Buscar

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - EAD
LICENCIATURA EM FILOSOFIA 
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Lindiane Nobre Scher RA:1867713
Brasília DF
2018
Relato de Observação
Ambiente escolar Localização: EQS 204\404 Asa Sul Cidade Brasília-DF localizada na região centro-oeste do Brasil, O bairro possui a Viraventos uma Escola Infantil sendo a primeira unidade escolar mantida pela Associação Brasiliense de Educação Personalizada (ABEP), entidade civil sem fins lucrativos e com fins não econômicos, fundada em 2014 e regida por seu Estatuto Social e pelas demais disposições legais aplicáveis.
A ABEP é formada por pais e educadores que querem oferecer a seus filhos e à sociedade uma educação de qualidade e coerente com seus valores familiares.
A missão da entidade é auxiliar os pais na formação integral dos seus filhos, por meio de atividades educativas, culturais, de assistência social e de respeito ao meio ambiente.
A Abep apoia-se em dois princípios que considera fundamentais para uma tarefa educativa eficaz: os pais como primeiros educadores e a educação personalizada, eixos importantes para a compreensão do modelo de educação implementado na Viraventos.
Para manter e melhorar sempre mais a qualidade dos serviços, a Viraventos conta com a parceria da Solar Colégios, representante no Brasil de Fomento Centros de Enseñanza, uma instituição educativa sediada na Espanha que, há mais de 50 anos, promove a criação de colégios que utilizam o modelo da Solar Colégios, representante no Brasil de Educação Personalizada nos cinco continentes.
Em 2016, a Viraventos recebeu o selo da Acreditação Nacional Escolar (ANE), o sistema brasileiro de acreditação de escolas infantis, focado nos padrões internacionais de qualidade e segurança. Em razão disso, a escola é submetida periodicamente a uma avaliação do ambiente escolar e seus procedimentos, a fim de que assegurar a permanência de níveis ótimos de segurança e qualidade. https://www.viraventos.com.br/ 
Instalações:
                        
Ambientes não escolares Localização: SQS 205 Asa Sul Cidade Brasília-DF localizada na região centro-oeste do Brasil, além das quadras residenciais onde são subdivididas por blocos, temos a área de lazer formada por parques de exercícios e área de convivência onde podemos caminhar e deixar as crianças brincarem em segurança, temos a comercial onde dispomos de vários setores de serviços empresariais sendo bancas de jornal, farmácia, bares, lojas, padarias e outros seguimentos como a segurança da mulher representada pela unidade de Delegacia da mulher localizada na EQS 204\205.Para informações: http://www.mulher.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/03/Apresenta%C3%A7%C3%A3o-SSPDF.pdf 
Para entender Brasília e suas peculiaridades recomendo ler essa preciosidade onde desvenda o melhor de ser brasiliense e morar em quadras nessa selva de pedras. http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilhaunidade_vizinhancadigital.pdf

Continue navegando