Buscar

aps projeto

Prévia do material em texto

FMU FIAM FAAM
HAYANNE ARAUJO LIMA
INQUIETAÇÃO TEÓRICA E ESTRATÉGICA PROJETUAL
Rafael Moneo
São Paulo
2018
Arquiteto: Álvaro Siza
Máximo representante da arquitetura engajada com o popular, com a construção tradicional;
Siza corresponde ao que é contingente, inesperado sem esquecer o valor da busca da origem da arquitetura. É como se na obra de Siza descobríssemos o mais essencial, aquilo que caracteriza o fenômeno arquitetônico com mais força;
Ele parece simplesmente pretender que seu trabalho “exale” arquitetura;
Ele trabalha reconhecendo a realidade. Está atento a paisagem, aos materiais, aos sistemas de construção, aos usos, as pessoas que ocuparão o construído.
 Ao lermos o capítulo referente ao arquiteto Álvaro Siza podemos ver que existe uma ampla ligação com o nosso projeto do Parque Biblioteca, pois temos conhecimento de que Siza utiliza pátios em seus projetos e leva em consideração o entorno e o urbanismo. Também faz a utilização de materiais diferentes como foi o caso do concreto e do metal utilizados na Casa Manoel Magalhães. Ele possui uma certa delicadeza e preocupação entre a comunicação de ambientes tanto o lado interno quanto o externo, para que haja uma certa conversa entre ambos. 
 Em nosso projeto, tivemos com partido arquitetônico e inspiração a Biblioteca Ana Maria Matute localizada na Espanha.
 A biblioteca faz o uso de materiais com concreto e estrutura em aço e vidro para que haja uma comunicação com o espaço interno e externo.
 Nosso projeto possuí dos prédios em formato de “L”, um sendo para a área administrativa e salas de aula, e o outro seria o anfiteatro com os acervos. Utilizamos o concreto no prédio menor e onde era exigido um pé direito maior fizemos a utilização do aço. Assim como na biblioteca de inspiração temos uma parte do prédio em vidro que possibilita a comunicação interna com a externa, para que quem esteja dentro do prédio de leitura se sinto confortável tendo uma visão da área urbana do projeto e para que aja uma certa ligação entre área construída e área livre, assim como Siza se preocupava em seus projetos para que ambos conversassem entre si, nós também tivemos esse “cuidados”, e assim como ele aproveitamos para criara pátios entre as áreas de ligação entre ambientes.
Nossa área urbana foi pensada com todo o cuidado, para que os usuários tivessem um maior proveito da área, então instalamos algumas mesas com dama e xadrez, uma área para crianças com brinquedos, e vários bancos e árvores espalhados para que houvesse um a interação entre os usuários, Siza possui essa preocupação com quem irá utilizar a área construída, sendo trazer o melhor.
�

Continue navegando