 anos, 70% dos casos de assassinatos a jornalistas ficaram impunes. O CPJ contabilizou 23 assassinatos entre 1992 e 2012, sendo quatro ocorreram de janeiro a abril de 2012. Desse total, quatorze não foram punidos. Diante desse quadro, sindicatos de jornalistas de vários estados brasileiros propuseram à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal a federalização da investigação desses crimes, porque, segundo esses sindicatos, tais crimes caracterizam graves violações de Direitos Humanos.
Para que a investigação e o julgamento de tais violações sejam federalizados é necessário que:
os familiares das vítimas entrem com um mandado de segurança perante o STF que deve julgá-lo favoravelmente.
as autoridades locais entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
o Procurador Geral da República entre com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
os familiares das vítimas entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.

Projeto de lei que disponha sobre o aumento da remuneração dos servidores municipais não poderá ser apresentado, por 5% do eleitorado do Município, à Câmara Municipal porque:
para iniciativa popular das leis municipais exige-se o mínimo de 10% do eleitorado local.
a Assembléia Legislativa é o órgão competente para aprovação da lei em questão.
a matéria é de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo.
inexiste iniciativa popular das leis na esfera municipal.

Sobre as fases do processo legislativo, marque a alternativa CORRETA:
Não haverá veto se o Presidente da República não fizer a comunicação ao Senado no prazo do parágrafo primeiro do art. 66.
Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República aprovado integralmente pelo poder legislativo não comporta veto.
Não é possível ao Presidente da República promulgar uma lei sem tê-la previamente sancionado.
Os projetos de iniciativa popular podem cuidar de quaisquer matérias, inclusive proposta de emenda à Constituição, como a fixação de pena de morte.
Não pode o Presidente da República retirar da apreciação do Congresso Nacional medida provisória já editada, a menos que seja por outra medida provisória.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Acerca das medidas provisórias, assinale a opção CORRETA:
É possível sua conversão em lei ordinária por decurso de prazo
Não admitem sanção ou veto, tampouco emendas parlamentares de mérito
Sob nenhuma circunstância poderão ser reeditadas se tiverem sido rejeitadas expressamente pelo Congresso Nacional
Podem ser utilizadas para concessão de crédito extraordinário como, por exemplo, para atender despesas decorrentes de calamidade pública

A Constituição brasileira não pode ser emendada
na implantação do estado de emergência e durante a intervenção da União nos Estados.
na vigência do estado de sítio e na implantação do estado de emergência.
na vigência de estado de defesa, de estado de sítio e de intervenção federal.
quando em estado de sítio e durante a intervenção da União nos Municípios.

Diante de tal enunciado, revela‐se correto afirmar:
O Advogado oriundo do Quinto Constitucional nos Tribunais de Justiça concorre como magistrado para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça.
A divisão de vagas no Superior Tribunal de Justiça permite o ingresso através de três origens: Desembargadores estaduais, Juízes dos Tribunais Regionais Federais e Advogados.
O ocupante do Quinto Constitucional poderá concorrer à vaga existente no Superior Tribunal de Justiça na vaga destinada aos advogados.
No Superior Tribunal de Justiça existem vagas destinadas a Desembargador oriundo dos Tribunais de Justiça, desde que magistrados de carreira.

A respeito dessas prerrogativas, assinale a afirmativa correta.
A aposentadoria dos magistrados seguirá regime jurídico diverso daquele aplicável aos servidores públicos em geral.
A irredutibilidade de subsídios consiste na impossibilidade de redução do poder aquisitivo do subsídio do magistrado e não somente do seu valor nominal.
A inamovibilidade pode ser excepcionada no caso de relevante interesse público e desde que a remoção seja aprovada pela maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.
O magistrado, apesar da vitaliciedade, pode perder o cargo por decisão administrativa da maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.

O projeto de lei resultante de iniciativa popular deve
dispor sobre matéria de lei ordinária.
ser subscrito por, no mínimo, 2% do eleitorado nacional.
ser subscrito por eleitores de cinco Estados da Federação.
ser dirigido à Mesa do Congresso Nacional.

Tendo em vista as particularidades da narrativa acima e considerando o que dispõe a Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Caio da Silva não está coberto pela imunidade formal, visto que, durante o recesso parlamentar o Supremo Tribunal Federal também está de recesso.
Caio da Silva não está coberto pela garantia da imunidade material, visto que, durante o recesso parlamentar, sequer estava no território do Estado que representa na condição de Senador.
Caio da Silva não está coberto pela garantia da imunidade material, tendo em vista que as ofensas foram realizadas em um momento de recesso parlamentar, o que afasta qualquer relação com a atividade de Senador.
Caio da Silva, por estar fora do espaço físico do Congresso Nacional, não é alcançado pela garantia da imunidade material, respondendo pelos crimes contra a honra que praticou.
Caio da Silva, mesmo fora do espaço físico do Congresso Nacional, é alcançado pela garantia da imunidade material, tendo em vista que as ofensas proferidas estão relacionadas ao exercício da atividade parlamentar.

Conforme prevê a ordem constitucional, não compete privativamente à União legislar sobre:
(a) regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial;
(b) direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
(c) trânsito e transporte;
(d) populações indígenas;
(e) sistemas de consórcios e sorteios

Não compete privativamente à União legislar sobre: (a) direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; (b) águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão; (c) juntas comerciais; (d) desapropriação; (e) serviço postal.

No que tange as imunidades, prisão e foro privilegiado dos parlamentares, assinale a alternativa falsa:
(a) os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos;
(b) recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação;
(c) o pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de sessenta dias do seu recebimento pela Mesa Diretora;
(d) os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal;
(e) desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

Não a Compete à União:
(a) manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais;
(b) declarar a guerra e celebrar a paz;
(c) assegurar a defesa nacional;
(d) decretar o estado de sítio, o estado de defesa e a intervenção federal;
(e) autorizar os estados a fiscalizar a produção e o comércio de material bélico.

O "quinto constitucional" corresponde:
ao quorum de um quinto dos membros do Congresso Nacional para aprovação de Emenda à Constituição Federal.
ao quorum de um quinto dos membros do Supremo Tribunal Federal, para a declaração de inconstitucionalidade das leis.
à composição de um quinto dos Tribunais de Justiça dos Estados e os Tribunais Regionais Federais, por membros do Ministério Público e advogados.
ao transcurso do período de um quinto da sessão legislativa, para reapresentação de novo projeto de lei arquivado por inconstitucionalidade.

É competente para julgamento originário de mandado de segurança contra decisão do conselho de assessoramento superior do Ministério Público da União o:
STJ;
Juiz Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
STF;
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região;
STM.

O Senado Federal compõe-se de representantes:
apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro anos.
do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.

No processo de impeachment, o Presidente da República poderá:
perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento, que será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
apenas perder o cargo, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento.
apenas perder o cargo, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento.
perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento, que será presidido pelo Presidente da Câmara dos Deputados.

Aponte, em meio às alternativas que se seguem, todas versando sobre o Poder Legislativo, a única formulada com IMPRECISÃO em face do sistema constitucional vigente:
É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar, por instrumento próprio, os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
Cabe às Comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em razão da matéria de sua competência, discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento interno, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da respectiva Casa.
A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Somente os órgãos Plenários das Casas do Congresso Nacional poderão convocar Ministros de Estado, exceto o da Defesa, para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.
Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Nesses termos, assinale a alternativa falsa:
(a) na Câmara dos Deputados cada legislatura terá a duração de quatro anos, mas no Senado Federal cada legislatura terá a duração de oito anos.
(b) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
(c) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
(d) cada Senador será eleito com dois suplentes.
(e) cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

Os membros do Congresso Nacional:
possuem imunidade, mas podem ser presos, desde que não estejam no exercício de suas funções.
possuem imunidade, não podendo ser presos, em qualquer hipótese.
possuem imunidade, mas podem ser presos, desde a expedição do diploma, no caso de flagrante de crime inafiançável.
não possuem imunidade.

Segundo informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), no Brasil, nos últimos 20 anos, 70% dos casos de assassinatos a jornalistas ficaram impunes. O CPJ contabilizou 23 assassinatos entre 1992 e 2012, sendo quatro ocorreram de janeiro a abril de 2012. Desse total, quatorze não foram punidos. Diante desse quadro, sindicatos de jornalistas de vários estados brasileiros propuseram à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal a federalização da investigação desses crimes, porque, segundo esses sindicatos, tais crimes caracterizam graves violações de Direitos Humanos.
Para que a investigação e o julgamento de tais violações sejam federalizados é necessário que:
os familiares das vítimas entrem com um mandado de segurança perante o STF que deve julgá-lo favoravelmente.
as autoridades locais entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
o Procurador Geral da República entre com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
os familiares das vítimas entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.

Projeto de lei que disponha sobre o aumento da remuneração dos servidores municipais não poderá ser apresentado, por 5% do eleitorado do Município, à Câmara Municipal porque:
para iniciativa popular das leis municipais exige-se o mínimo de 10% do eleitorado local.
a Assembléia Legislativa é o órgão competente para aprovação da lei em questão.
a matéria é de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo.
inexiste iniciativa popular das leis na esfera municipal.

Sobre as fases do processo legislativo, marque a alternativa CORRETA:
Não haverá veto se o Presidente da República não fizer a comunicação ao Senado no prazo do parágrafo primeiro do art. 66.
Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República aprovado integralmente pelo poder legislativo não comporta veto.
Não é possível ao Presidente da República promulgar uma lei sem tê-la previamente sancionado.
Os projetos de iniciativa popular podem cuidar de quaisquer matérias, inclusive proposta de emenda à Constituição, como a fixação de pena de morte.
Não pode o Presidente da República retirar da apreciação do Congresso Nacional medida provisória já editada, a menos que seja por outra medida provisória.

