Buscar

processos psicológicos da educação semana 1 univesp

Prévia do material em texto

Explique os conceitos de egocentrismo e socialização e estabeleça a relação dos mesmos na construção da personalidade.
Sua Resposta:
O egocentrismo está associado a uma compreensão do mundo centrada no interesse extremo de satisfazer suas próprias necessidades.
Nesta perspectiva, um indivíduo egocêntrico pauta suas representações de mundo a partir de uma perspectiva individual, podendo promover uma distorção da realidade e dificultar a construção de empatia com outras pessoas.
A socialização é o processo através do qual adquirimos conceitos e normas sociais e culturais por meio da relação com os outros, assegurando ao indivíduo meios de compreensão da realidade na qual está inserido e aquisição de formas de comportamento socialmente aceitáveis.
Tanto o Egocentrismo como a socialização são importantes para a personalidade do indivíduo pois trabalham na construção da moralidade, na busca da satisfação das necessidades individuais e pelo equilíbrio nas relações sociais. 
O egocentrismo caracteriza-se pelo predomínio absoluto do eu, quando todo o universo é compreendido pela criança com base em seu ponto de vista exclusivo. Tudo gira em torno dela. No estado de socialização plena, o indivíduo interage com a realidade que o cerca segundo categorias de julgamento elaboradas coletivamente. A personalidade encontra-se verdadeiramente estruturada quando se dá a plena integração do indivíduo à coletividade, ou seja quando atinge a socialização plena.
 
Pergunta 2
3 / 3 pts
Explique por que, na concepção de Piaget, a coação dificulta a socialização:
Sua Resposta:
A interação social define nossas ações no mundo e, de acordo com Piaget, os indivíduos devem se relacionar com os outros de maneira equilibrada, o que pressupõe compartilhar os mesmos estágios de desenvolvimento.
No caso da coação estão presentes elementos de autoridade e prestígio, o que implica não haver diálogo neste tipo de interação social uma vez que neste caso um indivíduo é coagido por outro.
Nesse sentido a coação dificulta a socialização, pois impede a conquista da autonomia pelo indivíduo ao contrário da cooperação, que permite a construção de relações sociais que contribuem para a construção da autonomia. 
Porque a coação alimenta a tendência natural da criança ao respeito unilateral, o que reforça o egocentrismo infantil e dificulta a socialização.
 
Pergunta 3
2 / 2 pts
No desenvolvimento do senso de justiça em direção à autonomia é necessário:
Correto!
 A existência de parâmetros internos de julgamento 
 A imposição de valores por adultos 
 A existência de um artifício moralmente condenável 
 A exterioridade das regras e normas 
 A subordinação à autoridade de adultos 
 
Pergunta 4
2 / 2 pts
Em relação aos esquemas de equilibração, aponte o que é Falso (F) e o que é Verdadeiro (V):
A acomodação é o ajustamento ou modificação de um esquema de conhecimento em função das peculiaridades e dos traços diferenciais do objeto.
A equilibração comporta os processos de desequilíbrio e de reequilíbrio.
A assimilação representa a tentativa de conhecer o objeto com base nos referenciais cognitivos já existentes.
O equilíbrio de um esquema é o ponto de partida potencial de um novo processo, abrindo as portas a novas perturbações potenciais.
 as 4 estão corretas
O estudante ama o mundo e, por isso, cabe ao professor ser capaz de orientar esse amor a objetos de prazer para o estudante. Explique a relação professor-aluno na abordagem psicanalítica explorada na videoaula.
Sua Resposta:
Segundo a abordagem psicanalista a relação professor-aluno está implicada uma relação afetiva, amistosa, a qual possibilitará que outras "ações" ou comportamentos sejam desenvolvidos no aluno, como: a confiança, a valorização de si próprio e do próximo, atitudes de amor ao próximo, etc. Segundo Freud, isso tudo só é possível com a afetividade. É ela que ajudará o aluno a se descobrir e a se redescobrir e o educador, como mediador e não participante de sua convivência familiar, poderá encontrar espaço para intervir positivamente na vida dessa criança.
A relação professor aluno, historicamente se baseou muito na construção de uma hierarquia de saberes. O saber do alunado, muitas vezes se passou despercebido, e colocando o mesmo a aprender conteúdos e temas, externos a realidade vivenciada pelo mesmo. Esse processo, externalizou ao sistema educacional atual, uma defasagem no ensino, levando o mesmo a parecer muitas vezes, desinteressante pro aluno, já que é de se imaginar que quando os conteúdos não conseguem ser aplicados a exemplos práticos, gera a ideia de pra que eventualmente é necessário o aprendizado sobre algo externo ao que se presencia.
Logo a uma crítica estabelecida a esse padrão na relação, que torna os sujeitos cada vez mais mecanizados no processo de construção de saberes, apenas levando-os a reproduzir um padrão já apresentado. Se olharmos de outro ângulo, uma boa maneira de desconstruir esse caminho errado, é resinificando a relação entre aluno e professor, como um processo colaborativo de conhecimento, onde o olhar sobre o mundo do aluno, tenha espaço em sala de aula, em exemplos e práticas vivenciadas de conteúdos teóricos.
A abordagem psicanalítica considera que a relação professor-aluno é amorosa. O estudante ama o mundo e abre mão da própria vontade para que o professor possa ensiná-lo. Além disso, a relação professor-aluno comporta uma relação transferencial em que o aluno identifica no professor o pai ou a mãe.
A relação professor-aluno é amorosa e comporta uma relação transferencial (identifica o pai ou a mãe no professor).
 
