Buscar

Conceitos Fundamentais em Sociologia


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201802767979)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
		
	
	Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
	
	Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
	
	Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer
	 
	Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim
	
	Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805156652)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na medida em que vamos crescendo e tomamos consciência de nós e dos outros, interagimos com um mundo que já existia antes de nós e aqueles instintos, tão dominantes nos primeiros anos de nossa vida, vão sendo moldados em função das exigências culturais presentes no interior da sociedade em que vivemos. Este processo de moldar os nossos instintos as exigências culturais do grupo social que convivemos é denominado de:
		
	
	objetivação
	 
	socialização
	
	subjetivação
	
	alfabetização
	
	relativização
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802440964)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos e seu objeto de investigação é
		
	
	a natureza em sua diversidade.
	
	a natureza e os fatos físicos.
	 
	o homem nas relações intersubjetivas.
	
	a natureza e os fatos químicos.
	
	o homem em sua composição biológica.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803053623)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que as ciências sociais se constituíram como um campo de conhecimento envolvendo saberes relativos às disciplinas:
		
	
	Sociologia, antropologia e filosofia.
	
	Antropologia, filosofia e biologia.
	
	Antropologia, biologia e filosofia.
	 
	Antropologia, ciência política e sociologia.
	
	Ciências naturais, ciência política e psicologia
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802794063)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"não existe cultura, no singular, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo". Observe as afirmativas abaixo: I - Não existe ser humano sem cultura; II - Não existe cultura inferior ou superior; III ¿ Em nossa formação cultural a uma valorização da concepção eurocêntrica; IV - Não existe relação entre cultura e educação. V - O determinismo biológico atribui as capacidades ou incapacidades, às questões dadas geneticamente ao ser humano. Estão corretas as questões:
		
	
	II, III e IV
	 
	I, II , III e V
	
	I, II, III e IV
	
	I e III
	
	I , II e V
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802993544)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O homem é um ser predominantemente cultural. Graças à cultura, ele superou sua limitação biológica. A partir desta afirmação pode-se afirmar que:
		
	 
	O homem adquire cultura se tornando um ser social.
	
	Todos os animais produzem cultura.
	
	O homem nasce com a cultura.
	
	A natureza humana determina ações humanas.
	
	O homem determina suas ações pelo equipamento biológico.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201802345738)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Carta Capital - 06/03/2013 - Multidão acompanha cortejo de Hugo Chávez Brasília " Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde começou a ser velado. (...) A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana."Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez". A multidão que acompanhou o funeral de Hugo Chaves e as expressões do tipo "Chávez é nosso pai", reportada na notícia acima, nos recorda qual conceito central na teoria dos tipos puros de dominação elaborada por Max Weber?
		
	 
	Dominação carismática.
	 
	Dominação política.
	
	Dominação protestante.
	
	Dominação bolivariana.
	
	Dominação capitalista.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201802247300)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último a dominação de natureza burocrática (ou racional) se apóia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
		
	 
	Tradicional.
	
	Carismática.
	
	Formal e Legal
	
	Tradicional e Burocrática.
	
	Burocrática.
	
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201802778982)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as seguintes afirmações sobre a importância das ¿duas grandes revoluções¿ (Industrial e Francesa) para o surgimento da Sociologia.
I. As duas revoluções provocaram um período de estabilidade social, o que permitiu à sociologia se desenvolver tranquilamente.
II. As transformações provocadas por essas duas revoluções tanto no campo das ideais quanto na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social.
III. As revoluções ajudaram a Sociologia a se aproximar da religião e, assim, produzirem juntas uma nova explicação da realidade.
IV. Não tiveram tanta importância para o surgimento da Sociologia,  já que esta ciência tem suas origens no meio religioso e místico.
V. Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções.
 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
 
		
	 