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO
DIREITO CONSTITUCIONAL II
1
a
 Questão (Ref.: 201407484603) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 Exame 27 OABRJ) Acerca das medidas provisórias, assinale a opção CORRETA:
É possível sua conversão em lei ordinária por decurso de prazo
Não admitem sanção ou veto, tampouco emendas parlamentares de mérito
Sob nenhuma circunstância poderão ser reeditadas se tiverem sido rejeitadas 
expressamente pelo Congresso Nacional
Podem ser utilizadas para concessão de crédito extraordinário como, por exemplo, para 
atender despesas decorrentes de calamidade pública
2
a
 Questão (Ref.: 201407613108) Pontos: 0,1 / 0,1
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A Constituição brasileira não pode ser emendada
na implantação do estado de emergência e durante a intervenção da União nos Estados.
na vigência do estado de sítio e na implantação do estado de emergência.
na vigência de estado de defesa, de estado de sítio e de intervenção federal.
quando em estado de sítio e durante a intervenção da União nos Municípios.
3
a
 Questão (Ref.: 201407603101) Pontos: 0,1 / 0,1
VII Exame de Ordem Unificado
Esculápio da Silva, advogado, candidata‐se à vaga destinada ao Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do
Estado W, logrando obter aprovação, é nomeado pelo Governador do Estado. Um ano após, candidata‐se à vaga
surgida pela aposentadoria de Desembargador estadual no Superior Tribunal de Justiça, vindo a ser escolhido.
Diante de tal enunciado, revela‐se correto afirmar:
O Advogado oriundo do Quinto Constitucional nos Tribunais de Justiça concorre como 
magistrado para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça.
A divisão de vagas no Superior Tribunal de Justiça permite o ingresso através de três origens:
Desembargadores estaduais, Juízes dos Tribunais Regionais Federais e Advogados.
O ocupante do Quinto Constitucional poderá concorrer à vaga existente no Superior Tribunal de 
Justiça na vaga destinada aos advogados.
No Superior Tribunal de Justiça existem vagas destinadas a Desembargador oriundo dos 
Tribunais de Justiça, desde que magistrados de carreira.
4
a
 Questão (Ref.: 201407611895) Pontos: 0,1 / 0,1
VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
No intuito de garantir o regular exercício da prestação jurisdicional, a Constituição da República conferiu 
aos magistrados algumas prerrogativas. A respeito dessas prerrogativas, assinale a afirmativa correta.
A aposentadoria dos magistrados seguirá regime jurídico diverso daquele aplicável aos 
servidores públicos em geral.
A irredutibilidade de subsídios consiste na impossibilidade de redução do poder aquisitivo do 
subsídio do magistrado e não somente do seu valor nominal.
A inamovibilidade pode ser excepcionada no caso de relevante interesse público e desde que a 
remoção seja aprovada pela maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.
O magistrado, apesar da vitaliciedade, pode perder o cargo por decisão administrativa da 
maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.
5
a
 Questão (Ref.: 201407600161) Pontos: 0,1 / 0,1
V Exame de Ordem Unificado
A iniciativa popular é uma das formas de exercício da soberania previstas na Constituição da República. O
projeto de lei resultante de iniciativa popular deve
dispor sobre matéria de lei ordinária.
ser subscrito por, no mínimo, 2% do eleitorado nacional.
ser subscrito por eleitores de cinco Estados da Federação.
ser dirigido à Mesa do Congresso Nacional.
6a
 Questão (Ref.: 201408175691) Pontos: 0,1 / 0,1
Caio da Silva, Senador da República pelo Estado Z, no decorrer do recesso parlamentar, viaja de férias com a 
família para um resort situado no Estado X, a fim de descansar. Todavia, em meio aos hóspedes que ali se 
encontravam, deparouse com Tício dos Santos, um ferrenho adversário político, com quem acabou por travar 
áspera discussão em torno de temas políticos já discutidos anteriormente no Senado. Caio da Silva, durante a 
discussão, atribuiu ao seu adversário a responsabilidade pela prática de fatos definidos como crimes, além de 
injuriálo com vários adjetivos ofensivos. Tício dos Santos, inconformado com as agressões públicas a ele 
desferidas, decidiu ajuizar queixa queixacrime em face de Caio da Silva. Tendo em vista as particularidades da 
narrativa acima e considerando o que dispõe a Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Caio da Silva não está coberto pela imunidade formal, visto que, durante o recesso 
parlamentar o Supremo Tribunal Federal também está de recesso.
Caio da Silva não está coberto pela garantia da imunidade material, visto que, durante o recesso 
parlamentar, sequer estava no território do Estado que representa na condição de Senador.
Caio da Silva não está coberto pela garantia da imunidade material, tendo em vista que as 
ofensas foram realizadas em um momento de recesso parlamentar, o que afasta qualquer 
relação com a atividade de Senador.
Caio da Silva, por estar fora do espaço físico do Congresso Nacional, não é alcançado pela 
garantia da imunidade material, respondendo pelos crimes contra a honra que praticou.
Caio da Silva, mesmo fora do espaço físico do Congresso Nacional, é alcançado pela
garantia da imunidade material, tendo em vista que as ofensas proferidas estão
relacionadas ao exercício da atividade parlamentar.
7
a
 Questão (Ref.: 201408009124) Pontos: 0,1 / 0,1
Conforme prevê a ordem constitucional, não compete privativamente à União legislar sobre: (a) 
regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial; (b) direito tributário, 
financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; (c) trânsito e transporte; (d) populações 
indígenas; (e) sistemas de consórcios e sorteios
RESPOSTA 2
RESPOSTA 5
RESPOSTA 3
RESPOSTA 4
RESPOSTA 1
 4a Questão (Ref.: 201607863430) Pontos: 0,1 / 0,1
Não compete privativamente à União legislar sobre: (a) direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, 
agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; (b) águas, energia, informática, telecomunicações e 
radiodifusão; (c) juntas comerciais; (d) desapropriação; (e) serviço postal.
RESPOSTA 2
 RESPOSTA 3
RESPOSTA 1
RESPOSTA 5
RESPOSTA 4
8
a
 Questão (Ref.: 201408009175) Pontos: 0,1 / 0,1
No que tange as imunidades, prisão e foro privilegiado dos parlamentares, assinale a alternativa falsa: (a) os 
Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos;
(b) recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo
Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo 
voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação; (c) o pedido de 
sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de sessenta dias do seu recebimento pela
Mesa Diretora; (d) os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a 
julgamento perante o Supremo Tribunal Federal; (e) desde a expedição do diploma, os membros do 
Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os 
autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria 
de seus membros, resolva sobre a prisão.
RESPOSTA 2
RESPOSTA 4
RESPOSTA 1
RESPOSTA 3
RESPOSTA 5
9
a
 Questão (Ref.: 201408009094) Pontos: 0,1 / 0,1
Não a Compete à União: (a) manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações 
internacionais; (b) declarar a guerra e celebrar a paz; (c) assegurar a defesa nacional; (d) decretar o 
estado de sítio, o estado de defesa e a intervenção federal; (e) autorizar os estados a fiscalizar a 
produção e o comércio de material bélico.
RESPOSTA 5
RESPOSTA 2
RESPOSTA 1
RESPOSTA 4
RESPOSTA 3
10
a
 Questão (Ref.: 201407528914)Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 07 Exame 129 Tipo 1 OABSP) O "quinto constitucional" corresponde:
ao quorum de um quinto dos membros do Congresso Nacional para aprovação de 
Emenda à Constituição Federal.
ao quorum de um quinto dos membros do Supremo Tribunal Federal, para a 
declaração de inconstitucionalidade das leis.
à composição de um quinto dos Tribunais de Justiça dos Estados e os Tribunais Regionais 
Federais, por membros do Ministério Público e advogados.
ao transcurso do período de um quinto da sessão legislativa, para reapresentação de novo projeto
de lei arquivado por inconstitucionalidade.
11
a
 Questão (Ref.: 201202522090)
Pontos: 0,1 / 0,1
As Comissões Parlamentares de Inquérito:
Terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais;
Mediante requerimento de um quinto (1/5) dos membros de cada Casa 
Legislativa, conforme o caso; Para apuração de fatos a serem determinados 
durante a investigação.
Serão criadas, separadamente, pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado 
Federal, sem prazo para conclusão dos trabalhos;
12
a
 Questão (Ref.: 201202557678)
Pontos: 0,0 / 0,1
É competente para julgamento originário de mandado de segurança contra 
decisão do conselho de assessoramento superior do Ministério Público da 
União o:
STJ;
Juiz Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
STF;
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região;
STM.
13
a
 Questão (Ref.: 201202522086)
Pontos: 0,1 / 0,1
O Senado Federal compõese de representantes:
apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em 
oito anos.
dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de 
quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro 
anos.
do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
14
a
 Questão (Ref.: 201202523601)
Pontos: 0,1 / 0,1
Questão 07 Exame 120 Tipo 1 OABSP) No processo de impeachment, o Presidente da República 
poderá:
perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, 
cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado 
Federal, o julgamento, que será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal 
Federal.
apenas perder o cargo, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o 
processamento e, ao Senado Federal, o julgamento.
apenas perder o cargo, cabendo ao Senado Federal autorizar o 
processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento.
perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, 
cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos 
Deputados, o julgamento, que será presidido pelo Presidente da Câmara dos 
Deputados.
15
a
 Questão (Ref.: 201202557641)
Pontos: 0,1 / 0,1
Aponte, em meio às alternativas que se seguem, todas versando sobre o Poder 
Legislativo, a únca formulada com IMPRECISÃO em face do sistema constitucional 
vigente:
Somente os órgãos Plenários das Casas do Congresso Nacional poderão convocar 
Ministros de Estado, exceto o da Defesa, para prestar informações sobre assuntos 
inerentes a suas atribuições;
É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar, por instrumento próprio, os
atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos 
limites de delegação legislativa;
A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal,
e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos 
equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal
Cabe às Comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em 
razão da matéria de sua competência, discutir e votar projeto de lei que dispensar, na 
forma do regimento interno, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de 
um décimo dos membros da respectiva Casa;
Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e VicePresidente da República nos
últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será 
feita trinta dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso 
Nacional, na forma da lei;
16
a
 Questão (Ref.: 201203048103)
Pontos: 0,1 / 0,1
O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos 
Deputados e do Senado Federal. Nesses termos, assinale a alternativa falsa: (a) na Câmara dos
Deputados cada legislatura terá a duração de quatro anos, mas no Senado Federal cada 
legislatura terá a duração de oito anos (b) a Câmara dos Deputados compõese de 
representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território
e no Distrito Federal; (c) o Senado Federal compõese de representantes dos Estados e do 
Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário; (d) cada Senador será eleito com dois 
suplentes; (e) cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito 
anos.
RESPOSTA 4
RESPOSTA 2
RESPOSTA 5
RESPOSTA 1
RESPOSTA 3
17
a
 Questão (Ref.: 201202523578)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 06 Exame 127 Tipo 1 OABSP) Os membros do Congresso Nacional:
possuem imunidade, mas podem ser presos, desde que não estejam no exercício de 
suas funções.
possuem imunidade, não podendo ser presos, em qualquer hipótese.
possuem imunidade, mas podem ser presos, desde a expedição do diploma, no
caso de flagrante de crime inafiançável.
não possuem imunidade.
18
a
 Questão (Ref.: 201202567818)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 56 Exame 29 OABRJ) Em relação ao Poder Executivo brasileiro, aponte a opção 
errada:
A despeito das alterações no capítulo constitucional referente ao Presidente da 
República, o sistema constitucional brasileiro continua a não admitir 
candidaturas autônomas nem avulsas para os cargos de presidente e vice-
presidente da República;
No exercício do poder regulamentar, o presidente da República pode aprovar 
regulamentos e baixar decretos para a execução da lei e da Constituição, sendo 
válida a expedição de normas que disciplinem por inteiro as disposições 
constitucionais enquanto não sobrevier lei complementar ou ordinária, que as 
regulamente;
Adroaldo é o presidente da República e Anfilófio, o vicepresidente, eleitos para 
mandato de quatro anos, no período de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro 
de 2006. Dois meses após a posse, Adroaldo e Anfilófio falecem devido a 
contaminação por um vírus mutante desconhecido. Convocamse novas eleições e
são eleitos Álvaro e César para os cargos em questão, vindo estes a tomar posse 
em 1º de maio de 2003. Nessas condições, de conformidade com as normas 
constitucionais vigentes, o mandato dos novos eleitos findará em 31 de 
dezembro de 2006.
João, Pedro e Antonio são candidatos à presidência da República. No fim da apuração 
dos votos do
primeiro turno de votação, os dois primeiros resultaram os mais votados, mas 
nenhum deles logrou reunir os votos necessários à eleição desde logo. Antes da 
segunda votação, João veio a falecer. Nessa situação, deve realizarse o segundo 
turno, para o qual Antonio deve ser convocado a disputar o cargo com Pedro;
19
a
 Questão (Ref.: 201202531490)
Pontos: 0,1 / 0,1
As Comissões Parlamentares de Inquérito, no Congresso Nacional:
são órgãos do Poder Legislativo que exercem relevante papel na fiscalização 
e controle da Administração, mas sempre dependem do Poder Judiciário para
desenvolverem suas atividades de investigação.
devem apurar fato determinado, podendo, para tanto, ter sua duração 
prolongada sem fixação de prazo.
podem encaminhar suas conclusões, se for o caso, ao Ministério 
Público, para que promova a responsabilidade civil e criminal dos 
infratores.
exigem, para sua criação, o requerimento de metade dos membros da Câmara 
dos Deputados ou do Senado Federal.
20
a
 Questão(Ref.: 201203031155)
Pontos: 0,1 / 0,1
Com relação à intervenção federal, é incorreto afirmar que:
poderá ser realizada nos Estados e no Distrito Federal;
na ação direta interventiva o legitimado para figurar no polo ativo é a União 
Federal representada pelo ProcuradorGeral da República;
a ação direta interventiva deve ser impetrada perante o Tribunal de Justiça.
na ação direta interventiva o legitimado para figurar no polo passivo é o 
Estado membro ou Distrito Federal.
