Buscar

Contagem Diferencial LCR.txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contagem Diferencial no Liquor
A contagem diferencial do liquor é realizada em preparações centrifugadas, preferencialmente capilares a uma rotação de 1200 rpm por 10 minutos. Dessa forma se obtêm um bom material para análise.
Dentre as poucas células presentes no liquor, as que são predominantes são os linfócitos e monócitos, sendo os neutrófilos um achado incomum e células de revestimento do sistema nervoso central são raramente observadas.
Em indivíduos adultos, as proporções normais de células no liquor geralmente variam de 28 a 96% de linfócitos, 16 a 56% de monócitos e 0 a 7% de neutrófilos. Outros segmentados como os eosinófilos, células ependimais e histócitos raramente são observados.
Mas quando realizar a contagem diferencial?
Após a centrifugação do material, desprezando o sobrenadante, com auxilio de um capilar transfere-se um pouco da amostra para a câmera de Fucs Rosenthal e procede-se com a observação na objetiva de 40X . A partir daí deve-se contar o total de leucócitos . A contagem é realizada se na preparação forem observadas mais de 5 células no adulto e mais de 6 células em crianças e recém-nascidos. Em casos com baixa celularidade, isto é, com valores inferiores aos padronizados relatar no laudo que a “contagem diferencial foi prejudicada pela baixa celularidade”.
No liquor fazemos duas contagens: a global e a diferencial. No caso da contagem global com baixa celularidade e superior ao determinado deve-se contar todos os quadrantes da câmara de Fucs Rosenthal e dividir por 3,2 para encontrar um valor final. Isto vale também para a contagem de hemácias. Nos achados com intensa celularidade deve-se contar um quadrante, multiplicar por 256 e dividir por 3,2 (1 quadrante x 256 / 3,2).
A contagem diferencial deve ser realizada em lâmina microscópica, fazendo um esfregaço ou traços paralelos ou circulares. Deixa-se secar, fixa-se com álcool e cora-se com panótipo. Após o esfregaço estar seco, observa-se primeiramente em objetiva de 40x e em objetiva de 100x. A contagem é feita em 100 células, são contados e relatados ou leucócitos monomorfonucleares (linfócitos e monócitos) e polimorfonucleares(neutrófilos e eosinófilos). Deve ser relatado a presença de leveduras, caso seja encontrado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais