Buscar

Unigran 1

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AULA 01 a 08:
01. Aponte a diferença entre: Escravidão, Servidão, Corporações e Locação:
R: Escravidão: Trabalham sem NADA em troca, sem NENHUM direito trabalhista.
Servidão: recebem alguma proteção, mas não eram livres,pois eram obrigados a trabalhar nas “terras” de seus senhores (feudalismo). 
Corporações: Maior liberdade aos trabalhadores. Seus membros eram os mestres (patrões) os companheiros (empregados) e os aprendizes (menores).
Locação: Este pode ser contrato pelo qual uma pessoa se obriga a prestar serviço para outra durante um certo tempo mediante a remuneração. Locação de mão de obra ou empreitada, contrato pelo qual alguém se obriga a executar uma obra a outra pessoa mediante a remuneração. 
02. Explique as consequências que ocorreram após o aparecimento da máquina e a sua aplicação na indústria?
R: Muitos trabalhadores perderam seus empregos, pois uma maquina era mais lucrativa que uma pessoa trabalhando. 
03. Em consequência de qual acontecimento histórico os trabalhadores vieram a ter liberdade?
( x ) Revolução Industrial.
( ) Guerra dos Farrapos.
( ) Guerra do Paraguai.
( ) Guerra dos Canudos.
04. Os contratos de trabalho se classificam quanto ao consentimento em:
( ) comuns ou especiais. 
( ) escritos ou verbais 
( x) expressos ou tácitos 
( ) técnico ou intelectual 
( ) determinado ou indeterminado
05. Em se tratando de empregado com mais de 01 ano de empresa, sua rescisão deverá?
( ) Ser homologada pelo Ministério Público Estadual.
( x) Ser homologada pelo Sindicato profissional ou pelo Ministério do Trabalho.
( ) Ser homologada pelo Juiz.
( ) Com a reforma trabalhista de 2017, não mais precisa da homologação do Sindicato profissional ou Ministério do Trabalho, podendo a homologação ocorrer na própria empresa.
06. Explique o surgimento da Legislação Social do Brasil.
R: Legislação Social ou Direito do Trabalho é o ramo da ciência jurídica em que são estudados os princípios e as normas concernentes às relações de emprego, começou após a revolução de 1930, trouxe uma série de reformas sociais e estabeleceu uma série de beneficio aos trabalhadores.
07. Aponte os princípios que norteiam o Direito do Trabalho no ordenamento jurídico do nosso país. 
R: São bases gerais que devemos seguir na hora de criar, interpretar ou aplicar uma lei.
Podemos dizer que os princípios têm três funções principais: instrutiva, interpretativa e normativa.
Instrutiva: função de nortear o legislador para que este proponha leis que estejam alinhadas com os valores defendidos pelos princípios. 
Interpretativa: auxiliar diretamente os aplicadores do direito e a magistratura no momento de tomar decisões em relação aos processos da justiça do trabalho.
Normativa os princípios também têm uma função integrativa. Isso significa que eles servem para preencher uma suposta lacuna em situação que não está prevista em lei. Nestes casos, pode-se usar um princípio para dar base à decisão do Judiciário.
08. O aviso prévio incidirá em qual tipo de contrato? Explique sua resposta.
R: Aos contratos com prazo indeterminados, visto não se saber a data da extinção do contrato, o não cabimento do aviso prévio no contrato a prazo se justifica pelo fato das partes conhecerem antecipadamente o seu termo final, o que não ocorre no contrato com prazo indeterminado. 
09. Qual é o prazo de vigência do Contrato de Experiência?
R: 90 dias. 
10. Sabrina, de 16 anos, foi contratada como operadora de bomba de gasolina no Posto Mata Estrela, dirigido por seu pai e que se situa a 50 quilômetros de Dourados, cidade onde reside. A empregadora, cuidadosa no pagamento de suas obrigações trabalhistas decorrentes da legislação, remunera Sabrina corretamente, a qual recebe mensalmente salário, horas extras, adicional de periculosidade, além de conceder lhe vale-transporte e auxílio-refeição, conforme determina a convenção coletiva da categoria. Considerados os fatos narrados, o trabalho prestado por Sabrina, à luz da Consolidação das Leis do Trabalho e da Constituição da República, é permitido (legal)? Justifique sua resposta.
R: Não é permitido, o correto é que menores de 18 anos somente exerça atividades que não comprometam seu desenvolvimento na saúde a na segurança, (lugares insalubres e perigosos), não!

Continue navegando