a intervenção é uma medida excepcionalíssima e provisória;
21
a
 Questão (Ref.: 201202532348)
Pontos: 0,1 / 0,1
Órgão que compõe a Justiça Especializada Estadual:
Tribunal Regional do Trabalho
Tribunal Regional Federal
Tribunal de Justiça Militar
Tribunal Regional Eleitoral do Estado
22a
 Questão (Ref.: 201202522330)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 36 Exame 23 OABRJ) No que tange à Federação Brasileira, é lícito afirmar:
a forma federativa de Estado acolhida no Brasil, segundo os princípios 
essenciais que a presidem, admite a secessão de Estados federados;
é facultado à União intervir, diretamente nos Estados federados;
a decretação de estado de sítio, pelo Presidente da República, no caso de 
comoção grave de repercussão nacional, independe de autorização do 
Congresso Nacional e não poderá ser por prazo superior a trinta dias 
improrrogável em qualquer hipótese.
as leis orgânicas municipais são votadas e promulgadas pelas respectivas 
Câmaras municipais, não se expondo ao poder de sanção ou de veto dos 
Prefeitos Municipais;
23
a
 Questão (Ref.: 201203029377)
Pontos: 0,1 / 0,1
XII EXAME DE ORDEM Segundo informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), 
no Brasil, nos últimos 20 anos, 70% dos casos de assassinatos a jornalistas ficaram impunes. O
CPJ contabilizou 23 assassinatos entre 1992 e 2012, sendo quatro ocorreram de janeiro a abril 
de 2012. Desse total, quatorze não foram punidos. Diante desse quadro, sindicatos de 
jornalistas de vários estados brasileiros propuseram à Secretaria de Direitos Humanos do 
Governo Federal a federalização da investigação desses crimes, porque, segundo esses 
sindicatos, tais crimes caracterizam graves violações de Direitos Humanos. Para que a 
investigação e o julgamento de tais violações sejam federalizados é necessário que fique 
demonstrado que se trata de grave violação de Direitos Humanos afirmados em Tratados 
internacionais, dos quais o Brasil seja parte e pode, por isso mesmo, responder diante de 
instâncias internacionais. Além disso, é preciso que
os familiares das vítimas entrem com um mandado de segurança perante o 
STF que deve julgálo favoravelmente.
as autoridades locais entrem com o pedido de incidente de deslocamento de 
competência perante o STJ que deve julgálo favoravelmente.
o Procurador Geral da República entre com o pedido de incidente de 
deslocamento de competência perante o STJ que deve julgálo 
favoravelmente.
os familiares das vítimas entrem com o pedido de incidente de deslocamento de 
competência perante o STJ que deve julgálo favoravelmente.
24
a
 Questão (Ref.: 201202522311)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 13 Exame 123 Tipo 1 OABSP) Projeto de lei que disponha sobre o aumento da
remuneração dos servidores municipais não poderá ser apresentado, por 5% do 
eleitorado do Município, à Câmara Municipal porque:
para iniciativa popular das leis municipais exigese o mínimo de 10% do eleitorado 
local.
a Assembléia Legislativa é o órgão competente para aprovação da lei em questão.
a matéria é de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo.
inexiste iniciativa popular das leis na esfera municipal.
 25
a
 Questão (Ref.: 201501124513) Pontos: 0,1 / 0,1
Sobre as fases do processo legislativo, marque a alternativa CORRETA:
Os projetos de iniciativa popular podem cuidar de quaisquer matérias, inclusive
proposta de emenda à Constituição, como a fixação de pena de morte.
Não pode o Presidente da República retirar da apreciação do Congresso Nacional
medida provisória já editada, a menos que seja por outra medida provisória.
Não haverá veto se o Presidente da República não fizer a comunicação ao Senado no
prazo do parágrafo primeiro do art. 66.
 Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República aprovado integralmente pelo
poder legislativo não comporta veto.
 Não é possível ao Presidente da República promulgar uma lei sem têla previamente
sancionado.
26
a
 Questão (Ref.: 201501077628) Pontos: 0,1 / 
0,1
(Questão 88 Exame 115 Tipo 1 OABSP) Determinado Estadomembro, no exercício de 
competência concorrente e sabendo da inexistência de lei federal a respeito, edita lei sobre 
direito penitenciário. Posteriormente, a União Federal promulga lei contendo normas gerais 
sobre a referida matéria. Diante disso, é possível estabelecer que:
 a lei produzida pelo Estadomembro foi revogada pela legislação posterior da União.
 o Estadomembro usurpou competência legislativa da União, a quem competia legislar 
exclusivamente sobre a matéria.
 ambas as leis deverão coexistir, porém a lei federal suspenderá a eficácia da lei estadual,
somente no que lhe for contrário.
 o Estadomembro não poderia ter legislado sem antes a União Federal editar lei contendo 
as normas gerais a respeito da matéria.
27
a
 Questão (Ref.: 201501584894) Pontos: 0,1 / 
0,1
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO José é cidadão do município W, onde está localizado o
distrito de B. Após consultas informais, José verifica o desejo da população distrital de 
obter a emancipação do distrito em relação ao município de origem. De acordo com as 
normas constitucionais federais, dentre outros requisitos para legitimar a criação de um 
novo Município, são indispensáveis:
lei municipal e referendo.
lei estadual e plebiscito.
lei estadual e referendo.
lei municipal e plebiscito.
28
a
 Questão (Ref.: 201501197367) Pontos: 0,1 / 
0,1
VII Exame de Ordem Unificado
O Governador do Estado K, preocupado com o resultado da balança comercial do seu
Estado, conhecido pelo setor exportador, pretende regular a importação de bens de
determinados países, apresentando, nesse sentido, projeto de lei à Assembleia Legislativa.
Em termos de competência legislativa, esse tema é, nos termos da Constituição Federal,
dos Municípios.
da União.
dos Estados
do Distrito Federal
29
a
 Questão (Ref.: 201501087853) Pontos: 0,1 /
0,1
O direito público subjetivo das minorias nas Casas Legislativas foi reconhecido pelo
Supremo Tribunal Federal e tem como característica ser exercido mesmo que contra a
vontade das maiorias políticas. Tratase de estatuto constitucional que confere à oposição
(minorias) o direito de:
Aprovar propostas de emenda constitucional PEC
Instaurar investigação parlamentar ¿ CPI
Aprovar projetos de lei PL
Instaurar inquérito policial IP
30a Questão (Questão 10 Exame 130 Tipo 1 OABSP) É de competência do Congresso 
Nacional a expedição de:
decreto interventivo.
decreto legislativo.
decretolei.
decreto regulamentar
31
a
 Questão (Ref.: 201402410778)
(Questão 39 Exame 16 OABRJ) Marque, com alusão aos Poderes, a opção correta:
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, 
nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal.
A representação judicial e extrajudicial da União, assim como as atividades 
de consultoria e assessoramento do Poder Executivo, é de atribuição 
exclusiva do Ministério Público da União;
Os Vereadores possuem inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no
exercício do mandado e na circunscrição do Estado;
As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação 
próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos dos regimentos 
das respectivasCasas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo 
Senado Federal, em conjunto ou separadamente;
32
a
 Questão (Ref.: 201402421123)
O Sr. Brasil Patriota da Silva, cidadão residente em Belém do Pará, viajou para Brasília 
com a finalidade de conhecer a capital brasileira. Ao chegar ao Aeroporto resolveu iniciar 
seu tour pelo Poder Legislativo do Distrito Federal. Assim, pediu para o motorista do táxi 
que o levasse para (______________) : Complete com a opção CORRETA:
Congresso nacional
Assembleia Legislativa
Câmara Legislativa
Câmara dos Deputados
33
a
 Questão (Ref.: 201402412262)
(Questão 16 Exame 131 Tipo 1 OABSP) Segundo as atuais regras de imunidade 
parlamentar, não poderá ser preso:
desde a expedição do diploma, o Senador, salvo em flagrante de crime 
inafiançável.
desde a posse, o Deputado Federal, salvo em flagrante delito.
desde a posse, o Vereador, salvo em flagrante delito praticado na circunscrição do respectivo
Município.
desde a expedição do diploma, o Deputado Estadual, salvo em flagrante delito.
34
a
 Questão (Ref.: 201402412264)
Pontos: 0,1 / 0,1
(IV Exame de Ordem Unificado) Considere a hipótese de Deputado Federal que 
cometeu crime (comum) após a diplomação. Nesse caso, é correto afirmar que:
o STF só pode receber a denúncia após a licença da Câmara dos Deputados.
a Câmara dos Deputados pode sustar o andamento da ação penal.
o Congresso Nacional pode sustar o andamento da ação penal.
o STF só pode receber a denúncia após a licença do Congresso Nacional.
35
a
 Questão (Ref.: 201502761784) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 09 Exame 130 Tipo 1 OABSP) No sistema presidencialista brasileiro prescrito 
na Constituição Federal, o Presidente da República:
exerce as funções de Chefe de Governo, e o VicePresidente, as de Chefe de Estado.
pode ser substituído pelo Ministro da Justiça, no caso de impedimento.
é eleito pelo sistema de maioria relativa ou simples.
Destá sujeito à perda do cargo, caso se ausente do País por mais de quinze dias, 
sem autorização do Congresso Nacional.
36
a
 Questão (Ref.: 201502806004)
Pontos: 0,1 / 0,1
São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
Supremo Tribunal Federal
Juízes Federais
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Tribunal de Contas da União
37
a
 Questão (Ref.: 201502770499)
Pontos: 0,0 / 0,1
São características da prestação jurisdicional nos processos de competência originária do 
Supremo Tribunal Federal, EXCETO:
Duplo grau de jurisdição
Inércia
Definitividade
Unicidade
38
a
 Questão (Ref.: 201502795788)
Pontos: 0,1 / 0,1
A imunidade parlamentar:
tem natureza formal e material, sendo que esta diz respeito à impossibilidade 
do parlamentar ser processado sem autorização do Senado;
não pode ser alegado em defesa de crime de calúnia.
quando material alcança os atos cometidos fora do exercício do mandato;
é irrenunciável;
tem natureza formal e material, na exclusiva hipótese de crimes contra a honra;
39
a
 Questão É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão os portos
marítimos, fluviais e lacustres.
instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento
básico e transportes urbanos.
exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e
televisão.
organizar, manter e executar a inspeção do trabalho.
estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.
40
a
 Questão (Ref.: 201701222112)
Pontos: 0,1 / 0,1
Marque a alternativa CORRETA:
Todas as súmulas do STF têm, automaticamente, caráter vinculante e as decisões 
contrárias poderão ser cassadas por meio de reclamação
As antigas súmulas do STF somente terão eficácia vinculante se forem confirmadas
por um determinado número de votos dos Ministros daquela Corte para esse fim 
específico
O STF pode editar súmulas vinculantes, que não poderão ser modificadas futuramente
Segundo o texto da Constituição da República, os Tribunais Superiores podem editar
súmulas vinculantes que poderão ser alteradas futuramente.
41
a
 Questão (Ref.: 201701136054)
Pontos: 0,1 / 0,1
(40º EXAME DE ORDEM CESPE/UnB 2009.3 CADERNO BRANCO, QUESTÃO 17) Assinale a opção correta com base no que
dispõe a CRFB/88 acerca do estado de defesa:
O preso ficará incomunicável durante a vigência do estado de defesa.
Quando cessar o estado de defesa, cessarão também seus efeitos, não sendo os seus 
executores responsabilizados pelos ilícitos cometidos.
Haverá supressão do direito de reunião durante a vigência do estado de defesa
O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser 
prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua 
decretação.
42
a
 Questão (Ref.: 201701136019) Pontos: 0,1 / 0,1 (Questão 02 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - A 
decretação de estado de sítio permite a:
suspensão de direitos fundamentais
emenda da Constituição Federal
dissolução do Congresso Nacional
destituição do Presidente da República
43
a
 Questão (Ref.: 201701177843)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 05 - Exame 122 Tipo 1 - OAB-SP) - A inamovibilidade assegurada aos juízes pela
Constituição Federal consiste na impossibilidade:
de o magistrado ser exonerado, exceto por autorização do Presidente do 
Tribunal a que o magistrado estiver vinculado.
de o magistrado ser exonerado, exceto por sentença judicial transitada em julgado.
de transferência do magistrado de uma comarca para outra, salvo nos casos de sua anuência ou 
de ocorrência de interesse público, declarado por dois terços do Tribunal a que o magistrado 
estiver vinculado.
de transferência do magistrado de uma comarca para outra, salvo, unicamente, no caso de sua anuência.
 44a Questão (Ref.:201608298349)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 06 Exame 126 Tipo 1 - OAB-SP) - Na organização do Estado brasileiro, o Poder Legislativo bicameral, do 
tipo federativo, está presente:
somente na União.
somente nos Municípios.
em todos os entes federativos.
na União, nos Estados-membros e no Distrito Federal.
 45a Questão (Ref.:201608298348)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 83 - Exame 30 - OAB-RJ) - Assinale a opção correta:
É competência privativa da União legislar sobre direito financeiro;
Somente aos Municípios cabe legislar acerca de direito urbanístico;
As competências privativas da União são, por definição, indelegáveis aos Estados e ao Distrito Federal.
É competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal legislar sobre orçamento;
 46a Questão (Ref.:201608308522)
Pontos: 0,1 / 0,1
O modelo bicameral no Brasil foi estabelecido apenas no Congresso Nacional, composto pela Câmara dos 
Deputados e pelo Senado Federal (bicameralismo federativo). Afirma-se com CORREÇÃO, tendo em vista a 
representação que:
O Congresso Nacional representa os Estados-membros e a Câmara dos Deputados o povo de cada 
Estado 
O Senado Federal é composto por representantes dos Estados-membros e do Distrito Federal 
A Câmara dos Deputados é composta por representantes dos estados
Tanto o Senado Federal quanto a Câmara dos Deputados são compostas por representantes do povo 
da União
 47a Questão (Ref.:201608825094)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Delegado de Polícia/RJ/CEPERJ - 2009) Qual das situações abaixo não constitui causa de 
intervenção da União nos
Estados ou no Distrito Federal:
c) Garantir o livre-exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação.
a) Manter a integridade nacional.
d) Prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial.
b) Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outras.
e) Violar as regras do sistema financeiro nacional.
 48a Questão (Ref.:201609328964)Pontos: 0,1 / 0,1
Considerando as assertivas abaixo, indique a alternativa correta.
O executivo, o legislativo e o judiciário exercem, única e exclusivamente, as funções de 
administrar, legislar e de julgar, respectivamente.
Todas as afirmativas anteriores são incorretas;
O legislativo exerce a função de legislar, sendo-lhe vedada a pratica de atos de 
administração.
Ao judiciário é vedada a prática de atos administrativos, cabendo-lhe única e 
exclusivamente prestar jurisdição.
O executivo não exerce a função de legislar.
 49a Questão (Ref.:201608299652)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 63 - Exame 28 - OAB-RJ) - No julgamento por 
crime de responsabilidade do Presidente da República, após 
aprovado o processo pela Câmara dos Deputados:
