Buscar

TRAB TESTE DE HIPOTESES E SIGNIFIÇANCIA ESTATÍSTICA

Prévia do material em texto

TESTE DE HIPOTESES E SIGNIFIÇANCIA ESTATÍSTICA
O teste de hipótese e um método estatístico que auxilia para tomada de decisão em uma seriem de problema. As duas principais virtudes deste método são as possibilidades de estabelecermos uma regra, uma valoração numérica aos possíveis erros que ela induzira no momento que aplicarmos o erro. 
No exemplo de uma pequena amostragem de uma relação entre os números de horas de estudos por semana e a nota da prova. Poderíamos dizer que quanto maior o numero de horas estudadas maior seria o resultado da prova. No outro exemplo mostra que independente dos números de horas estudadas os alunos não foram bem na prova. 
Ao analisar esses exemplos sobre as pesquisas com a escolha aleatória dos alunos os resultados podem ser diferentes em cada uma dela, uma amostra pode sugerir se maior o numero de horas, maior será a nota, a outra pode sugerir que quanto maior o número de horas estudadas o desempenho na prova pode piorar. Devemos notar que mesmo a população demonstre um relacionamento a amostra retirada pode não refletir essas relação verdadeiras, Podem ser nula ou alternativa assim precisamos de algum meio para avaliar a probabilidade de que a amostra selecionada seja um retrato fiel da população e dar certeza nos resultados . 
O teste de hipóteses e visto muitas vezes como uma competição entre duas hipóteses, entre a nossa hipótese de pesquisa e a outra afirmação denominada de hipótese nula.No entanto devemos ser capaz de ver que mesmo quando não existe relacionamento entre as duas variável na população,temos a possibilidade de que uma que já ocorreu seja verdadeira. 
O critério de decisão é baseado na estatística de teste, De uma forma bem genérica e intuitiva podemos dizer que a estatística do teste mede a discrepância entre o que foi observado na amostra e o que seria esperado se a hipótese nula fosse verdadeira. Rejeitaremos a hipótese nula se o valor da estatística de teste for grande, o que traduziria uma discrepância entre os dados. Na prática para se decidir quão grande é o valor da estatística de teste é necessária a comparação entre o valor obtido e o valor estabelecido em uma distribuição hipotética de dados. Pequenas diferenças podem ser devido ao acaso em função da variabilidade dos dados; quanto maior a diferença menor é a probabilidade do acaso para sua explicação.
Conclui-se que o teste de hipóteses não se limita a investigar o relacionamento entre duas variável e sim de uma amostragem da população em geral e sabermos qual será o resultado nulo e verdadeiro ou alternativo. 
Resumo de estatística cap. 4
Teste de hipóteses. 
ALUNA: ALICE JORDÃO 
PROF: GUSTAVO 
SALA: 403 
ADM 3º PERIODO- NOITE

Continue navegando