Buscar

2 ATIVIDADE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705761905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A integralidade emerge como um princípio de organização continua do processo de trabalho nos serviços de saúde, buscando apreender as necessidades de saúde de um grupo populacional. Sua ampliação se dá:
		
	
	através de apenas um único profissional de saúde ¿ o médico.
	
	através de medidas sanitárias e atendimento médico.
	
	através de ordens a população que não sabe cuidar da sua saúde.
	
	através de medidas drásticas, atender somente as pessoas com ferimentos graves.
	 
	através de uma perspectiva de diálogo entre os diferentes sujeitos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706015355)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Conferência Estadual de Saúde tem como um de seus objetivos:
		
	
	controlar a execução da política de saúde no Estado.
	
	auditar os relatórios financeiros da Secretaria Estadual de Saúde.
	 
	propor as diretrizes para a formulação da política de saúde para o Estado
	
	disseminar as definições do Ministério da Saúde
	 
	formular estratégias para atuação da Secretaria Estadual de Saúde.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706083927)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	 A Constituição Federal de 1988 incluiu, no capítulo da seguridade social, a saúde como direito de todos e dever do Estado, fundamentando a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS passa a ser o principal norteador na condução das políticas de saúde do Brasil, incorporando o conceito ampliado de saúde e entendendo a saúde como cidadania. A partir de então, as políticas públicas de saúde no Brasil:
		
	
	e) facilitam o acesso aos serviços de saúde da população que contribui com a previdência social.
	 
	c) garantem o acesso universal aos serviços de saúde realizados nas Unidades Básicas e o atendimento para serviços de alta complexidade através da saúde suplementar.
	 
	d) baseiam-se na justiça social para superar as desigualdades na assistência e garantem o acesso gratuito aos serviços públicos de saúde.
	
	b) preconizam a realização de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, fundamentando-se na integralidade e priorizando as ações curativas.
	
	a) priorizam a assistência nas unidades de atenção primária em saúde que, na rede de atenção à saúde, estão concentradas em locais específicos do território.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705761915)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	E.M.S, feminino, 55 anos, percebeu um nódulo na mama durante o banho. Preocupada, foi a uma Clínica da Família onde é cadastrada. Lá chegando, a agente de saúde que faz parte da equipe de saúde da família  responsável pela área da paciente, começou a exigir carteira de identidade, comprovante de vinculação trabalhista e residência, para efetuar o atendimento. A paciente reclamou e disse que nunca tinha sido exigido nada para ela anteriormente. O chefe da equipe de saúde da família foi chamado para solucionar o problema e lá chegando, pediu desculpas a paciente e informou que aquele era o primeiro dia de trabalho da funcionária e ela ainda seria treinada para a função. De acordo com as diretrizes do SUS, este procedimento contraria o principio de:
		
	
	integralidade
	
	equidade
	
	regionalização
	
	hierarquização
	 
	universalidade
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705762071)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
		
	
	um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
	
	a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
	 
	uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
	
	a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
	
	a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.

Continue navegando