Sob a Presidência do Presidente do Supremo Tribunal Federal, o
Senado Federal julga o ¿impeachment¿; 
Sob a Presidência do Presidente da Câmara, o Congresso julga o
¿impeachment¿;
Sob a Presidência do Presidente do Supremo Tribunal Federal, o
julgamento se dará em duas fases, pelo Supremo Tribunal Federal e
pelo Plenário do Senado Federal.
Sob a Presidência do Presidente do Congresso, o Plenário do Senado julga o
¿impeachment¿;
 50a Questão (Ref.:201608299659)
Pontos: 0,1 / 0,1
(IV Exame de Ordem Unificado) - A respeito do regime de 
responsabilidade do Presidente da República, assinale a 
alternativa correta:
O Presidente ficará suspenso de suas funções nos 
crimes de responsabilidade somente após a 
condenação pelo órgão competente.
O ato do Presidente da República que atenta contra o 
livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, 
do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das 
unidades da Federação é considerado crime de 
responsabilidade.
Só se admite acusação contra o Presidente da República por três quintos da 
Câmara dos Deputados.
Compete ao Congresso Nacional processar e julgar o Presidente da 
República nos crimes de responsabilidade.
 51a Questão (Ref.:201608299646)
Pontos: 0,1 / 0,1
95) (Questão 18 Exame 131 Tipo 1 - OAB-SP) - A Constituição Federal NÃO veda ao Juiz:
a dedicação à atividade político-partidária.
o exercício, ainda que em disponibilidade, de outro cargo ou função, salvo uma de 
magistério.
o exercício da advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou,
antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por 
aposentadoria ou exoneração.
a remoção, a pedido, a outra comarca, segundo critérios de antigüidade e 
merecimento.
 52a Questão (Ref.:201608979425)
Pontos: 0,1 / 0,1
Quanto à redução da maioridade penal, marque a alternativa CORRETA:
Se aprovado pelo Congresso Nacional, mesmo que o contrarie a
Constituição, será constitucional pois é competência do Poder 
Legislativo fazer leis e alterá-las de acordo com a vontade 
popular e o amadurecimento social
Mesmo se aprovada, dependerá de parecer técnico do Supremo Tribunal Federal para 
ter validade jurídica.
A atual Constituição brasileira fixou a maioridade penal
expressamente, tratando-se de uma garantia 
individual, que é uma forma de proteção aos direito do
individuo frente a vontade da maioria.
Se for a vontade da maioria, terá que ser reduzida, por Princípio de Estado 
Democrático de Direito.
 53a Questão (Ref.:201608308323)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 39 - Exame 17 - OAB-RJ) - No que tange ao Poder Judiciário, de 
acordo com o Texto Fundamental em vigor, registre a alternativa incorreta:
Aos juizes é assegurada a vitaliciedade, que no primeiro grau, só será 
adquirida após três anos de exercício, a inamovibilidade, em caráter 
absoluto, e a irredutibilidade de subsídios;
Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e 
fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o 
interesse público o exigir, limitar a presença, em determinados atos, às 
próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes;
O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações 
de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do 
Supremo Tribunal Federal.
Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em número de onze, serão 
nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela 
maioria absoluta do Senado Federal;
 54a Questão (Ref.:201608299643)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 - Exame 15 - OAB-RJ) - Aponte, em meio às proposições elencadas a seguir, 
versando acerca dos
Poderes, aquela formulada com INCORREÇÃO diante do Texto Constitucional:
Inclui-se entre as competências exclusivas do Congresso
Nacional a de aprovar o estado de defesa e a 
intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou 
suspender qualquer uma dessas medidas;
Admitida a acusação contra o Presidente da República, por
dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a
julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas
infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos
crimes de responsabilidade;
O Presidente da República, os Governadores de Estado e do 
Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou 
substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos 
para um único período subseqüente;
Os juizes gozam da garantia da vitaliciedade que, no 
segundo grau, só será adquirida após um ano de 
exercício, da inamovibilidade, salvo por motivo de 
interesse público, e da irredutibilidade de subsídios.
 55a Questão (Ref.:201608257830) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 35 Exame 27 OAB-RJ) - Analise cada item a seguir e informe se as alternativas são VERDADEIRAS OU FALSAS:
I) A chamada representação interventiva tem por objetivo garantir a observância dos princípios constitucionais sensíveis;
II) A intervenção é medida excepcional que restringe a autonomia conferida pela Constituição aos Estados, ao DF e aos 
Municípios;
III) O Superior Tribunal de Justiça é o órgão competente para apreciação do pedido de intervenção fundado em recusa à 
execução de lei federal;
IV) A União pode intervir nos Municípios localizados em Território Federal;
V)Na hipótese de representação interventiva, a apreciação do Congresso Nacional ou da Assembleia Legislativa deve se 
realizar no prazo de vinte e quatro horas.
V; V; F; V; F
V; V; V; V; F
F; V, F; V; F
V; V; F; F; V
 56a Questão (Ref.:201608299602) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 06 - Exame 120 Tipo 1 - OAB-SP) - A Constituição Federal autoriza o intérprete, de maneira 
expressa, a distinguir outros direitos fundamentais, além daqueles por ela veiculados textualmente:
nas decisões do Supremo Tribunal Federal, proferidas em Ação Direta de Inconstitucionalidade.
nos acordos coletivos de trabalho.
nos tratados internacionais.
nos Decretos do Presidente da República.
 57a Questão (Ref.:201608298455) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 12 - Exame 25 - OAB-RJ) - Acerca do devido processo legislativo constitucional, assinale a opção correta:
Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é possível a revogação de uma 
medida provisória por outra com o objetivo de desobstruir a pauta da Casa Legislativa em que 
estiver tramitando.
De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, nas hipóteses de ausência 
eventual ou afastamento por licença do Presidente do Senado Federal, cabe ao 1º Vice-
Presidente da Mesa do Senado Federal convocar e presidir a sessão conjunta do Congresso 
Nacional.
É incompatível com o regime especial das medidas provisórias a aprovação de emendas 
parlamentares de mérito. Assim, a redação original deverá necessariamente coincidir com a 
redação final caso as Casas Legislativas resolvam convertê-las em leis ordinárias.
Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a sanção do projeto de lei supre a falta 
de iniciativa do Poder Executivo.
 58a Questão (Ref.:201608299745) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 08 Exame 129 Tipo 1 - OAB-SP)- O Tribunal de Contas da União é órgão auxiliar:
do Ministério Público da União, na fiscalização de ilícitos penais ligados à administração pública, 
cujas decisões possuem natureza jurisdicional.
da Presidência da República, na fiscalização contábil e financeira da União, dos Estados e dos 
Municípios, cujas decisões possuem natureza administrativa.
do Congresso Nacional, na fiscalização contábil e financeira da União, cujas decisões 
possuem natureza administrativa.
do Poder Judiciário Federal, na apuração de improbidades administrativas, cujas decisões 
possuem natureza jurisdicional.
 59a Questão (Ref.:201608257802)
(Questão 02 Exame 129 Tipo 1 - OAB-SP) - O instrumento clássico de manutenção da unidade do pacto federativo é:
o estado de guerra
o estado de sítio
a intervenção federal
o estado de defesa.
 60a Questão XII EXAME DE ORDEM O Deputado Federal "Y" foi objeto de extensa investigação, e diversas 
reportagens jornalísticas indicaram sua participação em fraudes contra a previdência social. Além disso, 
inquéritos da polícia chegaram a fortes indícios de diversas práticas criminosas por uma quadrilha por ele 
liderada. O Ministério Público ofereceu denúncia contra sete acusados, incluindo o parlamentar. Com relação ao 
caso apresentado, assinale a afirmativa correta. 
Os membros do Congresso Nacional, desde a expedição do diploma, não poderão ser processados criminalmente
sem prévia licença de sua Casa; não sendo concedida a licença, ficará suspensa a prescrição, até o fim do
mandato.
O tribunal competente, recebida denúncia contra o deputado federal por crime ocorrido após a diplomação, dará
ciência à Câmara dos Deputados, que poderá sustar o andamento da ação por iniciativa de partido político nela
representado e pelo voto da maioria de seus membros, até a decisão final.
Os deputados federais não podem ser presos em hipótese alguma, pois são invioláveis, na forma prevista na
Constituição da República.
O processo criminal contra o deputado federal deverá tramitar perante o Superior Tribunal de Justiça e tem
procedimento especial previsto em lei.
 61a Questão (Ref.: 201509585187) Pontos: 0,1 / 0,1
Em relação à competência legislativa é INCORRETO afirmar que:
Na chamada competência concorrente, caso a União quede inerte, os Estados e Distrito Federal podem 
exercer competência legislativa plena;
 Na chamada competência privativa da União, há exclusividade desse ente, não cabendo autorização aos 
Estados e Municípios legislar sobre questões específicas;
A competência tributária extraordinária da União ocorre na iminência ou no caso de guerra externa.
A competência tributária residual da União somente se opera através de lei complementar;
Na chamada competência concorrente a União faz lei geral e os Estados e Distrito Federal fazem lei 
específica;
 62a Questão (Ref.: 201509077643) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 02 - Exame 114 Tipo 1 - OAB-SP) - Na responsabilização política do Presidente da República pela 
prática de atos atentatórios ao cumprimento de decisões do Poder Judiciário:
impõe-se a prévia autorização do Senado Federal para o julgamento.
a Câmara dos Deputados poderá determinar a perda do cargo e a inabilitação por 8 anos para o 
exercício de função pública.
 afastamento do Presidente da República de suas funções, pelo prazo de, no máximo, 180 dias.
o julgamento será realizado pelo Supremo Tribunal Federal.
 63a Questão (Ref.: 201509077597) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 10 - Exame 118 - Tipo 1 - OAB-SP) - Ao Presidente da República compete, privativamente:
sancionar, promulgar e fazer publicar leis e emendas constitucionais, bem como expedir decretos e 
regulamentos para sua fiel execução.
manter relações com Estados Estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos, além de celebrar
tratados, convenções e atos internacionais, desde que previamente aprovados pelo Congresso Nacional 
com antecedência mínima de 90 (noventa) dias.
nomear e exonerar os Ministros de Estado, ad referendum do Congresso Nacional.
 conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, podendo 
delegar tal atribuição ao Procurador-Geral da República.
 64a Questão (Ref.: 201509193859) Pontos: 0,1 / 0,1
VI Exame de Ordem Unificado
Assinale a alternativa que relacione corretamente o cargo político e o sistema eleitoral adotado.
Vereador: sistema distrital.
Governador: sistema proporcional de dois turnos.
 Prefeito: sistema majoritário de maioria simples para municípios com menos de 200 mil eleitores.
Congressista: sistema proporcional.
 65a Questão (Ref.: 201607337472) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 82 - Exame 113 Tipo 1 - OAB-SP) - O Presidente da República expede Decreto com o fim de 
regulamentar determinada lei federal. No entanto, o Decreto acaba por criar determinada obrigação não 
prevista na lei regulamentada. Em tal hipótese, o Congresso Nacional:
poderia revogar a parte do Decreto que criou a obrigação não prevista na lei, por meio de Resolução.
poderia revogar todo o Decreto, por meio de Resolução.
 poderia sustar a parte do Decreto que criou a obrigação não prevista na lei, por meio de Decreto 
Legislativo.
nada poderia fazer em relação ao Decreto, em respeito ao princípio da separação de poderes.
 66a Questão (Ref.: 201607383181) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 40 Exame 04 - OAB-RJ) - No que concerne ao Poder Legislativo:
Os Deputados e Senadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos no exercício e fora do 
exercício do mandato;
 Compete ao Senado Federal processar e julgar o Presidente da República nos Crimes de 
responsabilidade.
A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, segundo o sistema 
majoritário;
As comissões parlamentares de inquérito, instituídas pelas Casas do Congresso Nacional, terão 
poderes de julgamento próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos respectivos 
regimentos;
 67a Questão (Ref.: 201607466552) IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
O Estado "X" possui Lei Ordinária, que dispõe sobre regras de trânsito e transporte. Determina essa lei a instalação de cinto 
de segurança em veículos de transporte coletivo de passageiros, impondo penalidades em caso de descumprimento. 
Inconformado com este diploma legal, o Governador do Estado deseja propor ação direta de inconstitucionalidade. Neste 
caso, assinale a afirmativa correta.
 Não haveria vício de inconstitucionalidade, caso a lei estadual tivesse status de lei complementar, ao invés de lei ordinária.
 A lei é inconstitucional, pois viola a competência privativa da União para legislar sobre trânsito
 O Governador não poderá propor a ADI, como pretende, pois, a lei não possui vício de inconstitucionalidade
A ação não poderá ser ajuizada pelo Governador sem prévia autorização da Assembleia Legislativa do Estado X, já que se 
trata de ação contra lei do próprio Estado.
68a Questão (Ref.:20160733852
)
Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 - Exame 19 - OAB-RJ) - Indique, em meio às hipóteses abaixo, atinentes aos 
Poderes da República, a alternativa INCORRETA:
Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em 
única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição da República.
O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara 
dos Deputados e do Senado Federal, diversamente do que ocorre nos Estados, no Distrito Federal e nos 
Municípios, em cujas unidades a estrutura legislativa é unicameral;
Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente da República nos crimes de 
responsabilidade, depois de admitida, por dois terços da Câmara dos Deputados, a acusação contra o 
mesmo formulada;
 O Presidente e o Vice-Presidente da Repúblicanão poderão ausentar-se do País, em nenhuma 
circunstância, sem autorização expressa do Congresso Nacional, sob pena de perda de cargo;
 69a Questão (Ref.: 201607845092) Pontos: 0,1 / 0,1
XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O instituto da intervenção é de extrema excepcionalidade, razão pela qual 
restam minuciosamente delineadas as hipóteses na CRFB/88. Assinale a opção que contempla, à luz da 
CRFB/88, hipótese correta de intervenção.
 O Estado X, sob o pretexto de celeridade e efetividade, vem realizando somente contratações diretas, 
sem a aplicação da Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos ¿ Lei n. 8.666/93. Nessa 
situação, poderá a União intervir no Estado X para prover a execução de lei federal.
