Buscar

discursiva AVA

Prévia do material em texto

A Teoria do Duplo Estatuto é a possibilidade diversificada do status legal referente aos tratados de direitos humanos, dependendo do rito pelo qual cada tratado é incorporado, será a hierarquia legal atribuída a ele, os tratados aprovados pelo rito qualificado terão status equivalente as emendas constitucionais, enquanto eles foram incorporados pelo rito comum, terão status supralegal.
Existem muitas divergências de opiniões entre quem defenda a soberania do Estado e os que defendem as cortes internacionais, causando entendimentos distintos sobre o referido assunto.
Tendo em vista o caso e os últimos acontecimentos no mundo, vemos que os direitos humanos em relação ao direito interno dos Estados devem caminhar junto e em coerência, respeitando sempre a hierarquia constitucional, e sempre controlar a constitucionalidade de uma norma ou mesmo um ato jurisdicional é tarefa de extrema importância para conservar os direitos positivados da constituição, bem como o direito internacional dos direitos humanos.
Vemos que os direitos humanos internacionais evoluíram muitos nos últimos anos, porém ainda há um longo caminho a ser trilhado para garantir os direitos básicos e dignidade das pessoas.

Continue navegando