Buscar

Administração de Materiais: Conceito e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEITO, IMPORTÂNCIA, FUNÇÕES, INTERRELACIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS.
1- Área da administração que procura assegurar o contínuo abastecimento dos materiais necessários ao funcionamento de todas as unidades da organização. 
2- Para diminuir os custos e para que o seu produto seja competitivo no mercado, o abastecimento deve se processar atendendo a 3 requisitos básicos: 
A) Qualidade produtiva; 
B) Prazo de entrega; 
C) Menor custo de aquisição 
3- Devido a empresa não ser autossuficiente, não tendo condições de produzir todos os bens e serviços de que necessita, a administração de materiais torna -se fundamental na estrutura organizacional como a unidade incumbida de adquirir ou contratar fora t ais bens e serviços, centralizando as aquisições para obter o melhor preço e melhor qualidade. 
4- O serviço da administração de materiais inicia-se, geralmente, quando uma unidade requisita o material ou serviço que necessita. 
5- Posteriormente a administração de materiais entrega o material necessário solicitado pela unidade 
6 - A administração mercadológica efetua estudos e/ou pesquisa mercadológica e, mediante os resultados , prevê as vendas; 
7- A administração da produção, com base n as previsões da área mercadológica, realiza o planejamento dos materiais necessários para a fabricação; 
8- Administração financeira verifica s e existem recursos para atender a produção e a compra dos materiais necessários; 
9- A administração de materiais adquire os materiais necessários á produção, vendas e as demais unidades organizacionais. 
10- Os materiais representam investimento de capital às vezes, muito elevado e uma boa gerência na área trará redução de custos e um aumento nos lucros da empresa. 
11- Funções: compra, transporte, recebimento, armazenagem, fornecimento, conservação, controle de estoque. 
12- Compra e transporte - geralmente as organizações possuem uma unidade para desenvolver estas funções, cabendo a esta: 
- a aquisição de bens e contratação de serviços; 
- o controle do transporte dos materiais adquiridos; 
- a manutenção de um cadastro de fornecedor, mantendo-se atualizado em relação aos preços e aos novos fornecedores, que podem estar trazendo melhores produtos às vezes com um custo menor. 
- o acompanhamento do transporte dos materiais adquiridos é feito desde a saída dos fornecedores até a recepção na empresa, levando-se em consideração as condições desegurança e o rigoroso cumprimento das datas de entrega. 
- pode ser que a empresa tenha uma frota de veículos, tendo em sua estrutura uma unidade de transporte 
13- Geralmente as fun ções de re cebimento, armaz enagem, conservação e distribuição de materiais são desenvolvi das pelo almoxarifado da empresa. Algumas organizações possuem subalmoxarifados; 
14 Há 2 tipos de controle de estoque: o finanaceiro e o físico. O controle financeiro está estritamente relacionado com a contabilidade. o controle físico abrange a verificação e fiscalização do volume, da qualidade e da rotação dos estoques 
 
OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL 
1- PREÇOS BAIXOS- com isso reduzimos os custos operacionais e aumentaremos o lucro 
2- ALTO GIRO DE ESTOQUE – quanto menor for o estoque em relação às vendas menor será o capital preso a ele, havendo maior eficiência na aplicação deste, de modo que o retorno sobre o investimento será maior e o custo de armazenagem menor .
3- BAIXO CUSTO DE AQUISIÇÃO E POSSE – para serem baixos é necessário a organização comprar nas quantidades certas. Aquisição em grandes quantidades reduz o custo de aquisição, porém aumentam os custos de manutenção. O adequado manuseio e armazenamento de materiais também reduz os custos . 
4- CONTINUIDADE DE FORNECIMENTO - se não houver fornecimento de material aumentam os custos de produção ( pagamento de pessoal e manutenção de máquinas paradas ); podendo provocar até a paralização total da organização. 
5- CONSISTÊNCIA DE QUALIDADE – a qualidade do produto final depende da boa qualidade das matérias-primas adquiridas pela administração de material 
6- RELAÇÕES FAVORÁVEIS COM OS FORNECEDORES - com isso pode-se conseguir serviços extras, cooperação em projetos de redução de custos e assim por diante. a cooperação do fornecedor será fundamental quando em certas situações ser necessário o cancelamento de pedidos ou um fornecimento extra 
7- BONS REGISTROS – desencorajam a corrupção, facilitam estudos, o planejamento e o controle. 
8- BAIXOS CUSTOS COM PESSOAL - executar o trabalho somente com as pessoas certas, nos lugares certos. 
9- PADRONIZAÇÃO- menos itens e de acordo com a necessidade organizacional, com adequadas especificações, reduzindo-se o trabalho de controle

Outros materiais