O Município Z, em razão de problemas orçamentários, em 2013, decidiu, excepcionalmente, pela primeira
vez na sua história, não realizar o pagamento da sua dívida fundada. À luz da CRFB/88, poderá o Estado 
W, onde está localizado o referido Município, intervir no ente menor para garantir o pagamento da dívida 
fundada.
O Município Y, localizado no Estado Z, não vem destinando nos últimos seis meses o mínimo exigido da 
receita municipal na manutenção das escolas públicas municipais, sob o fundamento de que a iniciativa 
privada realiza melhor ensino. Nesta hipótese, tanto a União quanto o Estado Z, à luz da CRFB/88, 
poderão intervir no Município Y para garantir a aplicação do mínimo exigido da receita municipal na 
aludida manutenção.
Nos casos de desobediência à ordem ou decisão judiciária, a decretação de intervenção independe de 
requisição judicial.
 70a Questão (Ref.: 201607861607) Pontos: 0,1 / 0,1
(MP RN-CESPE/UnB ¿ 2009) Assinale a opção correta com relação ao federalismo brasileiro:
a) O federalismo brasileiro, quanto à sua origem, é um federalismo por agregação.
e) Os territórios federais são considerados entes federativos.
d) A federação é o sistema de governo cujo objetivo é manter reunidas autonomias regionais.
c) Uma das características comuns à federação e à confederação é o fato de ambas serem indissolúveis.
 b) Existia no Brasil um federalismo de segundo grau até a promulgação da CF, após a qual o país passou 
a ter um federalismo de terceiro grau.
 71a Questão (Ref.: 201607338980) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 39 Exame 06 - OAB-RJ) - Admitida a acusação contra o Presidente da República, será ele submetido a julgamento, nos 
crimes de responsabilidade, perante:
 O Senado Federal, funcionando como Presidente o do Supremo Tribunal Federal;
A Câmara dos Deputados;
O Congresso Nacional em sessão conjunta.
O Supremo Tribunal Federal;
 72a Questão (Ref.: 201501137519) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 10 - Exame 121 Tipo 1 - OAB-SP) - Considera-se eleito o Presidente da República, mediante sufrágio 
universal e voto direto e secreto:
alcançada maioria absoluta de votos, considerados os votos em branco.
obtida maioria simples de votos, incluídos os votos em branco e os nulos.
alcançada maioria simples de votos, excluídos os votos nulos.
 presente maioria absoluta de votos, não-computados os votos em branco e nulos.
73a Questão (Ref.: 201607845985)
Marque, dentre as opções que se seguem, a que não contém afirmativa incorreta sobre as comissões 
parlamentares de inquérito:
podem ser criadas, independentemente de requerimento de qualquer parlamentar, mediante 
determinação da Mesa de qualquer das Casas do Congresso Nacional, ou por solicitação do 
Presidente da República, para a apuração de fato determinado.
possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e podem ser criadas mediante 
requerimento de qualquer membro da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
podem ser criadas por determinação da presidência de qualquer das Casas do Congresso Nacional 
ou por requerimento de um quarto de seus membros para a apuração de fato determinado;
 possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e podem ser criadas pela 
Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante 
requerimento de um terço de seus membros;
possuem poderes de investigação próprios das autoridades policiais e podem ser criadas pela 
Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante 
requerimento de um quarto de seus membros;
 74a Questão (Ref.: 201607338998) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 07 Exame 127 Tipo 1 - OAB-SP) - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da 
República será primeiramente chamado ao exercício da Presidência o:
 Presidente da Câmara dos Deputados.
Ministro das Relações Exteriores.
Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Presidente do Senado Federal.
 75a Questão (Ref.: 201607347728) Pontos: 0,0 / 0,1
A jurisdição no Brasil é indivisível e exercida apenas pelos órgãos do Poder Judiciário, tanto estaduais quanto 
federais. Considerando-se a organização e a estrutura do Poder Judiciário nacional indique a opção CORRETA 
que contém a composição da Justiça Federal:
Supremo Tribunal Federal e Tribunais Regionais Federais
 Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais
Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de justiça
 Supremo Tribunal Federal, Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais
 76a Questão (Ref.: 201607383184) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 08 Exame 125 Tipo 1 - OAB-SP) - A imunidade material do Deputado Federal:
é idêntica à imunidade material do Vereador, não permitindo que sejam processados sem a licença prévia
das respectivas Casas.
Difere da imunidade material do Vereador, porque a licença para rocessamento é assegurada somente 
aos Vereadores de Municípios com mais de duzentos mil habitantes.
É idêntica à imunidade material do Vereador, não permitindo que sejam responsabilizados, civil e 
penalmente, por suas opiniões, palavras e votos, em todo o território nacional.
 Difere da imunidade material do Vereador, porque a responsabilização dos Vereadores por suas opiniões, 
palavras e votos, restringe-se à circunscrição do respectivo Município.
77a Questão (Ref.: 201607337702) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 - Exame 21 - OAB-RJ) - Anuncie, com relação ao processo legislativo, força, inclusive, na 
jurisprudência dos tribunais, a opção EXATA:
O Presidente da República poderá reeditar, na mesma sessão legislativa, medida provisória que tenha 
sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo;
 As regras do processo legislativo federal, especialmente as que dizem respeito à iniciativa reservada, são 
normas de observância obrigatória pelos Estados Federados;
A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais 
Superiores, terão inicio no Senado Federal.
Admite-se emenda parlamentar a projeto de iniciativa exclusiva do Presidente da República, dispondo 
sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos, ainda que a referida emenda importe no 
aumento da despesa prevista;
 78a Questão (Ref.: 201607844946) Pontos: 0,1 / 0,1
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADOO Presidente da República possui uma série de competências privativas, que 
lhe são atribuídas diretamente pela Constituição. Admite-se que algumas delas possam ser delegadas ao 
Ministro de Estado da pasta relacionada ao tema. Dentre as competências delegáveis, inclui-se
iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos na Constituição.
 prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei.
editar medidas provisórias com força de lei, nos termos do artigo 62 da Constituição.
nomear, observado o disposto no artigo 73, os Ministros do Tribunal de Contas da União.
 79a Questão (Ref.: 201607338919) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 61 - Exame 29 - OAB-RJ) - Acerca do regime jurídico das medidas provisórias, assinale a única opção 
correta:
No caso de rejeição tácita de medida provisória é obrigatória a ediçãode decreto legislativo disciplinando 
os seus efeitos sobre as relações jurídicas por ela alteradas, sob pena de crime de responsabilidade do 
Presidente do Congresso Nacional;
Através da edição de medida provisória o Presidente da República está autorizado proceder a quaisquer 
modificações na Lei nº 6.815/80 que trata da situação jurídica do estrangeiro no Brasil, bem como alterar
qualquer regra processual da Lei nº 8;078/90, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor;
 Em razão da existência de limitação material implícita é pacífico na doutrina o entendimento de que 
medidas provisórias não podem regulamentar matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional 
bem como privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
Nada obsta no sistema constitucional vigente que uma medida provisória seja convertida em lei ordinária 
por decurso de prazo, ou seja, tacitamente.
 80a Questão (Ref.: 201607454407) Pontos: 0,1 / 0,1
V Exame de Ordem Unificado
No âmbito dos direitos humanos, a respeito do Incidente de Deslocamento de Competência, instituído pela 
Emenda Constitucional 45, assinale a alternativa correta.
Pelo incidente de deslocamento de competência, a Justiça Federal só julgaria os casos relativos aos 
direitos humanos após o Brasil ser responsabilizado internacionalmente.
O incidente de deslocamento de competência, embora garanta o cumprimento de obrigações do Estado 
brasileiro em relação aos tratados internacionais de direitos humanos, não está relacionado com a 
razoável duração do processo para a consecução da finalidade de efetiva proteção dos direitos humanos.
O incidente de deslocamento de competência se efetiva contrariamente ao princípio do federalismo 
cooperativo por não obedecer à hierarquia de competência para julgamento dos crimes comuns, mesmo 
no âmbito de ferimento aos direitos humanos.
 Para assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos 
de que o Brasil seja parte, o Procurador-Geral da República pode suscitar, perante o Superior Tribunal de 
Justiça, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal, nas hipóteses de graves 
violações aos direitos humanos.
 81a Questão (Ref.: 201504863112) Pontos: 0,1 / 0,1
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações 
administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, 
assinale a afirmativa correta.
Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas 
potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
 Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécie exótica da fauna e da flora em 
ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras 
em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
Compete aos municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional 
associado, respeitadas as atribuições setoriais.
 82a Questão (Ref.: 201504735527) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 03 - Exame 118 Tipo 1 - OAB-SP) - O Deputado Federal que, após sua diplomação, incorre na prática 
de homicídio qualificado:
poderá ser processado, desde que haja licença prévia concedida pela maioria dos membros do 
Congresso Nacional.
não poderá ser processado, pois goza de imunidade material.
 poderá ser processado, independentemente de licença da Câmara dos Deputados.
poderá ser processado, desde que haja licença prévia concedida pela maioria dos membros da Câmara 
dos Deputados.
 83a Questão (Ref.: 201505429029) Pontos: 0,1 / 0,1
O estado de defesa e o estado de sítio são tidos como legalidades extraordinárias, verdadeiras 
excepcionalidades que possibilitam inclusive a suspensão de determinas garantias constitucionais. As hipóteses 
de incidência e o procedimento são exaustivamente tratados pela CRFB/88. Com base na previsão constitucional
dos referidos institutos, assinale a opção correta:
O estado de defesa e o estado de sítio podem ser decretados pelo Presidente da República, bastando 
a oitiva prévia do Conselho da República, do Conselho de Defesa Nacional e do Procurador-Geral da 
República.
Em sendo hipótese de estado de sítio, o Congresso Nacional deverá ser fechado até o término das 
medidas coercitivas, para sua salvaguarda
Poderá o Presidente da República, à luz da CRFB/88, decretar estado de defesa em resposta a 
agressão armada de país vizinho
 No estado de defesa, a oitiva do Congresso Nacional é posterior à sua decretação. Por sua vez, no 
estado de sítio, o Congresso Nacional deve ser ouvido previamente à decretação.
 84a Questão (Ref.: 201504769582) Pontos: 0,1 / 0,1
Com pertinência à Organização dos Poderes, é licito asseverar:
A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em 
cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal, enquanto o Senado Federal se compõe de 
representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio proporcional;
A eleição para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, segundo a sistemática adotada 
pelo Direito Constitucional brasileiro, far-se-á, em qualquer hipótese, através de pleito direto e pelo voto 
secreto dos cidadãos
Substituirão o Presidente da República, no caso de impedimento, e suceder-lhe-ão, no de vaga, além do 
Vice-Presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal, e o do 
Supremo Tribunal Federal;
Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou 
última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e 
Territórios, quando a decisão recorrida, dentre outras hipóteses, contrariar tratado ou lei federal, ou 
negar-lhes vigência.
 Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será 
ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou 
perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade;
 85a Questão (Ref.: 201505260972) Pontos: 0,1 / 0,1
(OAB/116.º/SP) Quando o Município legisla sobre transporte coletivo municipal de passageiros, está:
b) suplementando a legislação da União, no que couber;
 c) expedindo norma fulcrada em sua própria autonomia;
d) expedindo normas de sua competência residual
a) suplementando a legislação do Estado;
 86a Questão (Ref.: 201505241650) Pontos: 0,1 / 0,1
XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O estado de defesa e o estado de sítio são tidos como legalidades 
extraordinárias, verdadeiras excepcionalidades que possibilitam inclusive a suspensão de determinas garantias 
constitucionais. As hipóteses de incidência e o procedimento são exaustivamente tratados pela CRFB/88. Com 
base na previsão constitucional dos referidos institutos, assinale a opção correta.
Em sendo hipótese de estado de sítio, o Congresso Nacional deverá ser fechado até o término das 
medidas coercitivas, para sua salvaguarda.
 No estado de defesa, a oitiva do Congresso Nacional é posterior à sua decretação. Por sua vez, no 
estado de sítio, o Congresso Nacional deve ser ouvido previamente à decretação.
Poderá o Presidente da República, à luz da CRFB/88, decretar estado de defesa em resposta a 
agressão armada de país vizinho.
O estado de defesa e o estado de sítio podem ser decretados pelo Presidente da República, bastando a
oitiva prévia do Conselho da República, do Conselho de Defesa Nacional e do Procurador-Geral da 
República.
 87a Questão (Ref.: 201504734041) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 05 - Exame 116 Tipo 1 - OAB-SP) - Quando o Município legisla sobre transporte coletivo municipal de 
passageiros,está:
expedindo normas de sua competência residual.
suplementando a legislação do Estado.
suplementando a legislação da União, no que couber.
 expedindo norma fulcrada em sua própria autonomia.
 88a Questão (Ref.: 201504734233) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 36 Exame 13 - OAB-RJ) - Com pertinência à estrutura fundante do Estado Federal Brasileiro, indique a
alternativa correta, dentre as que se seguem:
Os Vereadores, além de invioláveis por suas opiniões palavras e votos nos limites do Estado em que 
exercem a vereança, possuem, também, imunidades formais ou processuais, não podendo ser presos, 
assim, desde a expedição do mandato, sem prévia licença de sua Casa, salvo na hipótese de flagrante de
crime inafiançável.
 No exercício e desenvolvimento de suas atividades legislativas, são deferidas aos Estados Federados as 
competências remanescentes ou residuais;
A eleição dos Prefeitos dos Municípios nos quais se divide o Distrito Federal coincidirá com a eleição dos 
Prefeitos dos Municípios dos Estados, para mandato de igual duração;
