Buscar

Gestão Financeira - Análise do SFN

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Pernambuco
Centro de Ciências Sociais
Curso: Administração - 6º período
Disciplina: Gestão Financeira I
Turma: MM60
Professor: Egenilton
Aluno: Filipe Moneta e Maisky Moreira
				
ANÁLISE DO SFN: BRASIL, ÁUSTRIA E JAPÃO
Recife, 20/11/2017
SFN DO BRASIL
 No Brasil, o papel do Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de órgãos e instituições financeiras e tem como função essencial a promoção do desenvolvimento do país de forma equilibrada, por meio da fiscalização e execução das atividades e operações relacionadas ao crédito e circulação da moeda, bem como por meio de transferência de recursos dos agentes econômicos superavitárias para os agentes econômicos deficitários.
 No Brasil funcionam como entidades normativas o conselho monetário nacional, o conselho de recursos privados, e o conselho nacional de previdência complementar.
O CMN é o órgão máximo do SFN, desempenhando funções estritamente normativas relacionadas à política monetária, creditícia e cambial, destacando-se a fixação das diretrizes e normas da política monetária e cambial, a disciplina das operações de crédito e a regulamentação das operações de câmbio.
 O Sistema Financeiro Nacional foi estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade. Em todas as partes que o compõem, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que os integra, O SFN basicamente nada mais é do que um agrupamento de todas as instituições que formam possível a circulação de moeda no Brasil.
Funções do SFN:
	Manutenção do desenvolvimento.
	Fiscalização de atividades de crédito.
	Fiscalização de atividades de circulação de moeda
 
 A estrutura do Sistema Financeiro Nacional é formada pelo Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários e o SUSEP. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) foi criada para fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários do Brasil. O Banco Central do Brasil foi criado em 1964, com a promulgação da lei da reforma bancária, as competência do BCB, assegura a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e da solidez do sistema financeiro nacional, emitir papel da moeda, zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras nacionais.
 
 SFN DA ÁUSTRIA
 A Áustria é um país essencialmente montanhoso, situado na extremidade oriental da cadeia dos Alpes. Esta zona montanhosa domina as partes ocidentais e meridionais do território, enquanto as províncias do leste se situam na bacia do Danúbio.
 A Áustria faz parte da União Europeia (UE), e exporta principalmente para a Alemanha, os EUA e Itália. Por sua vez, as suas importações provêm sobretudo da Alemanha, da Itália e da Suíça
 Na Áustria, as instituições cooperativas, representadas pelo Raiffeisen Banking Group (RBG) e pela Österreichischer Genossenschaftsverband (Associação Austríaca de Cooperativas), detêm 33% dos depósitos do país.
 O Raiffeisen Banking Group (RBG) é composto de oito bancos regionais, 490 bancos cooperativos locais e um banco central, chamado Raiffeisen Zentralbank Österreich AG (RZB), este possuindo várias filiais em outros países, voltando sua atenção para os mercados emergentes. Juntos, todos esses são responsáveis por 28% dos depósitos do país.
 O Österreichischer Genossenschaftsverband (OGV) detém 8% dos depósitos do país, através da marca Volksbank. Este, por sua vez, está localizado nas áreas urbanas, e atua como um banco comercial para grandes clientes e como prestador de serviços para os bancos primários.
 SFN DO JAPÃO
 O Japão é um país rico em tecnologia e informação, e tem o terceiro maior PIB nominal do mundo, a quarta maior em paridade do poder de compra, além de ser o segundo país mais desenvolvido do mundo. Ele também faz parte do G8.
 O Sistema Financeiro Japonês apresenta algumas peculiaridades se comparado a outros países desenvolvidos, começando pelo crédito bancário, que desempenha papel primordial na acumulação de bem de capital.
 O grau de dependência entre o Banco Central, os bancos comerciais e a indústria é muito superior em relação aos demais países industrializados, principalmente o Brasil. Tóquio é um dos mais importantes centros financeiros do mundo, e seu mercado de ações se equipara aos de Londres e Nova York.
 As principais indústrias do Japão se concentram na produção de veículos motorizados, eletrônicos, máquinas-ferramentas e produtos químicos. O Japão é o terceiro maior produtor de automóveis do mundo, além de possuir as maiores indústria de bens eletrônicos. Ele é considerado um dos países mais inovadores do mundo. Suas indústrias focam bastante no aprimoramento da tecnologia e na produção de equipamentos de precisão, tais como instrumentos óticos, veículos híbridos e robóticos.
 O Japão é também o maior país credor do mundo, geralmente tendo um superávit comercial anual e tendo um considerável excedente internacional de investimento.
A economia do Japão encontra-se em um avançado estágio de industrialização, suprida por um poderoso fluxo de informação e uma sede de transporte altamente desenvolvido. 
 Um dos traços da economia japonesa é a importante contribuição da indústria e da prestação de serviços. O sistema de produção prioritário tem como ênfase o aumento da produção do carvão e do aço, as principais matérias primas do país. 
 Outros fatores que estão por trás do crescimento econômico do Japão são a mão de obra extremamente qualificada, um elevado grau de expansão da economia mundial e a disponibilidade de um abundante suprimento de energia, proveniente do exterior.
Referências
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/409/000057554.pdf?sequence=1&isAllowed=y" http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/409/000057554.pdf?sequence=1&isAllowed=y
http://cooperativismodecredito.coop.br/cenario-mundial/expressao-mundial/cooperativismo-de-credito-na-austria/
https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/austria_pt" https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/austria_pt
https://www.suapesquisa.com/paises/japao/economia_japao.htm" https://www.suapesquisa.com/paises/japao/economia_japao.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Jap%C3%A3o" https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Jap%C3%A3o
http://www.mercadoseestrategias.com/news/brasil-o-cenario-economico-atual/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_financeiro_do_Brasil" https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_financeiro_do_Brasil

Continue navegando