Buscar

Gabarito do questionario da AV2- 2014.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Neuroanatomia
Professora: Beatriz Cardoso
Fundamentos de Neuroanatomia
GABARITO DO QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA A AV2 DE FUNDAMENTOS DE NEUROANATOMIA 
Defina anatomia
R: Anatomia humana é a ciência que se dedica ao estudo da estrutura do corpo humano. A palavra anatomia tem origem grega e significa “cortar em partes” ou dissecar. Em seu sentido mais amplo, a anatomia estuda o corpo macro e microscopicamente. Atualmente, utilizamos o termo morfologia para englobar os aspectos macroscópicos (anatomia) e os microscópicos (histologia, citologia, embriologia e ciências afins) do corpo huma
Fundamentos de Neuroanatomia
A. Monstruosidade
(C) É uma alteração, congênita ou adquirida,dopadrãode normalidade de uma estrutura que causa prejuízo à função.
B.Normalidade
(D) É um pequeno desvio do aspecto anatômico normal de uma estrutura sem que haja prejuízo a função.
C.Anomalia
(A) é uma anomalia tão acentuada que interfere no desenvolvimento do corpo sendo incompatível com a vida.
D. Variaçãoanatômica
(B) Define a estrutura mais frequente, ou seja, queéencontradano mais alto número ou na mais alta percentagem, estatisticamente significativo, de indivíduos da espécie humana.
2. Correlacione
Fundamentos de Neuroanatomia
3. Descreva a posição anatômica
R: A posição anatômica é o padrão de referência para se estudar o corpo humano como um todo ou suas partes. O indivíduo está ereto (em posição ortostática), com os membros superiores pendentes naturalmente, adjacentes ao corpo, de cada lado do tronco, com o olhar fixo no horizonte, face voltada para frente, palmas para frente com os dedos justapostos, membros inferiores unidos, com os pés juntos e com as pontas dos dedos também dirigidas para frente.
Fundamentos de Neuroanatomia
4. Denomine as estruturas referenciadas pelas setas:
Fundamentos de Neuroanatomia
5. Defina
- Neurônio: Os neurônios são células que se comportam como as unidades estruturais e funcionais básicas do sistema nervoso, especializadas em responder a estímulos físicos e químicos, conduzir impulsos e liberar mediadores químicos específicos. 
- Neuróglia: ou células da glia, são células de sustentação do sistema nervoso que auxiliam os neurônios em suas funções. São representadas pelas células de Schuwann , pelos oligodendrócitos, astrócitos e células ependimárias.
- Gânglio: Os gânglios são dilatações constituídas principalmente por corpos de neurônios na parte periférica do sistema nervoso.
- Nervo: Na parte periférica do sistema nervoso, as fibras nervosas se agrupam em feixes dando origem aos nervos. Os nervos estabelecem comunicações entre os centros nervosos superiores e os órgãos da sensibilidade e os efetores. Possuem fibras aferentes e eferentes.
- Sinapse: A sinapse é responsável pela transmissão unidirecional dos impulsos nervosos. As sinapses são locais de contato entre os neurônios ou entre neurônios e outras células efetoras. A função da sinapse é transformar um sinal elétrico (impulso nervoso) do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica. 
Fundamentos de Neuroanatomia
6. Complete as lacunas
Fundamentos de Neuroanatomia
7. Maria, gestante, ao fazer o exame de ultrassonografia às 12 semanas de gestação foi informada que seu bebê possui indícios de hidrocefalia. Muito assustada com o quadro informado, procurou um psicólogo para que saiba lidar com patologia apresentada pelo seu filho. O que podemos dizer a Maria sobre a hidrocefalia? 
R: A hidrocefalia é uma patologia ocasionada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano no espaço subaracnóide (entre a pia-mater e a aracnoide-mater). Este acúmulo pode ocorrer por maior produção do líquor, pela redução da absorção do líquor ou pela obstrução de algum canal de passagem do líquor. Porém Maria deve-se manter calma e confiante porque a hidrocefalia tem tratamento e seu filho, se tratado, terá desenvolvimento absolutamente normal.
8. O que é trato extrapiramidal?
R: Designa o conjunto dos principais tratos motores que comandam os movimentos automáticos e aprendidos, a regulação do tônus muscular e a regulação da postura.
9. Márcio, um jovem motociclista sofreu um grave acidente. Por estar sem capacete e devido ao trauma da queda Márcio machucou muito a cabeça, apresentando sintomas tais como dificuldade de respirar e vômitos em um primeiro momento. Após alguns meses de recuperação Márcio já respirava sem dificuldades e os episódios de vômito não aconteceram mais. Qual estrutura foi lesionada no trauma?
