Buscar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- quim pratica 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Disciplina: Química Geral
Profª: Simone Rodrigues
Semestre 2013.2
RELATÓRIO DE QUÍMICA
Aula Prática 1
CONHECENDO OS MATERIAIS
(VIDRARIAS E SISTEMAS)
ALUNOS: ALAN CLÁUDIO, CAROLINE LIMA, EMELY TRAJANO, MARIA SAMPAIO.
1. INTRODUÇÃO
Quando se trata de algumas questões químicas poucos sabem da história de como se sucedeu tal assunto, seja qual for. Quanto às vidrarias não é diferente, a vidraria antiga é um assunto ainda pouco conhecido: os Romanos já utilizavam os sobrados em vidro para criar seus próprios utensílios. Estas vidrarias são geralmente de vidro ou cristal sendo mais precisas já que não reagem com as substâncias nelas contidas, seu vidro é temperado sendo assim suporta temperaturas elevadas. Sua importância está em laboratórios, tanto de química como física e biologia, possibilitando os estudos experimentais de cada composição das substâncias e de como agem com o ambiente. 
Dos materiais que são de vidros e sua finalidade podemos citar: -Tubos de ensaios: utilizado para efetuar rações químicas em pequena escala; -Béquer: instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos; -Erlenmayer: Tem as mesmas finalidades que o béquer ao fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material; - Proveta: Frasco com graduações destinados a medidas aproximadas de volumes de líquidos; -Pipetas graduada e volumétricas: Medida precisa de volumes de líquidos, e respectivamente uma utilizada para escoar volumes variáveis e outra para escoar volumes fixos; - Balão Volumétrico - utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. O traço de aferição é uma marca no colo do balão com a qual deve coincidir a parte inferior do menisco; -Bureta - Equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos. Permite o escoamento do líquido e é muito utilizada em titulações; -Funil - Utilizado na transferência de líquidos de um frasco para outro ou para efetuar filtrações simples; -Vidro de Relógio - Usado geralmente para cobrir béquer contendo soluções, pesagem de sólidos e finalidade operações diversas; -Bastão de Vidro - Usado na agitação de misturas, transferência de líquidos, auxiliar na filtração e outras operações químicas; -Funil de Separação - Equipamento para separar líquidos não miscíveis; -Kitassato - Frasco de paredes espessas, munido de saída lateral e usado em filtração à vácuo; -Dessecador - Utilizado no armazenamento de substâncias quando se necessita de uma atmosfera com baixo teor de umidade. Também pode ser utilizado para manter as substâncias sob pressão reduzida; -Condensador - Equipamento destinado à condensação de vapores em destilações ou aquecimento.
Sistema de titulação; Sistema funil de separação; Sistema de aquecimento; Sistema de agitação; Sistema de destilação, Sistema de filtragem rápida, Sistema dissecador, Sistema de centrifugação e Sistemas de balanças.
E também o fundamental para que tudo ocorra bem no uso do laboratório é a presença de equipamentos de proteção como vistos: Extintor de incêndio; chuveiro; saída de emergência e capela de exaustão.
Todo esse conhecimento e reconhecimento é preciso para uso futuro em laboratório, de todo e qualquer material nele presente.
OBJETIVO:
Conhecer os materiais, sistemas e equipamentos que iremos utilizar nas demais aulas práticas de química.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Foi-se elaborado um pré-laboratório constado em ata de cada aluno presente, o qual a professora verificou que o mesmo fora feito, após a apresentação das vidrarias e sistemas, respondeu-se um pós-laboratório contendo três questões. Conheceu-se as vidrarias e sistemas e em seguida ao término foi-se solicitado pela professora um relatório da primeira aula em laboratório ocorrida em uma quarta-feira dia 06 de novembro de 2013. Nenhum material foi utilizado, apenas a transmissão de conhecimentos das vidrarias e sistemas.
Questões do pós-laboratório:
1)Qual ou quais são as vidrarias utilizadas para medir ou transferir volumes?
R: Proveta, pipetas volumétricas e graduadas, balão volumétrico, bureta e funil.
2) Quais os equipamentos de proteção coletiva você identificou no laboratório?
R: Extintor, chuveiro, saída de emergência, e capela de exaustão.
3) Cite quais sistemas você conheceu durante a aula. Escolha um sistema e diga para que serve cada vidraria.
R: Sistema de titulação; Sistema funil de separação; Sistema de aquecimento; Sistema de agitação; Sistema de destilação, Sistema de filtragem rápida, Sistema dissecador, Sistema de centrifugação e Sistemas de balanças.
DESTILAÇÃO SIMPLES:
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
Processo de destilação
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Obtivemos êxito em conhecer, e saber cada finalidade, utilidade das vidrarias e sistemas apresentados pela professora de Química Simone Rodrigues em laboratório.
Quadros exemplificando:
Fonte: Química primeiro ano.
4. CONCLUSÃO
Considera-se importante o conhecimento de todos os materiais e sistemas que se encontram nos laboratórios. Para com o devido fim de executar ótimos experimentos levando-nos a cada vez mais estar aptos no exercício de trabalhos cautelosos e que exige atenção.
5. REFERÊNCIAS
(http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2/)
(http://quimicano1anoconego.blogspot.com.br/p/laboratorio-de-quimica.html)
(http://xfilesmisterioso.blogspot.com.br/2011/02/o-despertar-dos-magicos-17-vidraria.html)
(http://www.infoescola.com/quimica/destilacao-simples/)
Todos acessados em 06/11/13

Continue navegando