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, 
o Distrito Federal e os Municípios, os dois primeiros (União e Estados) soberanos e os demais (Distrito 
Federal e Municípios) autônomos;
 89a Questão (Ref.: 201504744197) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 81 - Exame 115 Tipo 1 - OAB-SP) - Com relação às garantias dos juízes, é correto afirmar que:
a vitaliciedade é sempre adquirida pelo juiz após 2 anos de exercício no cargo.
a vitaliciedade impede, de maneira definitiva, a perda do cargo.
 o juiz poderá ser removido para outra jurisdição, por motivo de interesse público.
a irredutibilidade de subsídio torna o juiz imune à tributação por meio do imposto sobre a renda e 
proventos de qualquer natureza.
 90a Questão (Ref.: 201504735528) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 81 - Exame 115 Tipo 1 - OAB-SP) - Com relação às garantias dos juízes, é correto afirmar que:
a vitaliciedade impede, de maneira definitiva, a perda do cargo.
a irredutibilidade de subsídio torna o juiz imune à tributação por meio do imposto sobre a renda e 
proventos de qualquer natureza.
a vitaliciedade é sempre adquirida pelo juiz após 2 anos de exercício no cargo.
 o juiz poderá ser removido para outra jurisdição, por motivo de interesse público.
 91a Questão (Ref.: 201504779791) Pontos: 0,0 / 0,1
(Questão 42 - Exame 27 - OAB-RJ) - O Conselho Nacional de Justiça:
 Não exerce função jurisdicional, apesar de pertencer à estrutura do Poder Judiciário
Exerce função jurisdicional, por ser integrante da estrutura do Poder Judiciário
É órgão de controle externo do Poder Judiciário
 Constitui-se exclusivamente de magistrados, para que não haja questionamentos quanto à 
inconstitucionalidade de sua criação frente ao princípio da separação de Poderes.
 92a Questão (Ref.: 201504735592) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 84 - Exame 30 - OAB-RJ) - Assinale a opção correta:
A edição de súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal exige, entre outros requisitos, a aprovação 
por decisão de dois quintos dos seus membros;
 O Conselho Nacional de Justiça compõem-se de quinze membros com mais de trinta e cinco e menos de 
sessenta e seis anos de idade, com mandato de dois anos, admitida uma recondução;
O Conselho Nacional do Ministério Público compõem-se de quinze membros nomeados pelo Presidente da
República, depois de aprovada a escolha pela maioria simples do Senado Federal, para um mandato de 
três anos, vedada a recondução para período subseqüente.
São órgãos da Justiça Federal: o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Juízes 
Federais;
 93a Questão (Ref.: 201504734255) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 09 - Exame 118 Tipo 1 - OAB-SP) - Quanto à iniciativa de projeto de lei do Superior Tribunal de 
Justiça, pode-se afirmar que:
terá início na primeira sessão conjunta da Câmara e do Senado Federal, para aprovação em única 
votação. 
 terá início na Câmara dos Deputados.
terá início no Senado Federal.
o STJ não tem competência para iniciativa de lei.
 94a Questão (Ref.: 201505241290) Pontos: 0,1 / 0,1
XII EXAME DE ORDEM A Constituição da República de 1988 adotou elementos de federalismo cooperativo e de 
federalismo dual na repartição de competências entre os entes federados, distribuindo competências exclusivas, 
privativas, comuns e concorrentes. Assim sendo, a respeito da organização do Estado estabelecida na 
Constituição, assinale a afirmativa correta.
É vedado aos Estados criar códigos tributários próprios, uma vez que compete privativamente à União 
legislar sobre direito financeiro e tributário.
 É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio 
ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas, competindo à lei complementar fixar 
normas de cooperação entre os entes.
Em relação às competências legislativas concorrentes da União e dos Estados, havendo norma federal e 
estadual divergentes, deve prevalecer a norma federal, que serve de fundamento de validade à norma 
estadual.
É vedado à União decretar intervenção federal em Município localizado em território federal quando este 
não tiver aplicado o mínimo exigido de sua receita na manutenção e desenvolvimento do ensino.
95a Questão (Ref.: 201502341311) Pontos: 0,1 / 
Sobre as espécies legislativas, marque a alternativa INCORRETA:
O decreto legislativo não se confunde com o decreto-lei, presente no ordenamento anterior, porque aquele
é referente à matéria exclusiva do Congresso Nacional, enquanto este último era de exclusividade do 
Chefe do Executivo.
O art. 59 da Constituição federal apresenta um rol exemplificativo, de forma que há outras espécies 
legislativas dele decorrentes, como o tratado internacional
Não é possível afirmar que as súmulas vinculantes são espécies legislativas.
A diferença fundamental entre a lei ordinária e a lei complementar se refere ao quórum para votação, não 
havendo hierarquia entre ambas.
A emenda à constituição é uma espécie legislativa que apresenta um grau hierárquico superior às demais 
espécies legislativas.
96a Questão (Ref.: 201502295752) Pontos: 0,1 / 
(Questão 04 - Exame 119 Tipo 1 - OAB-SP) - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da 
República ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência:
o Presidente do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados e o Ministro-Chefe do Estado Maior das 
Forças Armadas.
 o Presidente da Câmara, o do Senado e do STF.
o Presidente do Supremo, o do Senado e o da Câmara.
o Presidente do Senado, o da Câmara e o do Supremo Tribunal Federal.
97a Questão (Ref.: 201502294499) Pontos: 0,0 / 
(Questão 11 - Exame 123 Tipo 1 - OAB-SP) - As Emendas Constitucionais de Revisão e as Emendas 
Constitucionais promulgadas até a presente data guardam, entre si, a seguinte semelhança:
 são normas constitucionais produzidas a partir de certos limites estabelecidos pelo Poder Constituinte 
Originário.
foram aprovadas pelo quorum de 3/5 dos membros do Congresso Nacional, em dois turnos de votação.
 foram produzidas pelo Poder Constituinte Decorrente, responsável pela organização dos Estados-
membros.
puderam ser elaboradas no momento imediatamente seguinte à promulgação da Constituição Federal.
98a Questão (Ref.: 201502294479) Pontos: 0,1 / 
OAB - EXAME UNIFICADO 2010.2 Sobre o instrumento jurídico denominado Medida Provisória que não é lei, mas
tem força de lei, assinale a afirmativa correta.
 Se a Medida Provisória perder efi cácia por decurso de prazo ou, em caráter expresso, for rejeitada pelo 
Congresso Nacional, vedada será sua reedição na mesma sessão legislativa.
A sua eficácia dura sessenta dias contados da publicação,podendo a medida ser prorrogada apenas duasvezes, ambas por igual período.
A não apreciação pela Câmara dos Deputados e, após, pelo Senado Federal, no prazo de 45 dias 
contados da publicação, tem como consequência apenas o sobrestamento da deliberação dos projetos de 
emenda à Constituição.
A edição de Medida Provisória torna prejudicado o projeto delei que disciplina o mesmo assunto e que, a 
par de já aprovado pelo Congresso Nacional, está pendente de sanção ou veto doPresidente da 
República.
99a Questão (Ref.: 201502248845) Pontos: 0,1 / 
É instrumento de proteção ao pacto federativo o (a):
 intervenção federal
estado de natureza
estado de defesa
estado de sítio
Mandado de Segurança
Pontos: 0,1 / 0,1
100 Questão IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
O Estado W, governado por dirigente progressista, pretende realizar uma ampla reforma agrária no seu território 
para melhor dividir a terra, incluindo diversos desempregados na vida produtiva, apresentando, ainda, amplo 
programa de financiamento das atividades agrícolas. Com essa proposta política, resolve apresentar projeto de 
lei, criando formas de desapropriação e inovando nos procedimentos, dando característica sumária e permitindo 
o ingresso nos imóveis sem pagar indenização. Quanto ao tema em foco, legislação sobre desapropriação, nos 
termos da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Trata-se de competência da União em comum com os Estados.
Trata-se de competência privativa dos Estados
Trata-se de competência privativa da União
Trata-se de competência dos Estados em comum com os Municípios.
 101a Questão (Ref.: 201503065122) Pontos: 0,1
(Magistratura/173.º) Assinale a incorreta: no âmbito da legislação concorrente da União, Estados e Distrito 
Federal:
 c) a superveniência de lei federal sobre normas gerais não suspende a eficácia da lei estadual, 
no que lhe for contrário;
b) a competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência 
suplementar dos Estados;
d) à falta de lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa 
plena para atender as suas peculiaridades.
a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais;
 102a Questão (Ref.: 201502539658) Pontos: 0,1
(Questão 10 - Exame 114 Tipo 1 - OAB-SP) - Em função da submissão da Administração ao princípio da 
legalidade, pode-se dizer que:
 todo regulamento de Chefe do Executivo é ato inferior, subordinado e dependente.
o Executivo não pode expedir normas que dêem operatividade a uma lei.
seus regulamentos podem impor restrições à ordem privada, desde que medida provisória posterior 
assim o determine.
a competência regulamentar do Chefe do Poder Executivo aplica-se quando houver omissão da lei a 
respeito de algum assunto.
103a Questão (Ref.: 201502539669) Pontos: 0,1 / 
(Questão 38 - Exame 23 - OAB-RJ) - Indique, acerca do Poder executivo, a alternativa incorreta:
em caso de impedimento do Presidente e Vice-Presidente da República, ou vacância dos respectivos 
cargos, serão chamados, sucessivamente, ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos 
Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal;
o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão ausentar-se do País, por prazo superior a 
quinze dias, sem autorização do Congresso Nacional, sob pena da perda dos respectivos cargos;
 a eleição do Presidente da República, segundo a Constituição vigente, ocorre, necessariamente, através 
de dois turnos de votação, ainda que o candidato mais votado , no primeiro turno , obtenha, desde de 
logo, a maioria absoluta dos votos válidos
o Presidente da República, na vigência do seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos 
estranhos ao exercício de suas funções;
104a Questão (Ref.: 201503041228) Pontos: 0,1 / 
Marque a opção correta. Chama-se de militares:
Os membros da Marinha.
Os membros do Exército.
Os membros da Aeronáutica.
 Os membros das Forças Armadas.
Essa nomenclatura está em desuso. Agora utiliza-se castrense para os membros da Marinha.
105a Questão (Ref.: 201502573719) Pontos: 0,1 / 
A segunda reeleição é vedada ao:
prefeito que tenha renunciado um ano antes do término do segundo mandato
substituto do governador do Distrito Federal que o tenha substituído nos últimos 6 meses antes da 
eleição.
cônjuge ou parente consangüíneo de prefeito
 vice-governador de Estado.
secretário de Estado.
 106a Questão (Ref.: 201502538435) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 - Exame 12 - OAB-RJ) - Sobre o processo legislativo, assinale a opção INCORRETA, entre as que se
seguem:
Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o 
voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.
A Constituição Federal não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa
ou de estado de sítio;
 O veto parcial aposto pelo Presidente da República a projeto aprovado pelo Congresso Nacional pode 
incidir sobre expressões constantes de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea;
A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal 
Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados;
 107a Questão (Ref.: 201502538398) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 39 - Exame 19 - OAB-RJ) - Nomeie, com alusão ao processo legislativo, a opção EXATA:
 São de iniciativa privativa do Presidente da República os projetos de lei que disponham sobre criação de 
cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua 
remuneração;
O Presidente da República, em caso de relevância e urgência, poderá adotar medida provisória, com força
de lei, sobre matéria relativa, inclusive, a direito penal e processual penal, devendo submetê-la de 
imediato ao Congresso Nacional;
As propostas de emenda à Constituição, aprovadas pelas Casas do Congresso Nacional, serão submetidas
ao Presidente da República que, aquiescendo, as sancionará;
As leis delegadas elaboradas pelo Presidente da República, por delegação do Congresso Nacional, não 
sujeita a termo de exercício e concedida independentemente de solicitação, poderão recair sobre 
qualquer matéria.
 108a Questão (Ref.: 201502538421) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 57 - Exame 29 - OAB-RJ) - Determinado projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal é 
primeiramente discutido, votado e aprovado sem emendas no Senado Federal, seguindo para a Câmara dos 
Deputados, onde também é discutido, votado e aprovado sem emendas, sendo então enviado ao presidente da 
República, para sancioná-lo ou vetá-lo no prazo de 15 dias úteis, contados da datas do recebimento. Todavia, o 
Presidente da República resta silente, sendo, pois, o projeto considerado vetado. Considerando exclusivamente 
os aspectos mencionados, nessa situação foram:
Respeitadas as regras constitucionais quanto ao processo legislativo;
 Desrespeitadas apenas as regras constitucionais quanto à ordem de votação entre as casas legislativas 
e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República;
Desrespeitadas apenas as regras constitucionais quanto ao prazo para sanção ou veto e quanto aos 
efeitos do silêncio do Presidente da República;
Desrespeitadas as regras constitucionais quanto à ordem de votação entre as casas legislativas, quanto 
ao prazo para sanção ou veto e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República.
 109a Questão (Ref.: 201501138969)
Pontos: 0,0 / 0,1
(Questão 04 - Exame 118 Tipo 1 - OAB-SP) - A medida provisória que verse sobre telecomunicações e que 
tenha sido rejeitada pelo Congresso Nacional:
poderá ser reeditada na legislatura subseqüente.
nunca poderá ser reeditada.
 poderá ser reeditada na sessão legislativa subseqüente.
 poderá ser prorrogada peloprazo máximo de 60 dias.
 110a Questão (Ref.: 201501266273) Pontos: 0,1 / 0,1
VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Sabendo‐se que o Município integra a Federação, assinale a afirmativa correta, à luz das normas constitucionais.
O município será regido por Lei Orgânica própria, votada pela Assembleia Estadual.
A organização municipal conterá previsão de eleições para mandato de cinco anos, sem reeleição.
 Um projeto de lei de iniciativa popular, baseado em interesse local, depende de, pelo menos, cinco por 
cento do eleitorado.
O limite máximo de dez vereadores deverá ser observado para localidades com até 15.000 (quinze mil) 
habitantes.
 111a Questão (Ref.: 201501139123) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 09 Exame 125 Tipo 1 - OAB-SP) - A fiscalização do Município deve ser exercida mediante:
 controle interno, pelo Poder Executivo, e controle externo, pela Câmara Municipal, auxiliada pelo Tribunal 
de Contas do Estado ou do Conselho ou Tribunal de Contas do Município, onde houver.
controle externo, pelos Tribunais de Contas da União, do Estado e do Município.
controle externo, pela Câmara Municipal e Tribunal de Contas da União.
controle externo, pela Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado.
 