	 II e V
	
	 III e IV
	
	I, II e III
	
	 I e II
	
	 I , II e IV.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803041883)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Dentro de sua proposta de estudar o homem e seu comportamento social, a antropologia se vale de princípios orientadores. Um deles, o evolucionismo social, dividiu a evolução do homem em estágios e foram criaram etapas para referenciar essa evolução. Diante do exposto, marque a alternativa que contempla os três estágios da evolução humana segundo os evolucionistas sociais:
		
	
	Paleozóico, neolítico, pré historico
	 
	Idade antiga, idade média, idade moderna
	
	Neolítico, mesozóico, paleolítico
	 
	Selvageria, barbárie, civilização
	
	Cenozóico, Mesozóico, Pré cambriano
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201802346090)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em época de eleições é comum ver nos meios de comunicação diversoscientistas sociais sendo entrevistados ou expressando suas opiniões em artigos jornalísticos. Isso mostra o reconhecimento de uma ciência social em particular. Qual é essa ciência?
		
	
	O Jornalismo Político.
	
	A Antropologia.
	 
	A Ciência Política.
	
	O Direito Eleitoral.
	
	A Sociologia.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201802770687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UFU 2013) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
		
	
	Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.
	
	Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
	
	A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo
	 
	A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
	
	Todas estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802797375)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Se as Ciências da Natureza aspiram instaurar as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos, as Ciência Sociais a investigação científica compreende:
		
	
	Métodos ou técnicas rígidas para estudo da vida em sociedade.
	
	A neutralidade e objetividade na análise dos fenômenos sociais .
	
	O conhecimento positivo e empírico dos fatos sociais.
	
	Os valores e regras sociais através de leis invariáveis.
	 
	Os valores e significados dados socialmente dados aos fatos sociais.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802410964)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Tecnológicas
	
	às Ciências Sociais
	 
	às Ciências Naturais
	
	às Ciências Exatas
	
	às Ciências Filosóficas
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802436122)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considerando-se as características do relativismo cultural, é incorreto afirmar que:
		
	 
	deve-se analisar as práticas culturais no contexto em que são praticadas, permitindo-se, assim, ¿traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos¿.
	
	é perspectiva favorecida pela prática etnográfica de pesquisa antropológica.
	
	o conceito relativista de cultura, nos possibilita "reconhecer na diversidade da cultura do outro as especificidades de nossa própria cultura, permitindo-nos uma perspectiva mais consciente de nós mesmos".
	 
	é perspectiva favorecida pela pesquisa antropológica ¿de gabinete¿.
	
	é a postura privilegiada pela Antropologia contemporânea.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802770637)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Uffs 2011) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira, marcada por um(a) grande:
		
	
	Homogeneidade cultural
	 
	Diversidade cultural
	
	Atraso cultural
	
	Retardamento cultural.
	
	Subordinação cultural.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201802180598)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	 
	Burguesia e Proletariado
	
	Nobreza e Clero
	
	Burguesia e Nobreza
	
	Proletariado e Nobreza
	
	Nobreza e Plebe
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201802415959)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		
	 
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	 
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803042688)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O darwinismo social foi utilizado como argumento para justificar, no século XIX, o:
		
	
	Neoliberalismo
	 
	Imperialismo
	
	Socialismo
	
	Liberalismo
	
	Colonialismo
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201802755837)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	1. Sobre o Surgimento da Sociologia é correto afirmar que:
		
	
	Já surgiu com seus métodos próprios de investigação científicos.
	 
	Antes de seu surgimento existia uma visão teocêntrica, em que o homem é colocado com o centro das explicações.
	
	Surgiu com objetivo de complementar as outras ciências História, Biologia e Economia que já estudavam os fenômenos sociais.
	
	Não tem relação com a Revolução Francesa, por ser uma ciência antiga do início do século X.
	 
	A Revolução Industrial contribuiu significativamente para o surgimento dos problemas sociais e consequentemente da Sociologia, que estuda estes fenômenos.