Pergunta 2
1,5 / 2.5 pts
Considerando o processo de sublimação, na fase de vida infantil, discuta a afirmação: “Ao trabalhar os conteúdos escolares, o professor pode ter a sublimação a seu favor e, é claro, a favor do crescimento intelectual e social do aluno.”
Sua Resposta:
O trabalho do profissional de educação visa desenvolver todos os aspectos da vida do educando de forma a fortalecer e ampliar o seu desenvolvimento. 
A prática educacional, requer um olhar atento as respostas de aprendizagem que estão sendo dadas pelos alunos, sendo que desta forma é possível identificar traços de aprendizagem a serem fortalecidos. 
A passagem de um nível de aprendizagem para outro requer recursos que possibilitem a mesma, bem como ações que visem fortalecer o conhecimento já existente e aquele que esta se formando.
A sublimação é entendida como um deslocamento de libido para fins socialmente aceitáveis. A energia reprimida deslocada pode se redirecionar para as atividades escolares, criar envolvimento e interesse de saber, de aprender.
Na sublimação a energia reprimida deslocada pode se redirecionar para as atividades escolares.
 
Pergunta 3
2,5 / 2.5 pts
Os críticos da Psicanálise enfatizam que sua transposição para a educação seria uma irracionalidade, porque
abriria caminho para práticas não científicas e o abandono dos conteúdos escolares.
Contribuiria para psicologizar a escola, ou seja, aplicar os fundamentos da psicanálise sem considerar os fatores escolares.
Contribuiria para relegar a um plano secundário o papel político e social do educador.
 Todas estão corretas 
 
Pergunta 4
2,5 / 2.5 pts
Considere a afirmação de Cunha : “O professor que compreende a Psicanálise está à frente dos demais” porque:
Pode conhecer, ou ao menos supor, o que passa com seu aluno nas diferentes fases do desenvolvimento.
Tem em mãos um quadro de referências que fornece um panorama sobre a vida psíquica do aluno.
Pode, com base em um olhar clínico, identificar neuroses específicas e auxiliar o aluno a superá-las
 I e II estão corretas 
Nas últimas décadas, passou-se a entender a Psicologia da Educação como uma disciplina ponte entre a área da psicologia e a área da educação. Considerando esta afirmação e as leituras e estudos de sala de aula, explique porque a Psicologia da Educação é uma disciplina ponte.
SuaResposta:
A Psicologia da educação é considerada uma disciplina ponte, porque “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo à tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”.
O profissional que atua no contexto da educação tem dentre outras funções -como prevenir e remediar,- a tarefa de promover o educando. Investigando no sentido de adquirir maior compreensão e eficiência do processo ensino aprendizagem.
Porque é uma área de conhecimento que se situa entre os conhecimentos específicos da educação e os conhecimentos específicos da psicologia, estabelecendo uma ponte que considera as contribuições de estudos das duas áreas sem abrir mão da especificidade das condições e dos saberes presentes nos contextos escolares.
 
Pergunta 2
1,5 / 2.5 pts
Leia o texto com atenção:
“Nessa caracterização do desenvolvimento, ‘acredita-se que mesmo que a aprendizagem e o desenvolvimento não sejam processos idênticos, a aprendizagem pode tornar-se desenvolvimento’. Partindo dessa concepção, a aprendizagem - e o ensino - é uma condição necessária, um motor essencial ao desenvolvimento”. (Salvador, 1999).
O texto acima traz as características da teoria sócio-interacionista de Vygotsky ou de Piaget? Justifique.
Sua Resposta:
Para este pesquisador, aprendizagem e desenvolvimento distinguem-se entre si, mas aprendizagem é muito importante para a modificação e desenvolvimento do homem. Segundo sustenta, uma criança pode nascer com condições de falar, ou seja, de se desenvolver. Porém, só se desenvolve a fala com o aprendizado da língua, o que vem dos pais, da sociedade e, fundamentalmente, do ensino com o professor. O papel do professor é, assim, mais ativo do que aponta Piaget. 
Conforme Vygotsky, o ensino não se subordina à aprendizagem, ao desenvolvimento do intelecto Porém, ambos se alimentam.
Traz as características da teoria sócio-interacionista de Vigotski, pois a aprendizagem antecipa-se ao desenvolvimento ao permitir que se avance de modo prospectivo, ou seja, antecipando processos que ainda estão em um nível potencial.
 
Pergunta 3
2,5 / 2.5 pts
Sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) pode-se afirmar:
É o lugar onde, graças aos suporte e à ajuda dos outros, pode desencadear-se o processo de construção, modificação, enriquecimento e diversificação dos esquemas de conhecimentos orientados pelo processo de equilibração.
É a distância entre o nível de resolução de uma tarefa que uma pessoa pode alcançar atuando independentemente e o nível que pode alcançar com a ajuda de um parceiro mais competente ou experiente nessa tarefa. 
É um espaço dinâmico, em constante mudança em que o aprendizado de hoje pode ser o conhecimento de amanhã que permitirá mais um novo avanço na aprendizagem.
 Somente I está correta 
 Somente II está correta 
 Somente III está correta 
Correto!
 Somente II e III estão corretas 
 I, II e III estão corretas 
 
Pergunta 4
2,5 / 2.5 pts
Leia com atenção.
Para Vigotsky, a escola tem uma função essencial na construção do pensamento abstrato.
O percurso, o caminho, do desenvolvimento humano sé dá de fora para dentro, do mundo social para o mundo individual.
Para Vigotsky, o desenvolvimento biológico dos indivíduos promove a aprendizagem.
 Somente I está correta 
 Somente II está correta 
 Somente III está correta 
Correto!
 Somente I e II estão corretas

Continue navegando