A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Peste Negra

Pré-visualização | Página 1 de 1

Peste Negra
1.O que é peste negra
A peste negra (peste bubônica) é a doença responsável por ter dizimado um terço da população europeia no século XIV. Causada pela bactéria Yersinia pestis, suas principais características são o surgimento de manchas negras e bolhas na pele.
2.Causas e Tipos
A peste negra é causada pela bactéria Yersinia pestis e pode apresentar sintomas diferentes dependendo do local onde se aloja.
Apesar de ser conhecida como peste bubônica, esta é apenas uma das classificações da doença. A classificação é feita de acordo com o local afetado.
3.transmissão
Especialistas acreditam que a bactéria, que tinha como hospedeiras as pulgas de roedores, começou a atacar a população humana quando os ratos infectados morreram e as pulgas passaram a pular e picar as pessoas, principalmente na virilha e axilas. Havia, inclusive, pulgas que se alojavam nas roupas dos seres humanos enquanto procuravam outro animal para se alimentar, uma vez que os ratos também morriam rapidamente pela doença.
4.Sintomas da peste negra
Os sintomas da peste negra variam de acordo com a sua classificação, mas alguns sintomas são universais para todos os tipos. São eles:
Febre alta (até 40ºC);
Vômito com sangue;
Dor de cabeça;
Dores no corpo;
Fraqueza.
5.diagnosticos
Para diagnosticar a peste negra, é preciso investigar as secreções do paciente. Para isso, o médico recolhe amostras dos líquidos dos bubões, pus, sangue ou saliva, e as deposita em um meio de cultura para uma análise microscópica e bioquímica.
6.tratamento
O tratamento é feito com antibióticos e há a necessidade de isolamento durante cerca de 6 dias. Pessoas que convivem com o paciente também devem ser examinadas.
7.medicamento
Os antibióticos que se mostraram eficazes contra a Yersinia pestissão:
Estreptomicina;
Tetraciclina;
Cloranfenicol;
Gentamicina;
Doxiciclina.