112a Questão (Ref.: 201501257472)
VII Exame de Ordem Unificado
Em caso de vacância dos cargos de Presidente da República e Vice‐Presidente da República no penúltimo ano de 
mandato,
 far‐se‐á eleição indireta, pelo Congresso Nacional.
o Presidente da Câmara dos Deputados assume definitivamente o cargo.
far‐se‐á nova eleição direta.
o Presidente do Senado Federal assume definitivamente o cargo.
 113a Questão (Ref.: 201501097175) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 02 Exame 128 Tipo 1 OAB-SP) - O Senado Federal compõe-se de representantes:
do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro anos
apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
 dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, 
alternadamente, por um e dois terços.
do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos
 114a Questão (Ref.: 201501244606) Pontos: 0,1 / 0,1
ENADE 2012
A Constituição brasileira de 1988 reconheceu aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e 
tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam (Art. 231). Sobre o processo de 
demarcação das terras indígenas, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela demarcação contínua da Terra 
Indígena Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, em conformidade com a Portaria n.º 534/2005 do 
Ministério da Justiça (Petição n.º 3.388-RR, j. 19/03/2009).
Tendo como base os dispositivos da Constituição Federal e as decisões do judiciário a respeito da demarcação 
das terras indígenas, verifica-se que
as terras indígenas, quando devidamente demarcadas, constituem território político dos índios, 
reconhecido e protegido pela União.
a demarcação de terras indígenas deve ser feita em áreas fora de unidades de conservação, já que aos 
índios é permitido o uso dos recursos naturais de suas terras.
os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam foram reconhecidos no texto 
constitucional, mas são exercidos com base em ato constitutivo de demarcação, de competência da 
União.
as terras indígenas podem ser objeto de arrendamento, desde que assim autorizado pela Fundação 
Nacional do Índio (Funai).
 a competência para a demarcação de terras indígenas é da União, na esfera do poder executivo.
 115a Questão (Ref.: 201501137739) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 - Exame 08 - OAB-RJ)- Indique a alternativa correta:
O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, no que tange à fiscalização contábil, financeira, 
orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, 
quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será 
exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, este como integrante da estrutura organizacional 
do Poder Judiciário;
Os juizes de Direito gozam das garantias da vitaliciedade que, no segundo grau de jurisdição, só será 
adquirida após um ano de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do 
tribunal a que o juiz estiver vinculado, da inamovibilidade, salvo motivo de interesse público, e da 
irredutibilidade de subsídios, com ressalvas da Constituição Federal.
 É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que 
exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa;
O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, 
ausentar-se do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo;
 116a Questão (Ref.: 201501137521) Pontos: 0,1 / 0,1
O Congresso Nacional e suas respectivas Casas se reúnem anualmente para a atividade legislativa. Com 
relação ao sistema constitucional brasileiro, assinale a alternativa correta:
Legislatura: o período compreendido entre 2 de fevereiro a 17 de julho e 1º de agosto a 22 de dezembro.
 Sessão conjunta: a reunião da Câmara dos Deputados e do Senado Federal desti nada, por exemplo, a 
conhecer do veto presidencial e sobre ele deliberar.
Sessão legislativa: os quatro anos equivalentes ao mandato dos parlamentares.
Sessão extraordinária: a que ocorre por convocação ou do Presidente do Senado Federal ou do 
Presidente da Câmara dos Deputados ou do Presidente da República e mesmo por requerimento da 
maioria dos membros de ambas as Casas para, excepcionalmente, inaugurar a sessão legislati va e 
eleger as respecti vas mesas diretoras.
 117a Questão (Ref.: 201501137522) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 Exame 14 - OAB-RJ) - Com vista à organização dos Poderes, assinale a opção correta:
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre brasileiros natos ou 
naturalizados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber 
jurídico e reputação ilibada.
 É da competência exclusiva do Congresso Nacional aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, 
autorizar o estado de sítio ou suspender qualquer uma dessas medidas;
A eleição para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, segundo a sistemática adotada 
pelo Direito Constitucional brasileiro, far-se-á, em qualquer hipótese, através de pleito direto e pelo voto 
secreto dos cidadãos;
Compete privativamente ao Presidente da República exercer a direção superior da administração federal, 
com o auxílio dos Ministros de Estado, por ele nomeados, que somente poderão ser exonerados com 
prévia aprovação, por voto secreto, de dois terços dos membros do Senado Federal;
 118a Questão (Ref.: 201502497865) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 36 Exame 20 OAB-RJ) - Indique, dentre as hipóteses abaixo, pertinentes ao Estado Federal, à Federação brasileira, 
à intervenção federal e ao estado de defesa e de sítio, a proposta INCORRETA, segundo a doutrina:
 