R: Bulbo
Fundamentos de Neuroanatomia
 10. O cerebelo apresenta “pontes” de ligação com demais partes do encéfalo as quais chamados de pedúnculos. São três os pedúnculos cerebelares, o superior, o médio e o inferior. Com quais estruturas cada um desses pedúnculos se liga?
R: Pedúnculo cerebelar superior: mesencéfalo; pedúnculo cerebelar médio: ponte; pedúnculo cerebelar inferior: bulbo e medula espinhal.
11. Nélia, mãe do pequeno Pedro, começou a observar que as crianças de idade inferior a dele já sem mantinham de pé, apresentavam um melhor controle de tônus muscular e movimentos voluntários, todos ligados a aprendizagem motora. Ao procurar um médico, descobriu-se que Pedro apresentava lesões em uma estrutura do sistema nervoso central. De qual estrutura estamos falando?
R: Cerebelo.
12. Marque a alternativa correta:
R: B. Os componentes anatômicos importantes do hipotálamo são: os corpos mamilares, o quiasma óptico, o túber cinéreo e o infundíbulo.
:
Fundamentos de Neuroanatomia
13. Mohammed Ali, famoso pugilista norte-americano, após carreira de muito sucesso e polêmica foi diagnosticado com Mal de Parkinson. Além disso, relata dificuldades em recordar fatos ocorridos no passado. Ambos os quadros foram associados a recorrência de traumas na cabeça. Como pode-se explicar isto?
R: A explicação para o fato está relacionada à traumas ocorridos em estruturas do sistema nervoso central devido à recorrência de traumas na cabeça. O mal de Parkinson está ligado à lesões dos neurônios da susbstância nigra do mesencéfalo, a qual produz dopamina que mais tarde será quebrada em adrenalina e noradrenalina, estimulantes do SNC. Já a dificuldade com memórias tardias está ligada à lesão de córtex cerebral.
14. O que são fibras de associação?
R: São fibras que interligam neurônios dentro do córtex cerebral.
15. Quais são os lobos mais importantes do telencéfalo?
R: Lobo frontal, lobo parietal, lobo temporal e lobo occipital.
16. A quais funções está ligado o lobo frontal do telencéfalo?
R: Sensitivas e motoras
Fundamentos de Neuroanatomia
17. Marque a alternativa correta a respeito da principal classificação estrutural do córtex:
R: C. Denomina-se divisão de Brodmann
18. Qual é a principal função do sistema límbico?
R: Controle emocional
19. Sabe-se que o hipotálamo está ligado aos processos comportamentais primários. Diga quais são eles e porque são classificados desta forma.
R: São classificados desta forma por estarem ligados à sobrevivência do indivíduo ou da espécie. São a fome, a sede e o sexo.
20. Qual é a importância das conexões eferentes do sistema límbico?
R: através delas, este sistema participa dos mecanismos efetuadores que desencadeiam o componente periférico e expressivo dos processos emocionais e, ao mesmo tempo, controlam a atividade da parte autônoma do sistema nervoso.
Fundamentos de Neuroanatomia
21. Qual é a estrutura que pode ser dita como efetuadora das manifestações emocionais?
R: O mesencéfalo
22. As barreiras encefálicas podem ser conceituadas como sendo dispositivos que impedem ou dificultam a passagem de substâncias do sangue para o tecido nervoso, do sangue para o líquido cerebrospinal ou do líquido cerebrospinal para o sangue. Em última análise, são dispositivos que dificultam a troca de substâncias entre o tecido nervoso e os diversos compartimentos de líquido da parte central do sistema nervoso. Quais são elas e suas funções?
R: Barreira hemoencefálica
– filtra as substâncias que passam entre o sangue e tecido nervoso; barreira hemoliquórica – filtra as substâncias que passam entre o sangue e o líquor; barreira líquor encefálica - filtra as substâncias que passam entre o líquor e o tecido nervoso.
23. Descreva as funções dos nervos óptico, facial e trigêmeo.
R: II nervo óptico: nervo exclusivamente sensitivo, que conduz impulsos visuais; VII nervo facial – nervo motor responsável pela musculatura facial mímica (expressiva); V nervo trigêmeo – nervo misto, sendo seu componente sensitivo mais consideravelmente maior. Está diretamente relacionado a sensibilidade da cabeça e seus órgãos, particularmente a língua e a mastigação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando