Buscar

PLANO DE AULA DE JOGOS E BRINCADEIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – JOGOS E BRINCADEIRAS
 MÓDULO B - FASE II – 2018
	NOME DO ALUNO: Luciana Alves de Almeida
	RU:1214310
	Polo: Alvorada Tocantins
	Nome do tutor: Leonardo Santos Silva
	Data da primeira reunião no polo para divisão dos temas: _13_/_09_/2018
	Data e horário da aula de campo: _28_/_09_/2018, das 09 h 15min às 11 h 25min
	O tutor auxiliou e corrigiu o plano de aula antes da aplicação? ( x ) SIM ( ) NÃO
	Duração da aula (em minutos): 45 minutos
	Conteúdo/Tema: Queimada Maluca Um jogo cooperativo para o Ensino Fundamental 
(10 e 11anos) 
	Objetivo Geral: Queimar acertando a bola em seu adversário, não ser queimado e salvar seus colegas de equipe; os alunos buscarão não serem atingidos pela bola.
	Objetivos específicos: Perceber a capacidade de atenção, coordenação e coletividade tida pelos alunos; Motivar os alunos a participar de maneira colaborativa entre si, ao mesmo tempo em que externam seus espíritos competitivos; Cooperar nas atividades propostas tendo a integração entre o grupo; reconhecer as diferentes habilidades
	Desenvolvimento da aula: Dividiremos os alunos em dois grupos, demarcaremos uma área na quadra onde um dos grupos ficará dentro e o outro grupo ficará espalhado ao redor da mesma área tendo a posse de uma bola. O grupo que tem a posse da bola deverá tentar acertar as pernas dos alunos do outro grupo, o jogador atingido deverá sair da quadra, o tempo de jogo será de cinco minutos para cada grupo, e ao término dele os grupos trocarão de posição, os que estavam jogando a bola passarão a fugir da mesma, os alunos que estavam tentando acertar os colegas podem passar a bola entre os demais componentes do grupo, vencerá o grupo que ficar com maior número de alunos no grupo
	Adaptações no desenvolvimento: para o aluno com deficiência intelectual (autista) não é interessante insistir em falar a mesma coisa várias vezes e sim desenvolver a habilidade de prestar atenção nas estratégias diferenciadas para que ele possa desenvolver a atividade proposta; Nesse jogo vamos ensinar por partes aos alunos, demonstrando como será executado ,ao invés de só fazermos um círculo e somente falar como será a atividade, o professor ira pegar a bola no grupo adversário e trará até o aluno com deficiência intelectual (autismo) e mostrará como se faz a jogada, depois que ele perceber que é capaz de interagir com os demais colegas ai sim iniciaremos o jogo, usando estratégias de ensinar pausadamente e de forma exemplificada estaremos proporcionando clareza ,confiança e foco para a execução da atividade.
Já com o cadeirante o desenvolvimento da aula se dará de forma normal, apenas será colocado alguém para auxiliar na jogada de bola contra o grupo adversário, para que não haja a dificuldade dele pegar a bola e tentar acertar em um dos jogadores do grupo adversário.
	Materiais: Uma Bola de borracha especifica para o jogo de queimada 
	Avaliação: Identificar a participação dos alunos na execução da brincadeira, se eles aprenderam as regras, se teve cooperação entre eles e na discursão em grupo.
	Referências utilizadas para elaboração do plano de aula: 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14795
	Como você/o grupo avalia a aula de campo (tutor, aluno/grupo e colegas)? De que forma ela contribui na sua formação profissional? 
A aula de campo é a melhor maneira de nós acadêmicos termos contato com a realidade prática das disciplinas, nos capacitando a desenvolver sem dificuldades as atividades para os nossos futuros alunos. Contribui na formação profissional anulando uma eventual insegurança, de forma que aumenta nossos conhecimentos e aumenta a busca por novos horizontes e aprendizagem
Observação: Carimbo e assinatura do tutor para validação do plano de aula nas etapas abaixo.
	1ª Etapa: Reunião no Polo de Apoio Presencial
Data e carimbo do tutor/polo
	3ª Etapa: Práticas corporais
Data e carimbo do tutor/polo

Continue navegando