Buscar

BOTANICA SIMULADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702806777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As restingas e os campos de altitude são dois ambientes da Mata Atlântica que impõem condições abióticas extremas às plantas que neles vivem. Os campos de altitude são regiões acima de 1800m de altitude, em montanhas da Mata Atlântica. Essas regiões apresentam características climáticas peculiares, com inverno extremamente seco e frio, com temperaturas variando entre 15°C e -8°C. O verão tem alta incidência de radiação UV, e é muito chuvoso e quente, com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. As restingas sofrem influência direta do Oceano Atlântico, e apresentam verão chuvoso, com temperaturas que variam de 20°C a 40°C, enquanto o inverno tem pouca chuva e as temperaturas variam de 15°C a 23°C. Outro fator abiótico importante que influencia a vegetação das restingas é a alta salinidade do solo e da água disponível. Com situações tão extremas, nos campos de altitude são encontradas altas taxas de endemismo, isto é, ocorrência de plantas que só são encontradas lá. Nas restingas, ambientes mais recentes, as taxas de endemismo são relativamente mais baixas. As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem àquelas condições ambientais, graças à sua capacidade fisiológica de responder quimicamente às pressões impostas pelo ambiente. Neste sentido, é possível inferir que as qualidades químicas de plantas provenientes dos dois ambientes devem ser diferentes, já que as pressões que sofrem são diferentes.
		
	
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem em qualquer ambiente, já que são capazes de responder quimicamente da mesma forma, a qualquer tipo de pressão do ambiente.
	
	Toda planta medicinal endêmica dos campos de altitude sobrevive, quando plantada nas restingas, porque em seu ambiente sofre pressões mais severas.
	 
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas não devem sobreviver, quando trocadas entre estes ambientes, porque não são capazes de responder quimicamente a todas as pressões.
	
	Somente as plantas medicinais de campos de altitude ou de restingas são capazes de sobreviver, se trocadas de ambiente, uma vez que só elas têm a capacidade de responder quimicamente, através dos fitocomplexos. As demais plantas não produzem fitocomplexos.
	
	Toda planta medicinal endêmica das restingas sobrevive, quando plantada nos campos de altitude, porque lá não há a salinidade, principal pressão sofrida pela vegetação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702218166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A resolução da diretoria colegiada 14 de 2010 da ANVISA apresenta a seguinte definição: "produto da extração da planta medicinal in natura ou da droga vegetal, podendo ocorrer na forma de extrato, tintura, alcoolatura, óleo fixo e volátil, cera, exsudato e outros." Esta definição se refere a:
		
	
	Matéria-prima vegetal.
	
	Droga vegetal.
	 
	Derivado de droga vegetal.
	
	Planta medicinal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703219570)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Todas as ações a seguir levam a um uso seguro de medicamentos de origem vegetal, exceto:
		
	
	Capacitação dos profissionais ligados ao processo produtivo.
	 
	Realizar uso indiscriminadamente sem acompanhamento profissional.
	
	Controle da qualidade por órgãos competentes.
	
	Utilizar matéria-prima oriunda de produtores e regiões confiáveis.
	
	Obter o máximo de conhecimentos dos diversos aspectos do vegetal utilizado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702894425)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As plantas têm sido, desde a antiguidade, um recurso ao alcance do ser humano. Ao longo dos milênios, o homem, empiricamente, aprofundou seus conhecimentos para a melhoria nas condições de alimentação e cura de suas enfermidades, demonstrando uma estreita relação entre o uso das plantas e sua própria evolução. Muitos povos descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos, mas muitos séculos se passaram até que o verdadeiro poder das plantas fosse reconhecido (DEVIENNE; RADDI; POZETTI. Rev. Bras. Pl. Med.,6(3):11-14, 2004). Com relação ao que é apresentado na linha 4 ...descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos..., marque a resposta correta sobre a razão das plantas terem efeito terapêutico:
		
	 
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam substâncias bioativas.
	
	As plantas não têm efeito terapêutico e não são capazes de tratar qualquer mal de saúde.
	
	As plantas têm efeito terapêutico quando a sua forma ou outra característica tem relação com o órgão ou sistema tratado.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque são cultivadas com a adição de medicamentos no solo.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam poderes mágicos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702218174)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Abaixo é mostrada uma figura:
Disponível em: http://www.cpt.com.br/ . Acesso em: 28 ago. 2011.
Partindo dos conceitos aprendidos na disciplina, poderiamos definir a imagem como um (a):
		
	
	Fitocomplexo.
	 
	Droga vegetal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	Planta medicinal.
	
	Derivado de droga vegetal.

Continue navegando