Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG...02

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0246_EX_A6_201703454928_V2 
	03/10/2018 15:23:37 (Finalizada)
	Aluno(a): LUCIANA HARTT
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL0246 - POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
	201703454928
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O que é o Conselho Tutelar? Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	É um braço da polícia, um departamento especializado na proteção de crianças e adolescentes que pode fiscalizar e buscar casos de violação ou ameaça de direitos.
	
	É um órgão ligado à Vara da Infância e da Juventude, que analisa os casos encaminhados pelo Conselho e decide se abre um processo para cada um.
	
	Faz parte da escola e é gerido pelo diretor escolar.
	 
	É um órgão autônomo, não-repressivo, que pode ser acionado por qualquer cidadão para colaborar na garantia dos direitos da criança e do adolescente quando estes estão sendo violados ou ameaçados.
	
	É uma instituição de ensino para medidas preventivas e corretivas no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Brasileira de 1988 foi elaborada em um momento peculiar da História do Brasil, em que os movimentos populares estavam organizados e a pressão popular se fez sentir ao longo de todo o processo de discussão e de elaboração do texto final. Assinale a alternativa que corresponde a uma das conquistas dessa lei:
		
	
	acesso as novas tecnologias
	
	a obrigatoriedade do ensino médio
	
	o voto exclusivo do alfabetizado
	
	a pena de morte para casos hediondos
	 
	a obrigatoriedade do ensino fundamental
	
Explicação:
Art. 208
(*) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ Lei 8069/90, no parágrafo único do artigo 4º diz que a garantia de prioridade compreende I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
		
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	 
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	 
	I, II, III e IV estão corretas
	
Explicação:
O artigo 4 do ECA estabelece que:
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é um documento que garante os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.
Este documento  serve como um mecanismo de proteção das crianças (até os 12 anos de idade) e adolescentes (entre 12 e 18 anos), delimitando direitos e deveres.
Este documento é o:
		
	
	Estatuto da Igualdade
	
	Estatuto da Juventude
	 
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Estatuto da Infância
	
	Estatuto do Nascituro
	
Explicação:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei federal (8.069 promulgada em julho de 1990), que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil. A partir do Estatuto, crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, considerados como pessoas em desenvolvimento a quem se deve prioridade absoluta do Estado.
O objetivo estatutário é a proteção dos menores de 18 anos, proporcionando a eles um desenvolvimento físico, mental, moral e social condizentes com os princípios constitucionais da liberdade e da dignidade, preparando para a vida adulta em sociedade.
O ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária para meninos e meninas, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas ou medidas socioeducativas, entre outras providências. Trata-se de direitos diretamente relacionados à Constituição da República de 1988.
Para o Estatuto, considera-se criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela compreendida entre doze e dezoito anos.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma no Art. 53. que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo-lhes asseguradas:
I - Direito de ser respeitado por seus educadores
II - Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência
III. Em caso de não haver vaga na escola mais próxima de sua residência, a delegacia de ensino deve providenciar vaga em escola dentro do município.
		
	 
	São Corretas I - II e III
	
	Somente I e III são corretas
	
	Somente I é correta
	
	Somente a III é correta
	
	Somente II é correta
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. ¿ Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.¿ Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
		
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito ao ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:
		
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o resultado de um longo debate travado na sociedade brasileira, que se iniciou em 2000 com a elaboração do Código de Menores, e que ganhou um novo impulso com a promulgação da atual constituição brasileira .O tema Educação não é tratado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
	
	No ECA estão estabelecidos apenas os objetivos da educação de crianças e adolescentes.
	
	As discussões sobre ECA envolveu apenas Organizações Não Governamentais (ONGs).
	 
	O estatuto da criança do adolescente é um dispositivo legal que estabelece direitos e deveres de crianças e adolescentes no Brasil. Apresenta os direitos relacionados à educação, à saúde, à vida familiar e a vida em sociedade, além de também dispor sobre os deveres.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A declaração do Direito à Educação aparece no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, onde pela primeira vez em nossa história Constitucional explicita-se:
		
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a segurança
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, o transporte
	 
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a educação
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a saúde
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a moradia
	
Explicação:
Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Entres todos os direitos humanos o direito a educação é indispensável ao cidadão. Portanto a educação faz parte das condições para a existência da dignidade da pessoa humana.

Continue navegando