A decretação do estado de sítio pelo Presidente da República, com o objetivo de prover a defesa do Estado e das 
instituições democráticas, carece de audiência dos Conselhos da República e de Defesa Nacional, sendo dispensável, 
todavia, a autorização prévia do Congresso Nacional.
O Estado Federal, como modalidade de Estado composto, nascido com a Constituição norte-americana de 1787, não 
autoriza às entidades federativas, por característica intrínseca, o direito de secessão;
 
O sistema federativo brasileiro consagra a inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no 
exercício do mandato e na circunscrição do Município no qual exerçam a vereança;
Distrator posto para recusar.
Expondo-secomo antítese da autonomia, constitui-se a intervenção, como instituto típico da estrutura do Estado 
Federal, no afastamento temporário da atuação autônoma da entidade federativa sobre a qual a mesma se projeta;
 119a Questão (Ref.: 201502538430) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 04 - Exame 122 - Tipo 1 - OAB-SP) - Dentre as matérias incluídas no processo legislativo, as 
resoluções são atos de competência exclusiva:
da Câmara dos Deputados e não dependem de sanção presidencial.
do Congresso Nacional e não dependem de sanção presidencial.
do Senado Federal e não dependem de sanção presidencial.
 do Congresso Nacional, ou do Senado, ou da Câmara, e não dependem de sanção presidencial.
 120a Questão (Ref.: 201502504550) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 10 - Exame 116 Tipo 1 - OAB-SP) - Projeto de lei estadual, disciplinando as atribuições dos órgãos 
integrantes da Administração Pública Estadual, é vetado pelo Governador do Estado por vício de iniciativa. A 
rejeição do veto governamental pela Assembléia Legislativa:
restaura a autonomia do Poder Legislativo.
traduz vício jurídico que impede a vigência do ato legislativo.
convalida eventual vício no processo legislativo.
 usurpa a iniciativa legislativa exclusiva do Governador.
 121a Questão (Ref.: 201502504522) Pontos: 0,1 / 0,1
(EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2010.3) - Projeto de lei estadual de iniciativa parlamentar concede aumento de 
remuneração a servidores públicos estaduais da área da saúde e vem a ser convertido em lei após a sanção do 
Governador do Estado. A referida lei é:
inconstitucional, uma vez que os projetos de lei de iniciativa dos Deputados Estaduais não se submetem 
à sanção do Governador do Estado, sob pena de ofensa à separação de poderes.
constitucional, em que pese o vício de iniciativa, pois a sanção do Governador do Estado ao projeto de lei
teve o condão de sanar o defeito de iniciativa.
 inconstitucional, uma vez que são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham 
sobre aumento de remuneração de servidores públicos da administração direta e autárquica estadual.
compatível com a Constituição da República, desde que a Constituição do Estado-membro não reserve à 
Chefia do Poder Executivo a iniciativa de leis que disponham sobre aumento de remuneração de 
servidores públicos estaduais.
122a Questão (Ref.: 201502505895) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 06 - Exame 119 Tipo 1 - OAB-SP) - Tem o Tribunal de Contas da União competência para punir 
particulares?
Não, porque a relação jurídica que se impõe entre a União e um particular é sempre de direito privado, e 
não de direito público.
 Sim, em casos de prestação de contas em que venha a concorrer para a prática de atos danosos ao 
erário.
Sim, desde que ajuíze ação civil indenizatória.
Não, porque o TCU só tem tutela hierárquica sobre os servidores públicos.
 123a Questão (Ref.: 201502634256) Pontos: 0,1 / 0,1
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 Na ausência de lei federal estabelecendo normas gerais sobre proteção de ecossistemas ameaçados, 
determinado estado da Federação editou, no passado, a sua própria lei sobre o assunto, estabelecendo desde 
princípios e valores a serem observados até regras específicas sobre a exploração econômica de tais áreas. 
Criou, ainda, fiscalização efetiva em seu território e multou empresas e produtores que desrespeitaram a lei. 
Anos depois, a União edita lei contendo normas gerais sobre o tema e muitas de suas disposições conflitavam 
com a anterior lei estadual. Com relação a este caso, assinale a afirmativa correta.
A lei aplicável, no caso concreto, será aquela que estabelecer padrões mais restritivos, em atenção à 
proteção do meio ambiente, não importando se tal norma é a federal ou se a editada pelos estados-
membros.
 No campo das competências legislativas concorrentes, a União deve legislar sobre normas gerais e o 
estado pode editar normas suplementares, mas enquanto inexistir lei federal, a competência do estado 
é plena. A superveniência de lei geral nacional suspende a eficácia das disposições contrárias da lei dos 
estados.
A União não poderia legislar, uma vez que o assunto é matéria de interesse local, não havendo 
justificativa para lei nacional sobre o tema. Houve invasão de competência privativa dos estados.
O estado não poderia ter estabelecido normas próprias na ausência de lei nacional com disposições 
gerais que definissem marcos a serem seguidos pelos estados. Em consequência, são nulas todas as 
multas aplicadas anteriormente à publicação da lei editada pela União.
 124a Questão (Ref.: 201502621280) Pontos: 0,1 / 0,1
V Exame de Ordem Unificado
No processo de impedimento do Presidente da República, ocorre a necessidade de preenchimento de alguns 
requisitos. Com base nas normas constitucionais, é correto afirmar que
a Câmara autoriza a instauração do processo pelo voto da maioria absoluta dos seus membros.
 no julgamento ocorrido no Senado, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal.
o julgamento ocorre pelo Senado Federal, cuja decisão deverá ocorrer pela maioria simples.
condenado o Presidente, cumprirá sua pena privativa de liberdade em regime semiaberto.
 125a Questão (Ref.: 201502504513) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 38 Exame 07 - OAB-RJ) - Com pertinência ao Poder Legislativo:
As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades 
policiais, além de outros, previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos
Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente;
A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritário, em 
cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal, enquanto o Senado compõe-se de representantes 
dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio proporcional;
Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional poderá deliberar sobre toda e qualquer 
matéria;
 É de competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que 
exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
 126a Questão (Ref.: 201503012795) Pontos: 0,1 / 0,1
Qual o Regime adotado pelo Poder Legislativo municipal?:
Bicameral
 Unicameral
Pluricameral
Multicameral
 127a Questão (Ref.: 201502504309) Pontos: 0,1 / 0,1
(Questão 05 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - O Poder Legislativo municipal:
é organizado por Lei Orgânica, aprovada pela Assembléia Legislativa do respectivo Estado-membro.
 é competente para cassar o mandato do Prefeito Municipal, no caso de crime de responsabilidade.
é composto por vereadores, em igual número para todos os municípios.
está limitado ao gasto de cinqüenta por cento de sua receita com folha de pagamento.

Mais conteúdos dessa disciplina