Buscar

AV HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 2018 8

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1334_EX_A7_201801089396_V1 
	13/08/2018 18:14:46 (Finalizada)
	Aluno(a): KELCIANE DE LOURDES RODRIGUES
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL1334 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
	201801089396
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(Mackenzie) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
		
	
	e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.
	
	b) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
	
	a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.
	
	d) acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.
	 
	c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
	
Explicação:
O Iluminismo valorizava o conhecimento e foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, sistema que possuía características semelhantes às estruturas feudais, influenciado pela Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura do pensamento racional quando este ameaçava o domínio da Igreja.
Portanto, a única proposição correta é a C: ¿criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos¿.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Costuma-se dizer que Rousseau, na educação, fez uma revolução copernicana. Constatamos tal afirmativa, na seguinte opção:
		
	
	Rousseau recusou qualquer tipo de saber que fosse produzido pelo indivíduo.
	
	Rousseau negou os interesses pedagógicos do professor, do aluno e da escola;
	
	Rousseau neutralizou os interesses do professor e do aluno na escola;
	 
	Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor;
	
	Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no professor e não mais no aluno;
	
Explicação:
No enunciado da questão, fica evidente o papel do Rousseau na educação, que provocou uma revolução copernicana na pedagogia, assim como Copérnico inverteu o modelo astronômico, retirando a Terra do centro.
Rousseau também inverteu o modelo de educação, que antes se centralizava no professor e ele centralizou nos interesses pedagógicos do aluno e, mais que isso, ressaltou a especificidade da criança, que não devia ser encarada como mini adulto.
A única proposição correta e a penúltima: ¿Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor"
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A escola defendida no período histórico do Iluminismo deveria ser leiga e livre, independente de privilégios de classe. Essas características sugeriam a defesa de algumas ideias como:
		
	 
	educação ao encargo do Estado e gratuidade do ensino elementar (instrução pública);
	
	nacionalismo e estado teocrático
	
	ênfase nas línguas vernáculas e filosofia voltada à formação filosófica
	
	estudo exclusivamente filosófico
	 
	educação ao encargo do estado e uma escola que relacionasse aspectos religiosos e científicos
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"A partir do século XVI, devido ao prestígio acumulado, os colégios deixam de servir de abrigo para estudantes pobres, e as funções se invertem: eles se especializam como locais de ensino e em suas proximidades surgem pensões especializadas para moradia dos estudantes" (VEIGA, 2007, p.30). Com base no texto citado, é correto afirmar que nessa época:
		
	
	Os colégios não romperam com o modelo corporativo presente na Idade Média
	
	Os colégios se tornaram espaço privilegiado de atendimento educacional de meninas.
	 
	Os colégios passaram a representar um estágio para ingresso no ensino superior.
	
	Os colégios deixaram de oferecer ensino religioso e introduziram uma nova forma escolar.
	
	Os colégios passaram a atender os alunos procedentes das classes menos favorecidas.
	
Explicação:
O enunciado sinaliza que os colégios a partir do século XVI, deixam de servir de abrigo para os pobres e se tornam locais especializados de ensino direcionado para o público (aluno) com poder aquisitivo, e, nas suas proximidades deles, surgem as pensões próprias para servir de moradia a esses estudantes.
Diante dessa colocação, a única resposta é a primeira, onde os colégios passaram a representar um estágio para o ingresso no ensino superior.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Após as primeiras universidades e colégios se estruturarem na Europa, pelos séculos vindouros, será encadeado toda uma formação erudita e de caráter excludente. Ou seja, os indivíduos economicamente empobrecidos passam a ser vistos como autores da própria miséria, portanto precisam redimir-se do seu "pecado" pelo trabalho desumano. A escola não é um ambiente propício a sua natureza rude e miserável. Contrários a muitas dessas idéias, no final do século XVIII, se posicionarão alguns filósofos iluministas. Destaca-se entre esses:
		
	
	Henrique VIII como defensor do catolicismo;
	
	Marx como defensor da escola desigual;
	
	Comenius como socialista utópico;
	
	Lutero a favor do cristianismo e contra o protestantismo.
	 
	Rousseau como crítico dos valores nascentes da burguesia;
	
Explicação:
Na contextualização da questão, fica evidente que a educação é direcionada para uma classe social privilegiada e excluindo as pessoas sem poder aquisitivo, onde se estruturou as primeiras universidades e colégios na Europa e teve longa duração.
Consequentemente, esses indivíduos economicamente empobrecidos passam a ser vistos como autores da própria miséria, portanto precisam redimir-se do seu "pecado" pelo trabalho desumano. A escola não é um ambiente propício a sua natureza rude e miserável. Contrários a muitas dessas ideias, no final do século XVIII, se posicionarão alguns filósofos iluministas que não aceitam esse tipo de educação. Para eles, a escola deveria ser leiga (não religiosa), livre (independente de privilégios de classe) e universal (acessível a todos)
Nesse sentido, a única resposta que destaca esse filósofo iluminista é a primeira: ¿Rousseau como crítico dos valores nascentes da burguesia"
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O período do Iluminismo, conhecido pelo nome de "Século das Luzes", gerou inúmeras consequências para o desenvolvimento da Educação na Europa e no mundo. Sobre este período é correto afirmar:
		
	 
	Foi um movimento intelectual caracterizado pela centralidade na ciência e na racionalidade crítica do questionamento filosófico.
	
	A Escolástica foi o método que prevaleceu em suas escolas filosóficas, valorizando a ideia de silogismos, ou seja, premissas factíveis que levam a uma conclusão.
	
	Teve em seu bojo a Arte e a Estética como norteadoras e inspiradoras do conhecimento.
	
	A Igreja era respeitada como uma fonte inesgotável de saberes, centralizando em Deus toda a verdade.
	
	Revalorizava fundamentalmente saberes oriundos do Helenismo grego, bem como a ideia de família nascidas na educação romana.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O livro ¿Emílio¿ ou ¿Da Educação¿ se torna uma das principais obras do pensamento pedagógico do Iluminismo. O autor de tal obra foi:
		
	
	John Locke
	
	João Amós Comenius
	 
	Jean Jacques Rousseau
	
	Michel de Montaigne
	
	Erasmo de Rotterdam
	
Explicação:No enunciado da questão é citado o livro ¿Emílio¿ ou ¿Da Educação¿, onde está a proposta de uma pedagogia baseada no retorno à natureza, à espontaneidade do sentimento, a fim de evitar os preconceitos que corrompem a vida moral.
Nas proposições abaixo, a única que corresponde é Jean Jacques Rousseau, pois ele é o único que representa o pensamento pedagógico iluminismo.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção a citação abaixo:
Em meados do século XVIII os colégios jesuítas foram fechados por imposição das Monarquias, entre outras coisas pelas disputas políticas em torno do monopólio da educação. As elites políticas e intelectuais defenderam a ideia de que a educação moral e científica deveria ser prerrogativa do Estado, sobretudo pela necessidade de formar os quadros administrativos do governo. Por essa época, expandiu-se o movimento intelectual denominado iluminismo, que entre tantas outras propostas apresentava a necessidade de laicização do ensino e da educação escolar como fator essencial do desenvolvimento da civilização. Em geral, tornou-se consenso entre os letrados e os governantes a necessidade de associação razão e progresso. (VEIGA, 2007, p. 43)
No trecho, a historiadora Cintya Veiga analisa aquelas que são as principais características da cultura pedagógica iluminista. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta essas características.
		
	
	Cristianismo e escolástica.
	
	Laicismo e retórica.
	 
	Racionalismo e Laicismo.
	
	Paideia e escolástica.
	
	Paideia e retórica.
	
Explicação:
Na contextualização da questão, o texto da autora Cintya Veiga, deixa clara as mudanças do século XVIII, onde ela pontua o fechamento dos colégios dos jesuítas; disputas políticas em torno do monopólio da educação; defesa das elites políticas e intelectuais de que a educação moral e científica deveria ser prerrogativa do Estado, sobretudo pela necessidade de formar os quadros administrativos do governo. O Iluminismo do meado do século XVIII, apresentava a necessidade de laicização do ensino e da educação escolar como fator essencial do desenvolvimento da civilização. Em geral, tornou-se consenso entre os letrados e os governantes a necessidade de associação razão e progresso.
Diante de todas essas pontuações, o texto deixa claro que houve mudanças fundamentais e a resposta que atende a questão: ¿Racionalismo e Laicismo¿.

Continue navegando