A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
Simulados

Pré-visualização | Página 1 de 14

Simulados Meus - Fundamentos da Ciência Social
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
	
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502734001)
	Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba (2 de 12) 
	
	"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções: 
	
	I, II e V.
	
	
	
	
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503065946)
	Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba (2 de 12) 
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
	
	Sociologia.
	
	
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503067673)
	Fórum de Dúvidas (11 de 35)       Saiba (3 de 12) 
	
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503367201)
	Fórum de Dúvidas (7 de 35)       Saiba (3 de 12) 
	
	(Interbits 2012) O estudo da religião é uma atividade desafiadora, que impõe demandas muito especiais à imaginação sociológica. Ao analisar práticas religiosas, temos que compreender as muitas crenças e rituais diferentes encontrados nas diversas culturas humanas. (GIDDENS, A. Sociologia. 6ª edição. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 483.) A abordagem sociológica acerca do fenômeno da religião é bastante variada. Karl Marx, ao analisar a função da religião na sociedade capitalista, faz uma interpretação bem diferente daquele de Durkheim e de Weber. Que abordagem é essa adotada por Marx? 
		
	
	Marx compreende a religião como um produto da indústria cultural. Tal como os produtos culturais de massa, a religião tem a característica de inebriar a população, fazendo com que ela não perceba os problemas sociais. É por isso que ele afirmou que ¿a religião é o ópio do povo¿. 
	
	Marx faz uma abordagem otimista acerca da religião. Segundo ele, todas as religiões, em um sistema capitalista mundial, tendem a se sincretizar em um único modelo religioso de valorização do homem enquanto ser fundamental. 
	
	Marx analisa a religião a partir do totemismo australiano. É desse modelo religioso que ele extrai a importância da religião para a solidariedade orgânica no capitalismo. 
	
	Marx relaciona a religião com a alienação e a ideologia. Segundo ele, a religião conforma os homens no regime de dominação no qual eles vivem, destituindo-os da sua capacidade de transformação da realidade e justificando desigualdades e injustiças em nome de deuses que são, na verdade, fruto da criação humana. 
	
	Marx considera a religião como elemento fundante do capitalismo moderno. Para ele, a religião oferece a base sobre a qual a moral burguesa irá se constituir. A essa base ele deu o nome de espírito do capitalismo. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502700228)
	Fórum de Dúvidas (13 de 35)       Saiba (4 de 12) 
	
	¿Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.¿ (Margaret Tatcher, ex-primeira britânica). Do ponto de vista socioantropológico é correta a afirmação acima? Por quê?
		
	
	Sim, porque a ideia de social só está presente nos discursos políticos baseados na concepção materialista da História.
	
	Não, porque os indivíduos possuem o livre arbítrio e, assim, podem construir suas identidades sociais sem sofrer influência do meio social.
	
	Não, porque os indivíduos são socializados de acordo com os hábitos, costumes, regras e valores dados pela cultura em que se inserem.
	
	Sim, porque os indivíduos se diferenciam pelas suas capacidades inatas e não pelos aspectos culturais decorrentes do processo de socialização.
	
	Sim, porque os indivíduos são autônomos e, portanto, agem independentemente das regras e convenções que lhes são impostas.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502507510)
	Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba (2 de 12) 
	
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503324874)
	Fórum de Dúvidas (7 de 35)       Saiba (3 de 12) 
	
	Na produção científica é necessário que haja:
		
	
	Método, observação sistemática da realidade, comprovação dos fatos, sacramentos e orações entre outras.
	
	Conhecimento, estudos, comprovações, valores míticos entre outras
	
	Teoria, crenças,imparcialidade,transitoriedade,ideologias
	
	Método, observação sistemática da realidade, comprovação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.