Buscar

Desafio Profissional 7º Semestre

Prévia do material em texto

9
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Anhanguera-Pindamonhangaba
Ana Paula Teodoro de azevedo – 1600349676 
Jéssica Cristine Medeiros de alvarenga – 1221426206
Maria Helena de melo araújo – 1271502299
rubia alves viana – 1208395948 
Educação e diversidade
Desafio Profissional apresentado à Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas da 7ª e 8ª série do Curso de Pedagogia.
Tutora a Distância: Tânia Mara Toledo
Pindamonhangaba
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................	03
2 DESENVOLVIMENTO	04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.	08
REFERÊNCIAS	09
INTRODUÇÃO
Este desafio profissional tem como objetivo esclarecer para nossas crianças o quanto a cultura africana faz parte do nosso contexto. Tendo em vista que nossa população miscigenada, tem origens também africanas, temos que mostrar as crianças o quão importante é respeitar as diferenças raciais.
Para isso criamos uma semana da consciência negra, que através de aulas didáticas e com temas atuais, poderemos levar as crianças a analisar e compreender o quão importante é valorizar e respeitar a cultura negra.
Usaremos em nossas aulas com o apoio das professoras e dos materiais didáticos, métodos como contação de historias, fabricação de mascaras, e rodas de esportes. Para de forma divertida mostrar as crianças que a cultura afrodescendente esta presente no nosso cotidiano.
 DESENVOLVIMENTO	
Nome da escola : E.E. Miguel Arcanjo 
 
Ano e turma: 5º ano do Ensino Fundamental 
Tema: Educação e diversidade 
Justificativa: Neste trabalho iremos trabalhar a importância da educação e diversidade de cada um E com isso vamos mostrar um pouco da cultura Afro-Brasileira. 
Onde iremos mostrar aos alunos a cultura deles , o modo como eles trabalhavam e lidavam com outras culturas . neste projeto discutiremos com nossos alunos de forma pratica a importância da cultura negra, de como ela nos dias atuais influencia para o beneficio da população, e de como valorizar respeitar suas crenças e derivados dela torna nossa própria cultura miscigenada, mais plural e valorizada..
 
Objetivos: Objetivo deste trabalho é compreender a cultura trazida ao Brasil pelos Africanos e que aqui se reconstituíram ,compondo a cultura –Afro-Brasileira e proporcionando, por meio da historia a discussão sobre um conjunto de que questões de valores que integram a temática Afro-Brasileira. De forma que os alunos possam 
Compreender a importância da cultura afro-brasileira
Respeitar as diferenças raciais presentes no nosso ambiente
Valorizar a diversidade cultural do nosso pais 
Dia 1 – Primeira aula irá trabalhar o livro Menina Bonita do Laço de Fita.
 E com esse livro realizamos uma apostila com perguntas e respostas sobre o livro e também no final uma pequena redação onde os alunos possam a fala o que eles entenderam sobre o livro.
Atividade a ser realizada: 
Redação sobre o livro.
Apostila com perguntas.
Duração da atividade: A atividade vai durar uma aula
Materiais e recursos necessários: Os recursos deste trabalho será feito na biblioteca da escola.
Os matérias será as apostilas feitas para que as crianças trabalhem todo o conteúdo .
 
Dia 2 – Continuando no contexto afro-brasileiro e, levando em consideração as diferenças raciais, foi pensada a possibilidade de trabalhar com as crianças a pratica da capoeira. Essa pratica tem todo um contexto histórico envolvido e, é exatamente por isso que separamos essa aula para trabalhar ao som do berimbau, atabaque, agogô, surdo e pandeiro, para que as crianças aprendam mais sobre essa arte marcial genuinamente brasileira. Para acompanhar a atividade, professores iram incentivar discussões sobre preconceito, tolerância e respeito ao próximo. A capoeira é muito ligada à história da escravidão, o que também ajuda na reflexão e entendimento sobre a formação do povo brasileiro.
Atividade a ser realizada: 
Oficina de Capoeira
Roda de Conversa
Duração da atividade:
Para realização dessas atividades serão necessárias de uma a duas aulas do período.
Materiais e recursos necessários:
Atividade será realizada na área externa da escola (Pátio ou Quadra)
Será necessária a intervenção de um professor voluntário (Ed. Física) com experiências na área proposta, para apresentação das musicas e movimentos principais dessa arte. Serão utilizados outros recursos como berimbau, atabaque, agogô, surdo ou pandeiro.
Dia 3 - Dando continuidade ao tema, traremos uma aula de arte africana, levando em consideração suas influencias geométricas, suas cores e suas criações de mascaras danças e pintura. Ofereceremos as crianças uma aula de confecção de mascaras, ao longo da atividade explicaremos o porque das mascaras e a sua importância para a cultura africana e negra. Com o auxilio de um professor de educação artística.
Atividade a ser realizada:
Confecção de máscaras 
Roda de conversa
Duração da atividade:
2 aulas unindo Artes e História
Materiais e recursos necessários:
Para a roda de conversa o data show, para introduzir o propósito da aula.
Para a confecção das máscaras cartolina, canetinhas, tintas, pincéis.
Dia 4 – Nesta aula os alunos irão confeccionar cartazes com recortes e desenhos feitos por eles próprios, mostrando um pouco da cultura afro-brasileira como comidas típicas, instrumentos musicais, danças e vestimentas.
Atividade a ser realizada:
Recortar figuras de jornais e revista e colar em cartolinas para a confecção de cartazes.
Duração da atividade:
Será utilizado o período todo para a realização dessa atividade
Materiais e recursos necessários:
Essa atividade será realizada em sala de aula e serão necessários:
Cartolina, tesoura, revistas, jornais, cola ,lápis e canetinha hidrocor.
Dia 5 – Essa aula será expositiva, e será realizada no pátio. Os alunos irão apresentar todos os trabalhos realizados nas aulas anteriores e farão uma apresentação de capoeira . Os grupos irão falar sobre a cultura afro-brasileira para os convidados presentes na exposição, destacando a sua importância para os brasileiros, expondo todos os materiais e os instrumentos utilizados durante as aulas anteriores.
Atividade a ser realizada:
Apresentação em grupo dos trabalhos realizados em sala de aula e realização da capoeira.
Duração da atividade:
Essa atividade será realizada durante todo o período de aulas
Materiais e recursos necessários:
Cartazes, DVD, livros, máscaras e instrumentos musicais.
Divulgação: Os trabalhos serão divulgados através de cartazes feitos pelos próprios alunos ilustrando neles sobre os assuntos desenvolvidos nas aulas, serão confeccionados em grupo onde cada um será responsável por um tema por um tema fazendo com que todos os temas sejam explorados e expostos nos cartazes, de maneira que estejam relacionados entre si integralmente; escrevendo em tópicos e colocando imagens a respeito do tema, mostrando nos cartazes cada parte do trabalho feito. Os pais tomarão conhecimento do trabalho a partir de tarefas individuais que seram realizadas em casa, e também, pela exposição e apresentação dos alunos na escola; os alunos farão uma entrevista aos pais perguntando sobre o tema que estão estudando e o conhecimento dos pais a partir daquele tema para interação entre pais e filhos. Por fim será feito um convite a comunidade onde serão expostos os cartazes e terão palestras oferecidas pela escola sobre a cultura brasileira, sobre pedagogia e educação onde poderão fazer perguntas aos palestrantes e durante a oficina desenvolver atividades com os alunos e aprender mais sobre os temas apresentados pelos alunos. As palestras terão duração de cerca de 40 minutos cada uma e 20 minutos de perguntas e respostas feitos pelos expectadores e respondidas pelos palestrantes, que serão professores capacitados e habilitados para falar sobre osassuntos.
Avaliação: Na aula 1 as avaliações serão feitas a partir de perguntas sobre o texto e conhecimentos em gramatica. Uma prova divida em duas partes: interpretação de texto e gramatical (formulação de frases e tempos verbais relacionados a frases do texto).
Na aula 2 as avaliações serão relacionadas a história e cultura brasileira, a cultura afrodescendente no Brasil e como contribuiu e contribui para os dias atuais, e perguntas sobre valores e ideais dos alunos em relação ao próximo.
Na aula 3 as avaliações serão diretamente ligadas a cultura africana suas cores, costumes e tipos de dança e mascaras que utilizam nessas danças, fazendo com que as crianças tenham conhecimento de outra cultura.
Na aula 4 as avaliações são diretamente ligadas a cultura afro-brasileira, com perguntas discursivas e de múltipla escolha sobre os instrumentos utilizados, quais comidas típica que foram trazidas para o Brasil da cultura africana e se ainda hoje estão presentes no brasil costumes de danças e vestimentas da África .
Na aula 5 a avaliação será pratica e oral onde os alunos irão expor seus conhecimentos adquiridos em todas as aulas e apresentar uma dança de capoeira onde iram demonstrar pessoalmente um pouco da cultura africana.
Avaliação do Projeto 
É de extrema importância que os alunos concluindo esse projeto, estejam cientes da importância da afro descendência no pais, sobre os costumes e a cultura trazidos pra cá , através desses hábitos, que seja nítido a relevância que essas tradições tem na cultura brasileira, mas além de tudo , que eles desenvolvam empatia e respeito por essas praticas afrodescendentes , por toda essa estrutura, social e racial.
CONCLUSÃO
Concluímos então que a semana da cultura afro-brasileira na nossa escola tem como objetivo levar nossos alunos a conhecer, um pouco, do qual vasto é as contribuições africanas para o nosso cotidiano. 
O professor tem como dever mostrar aos seus alunos de forma lucida a importância da valorização e do respeito com todos os seres a sua volta, e de como as contribuições africanas proporcionaram ao nosso pais, crescimento e desenvolvimento.
Para isso durante nosso trabalho, utilizamos as parcerias entre matérias, para que fique claro para nossas crianças, que não so historia, mas artes, educação física, entre outras matérias também são influenciadas pela nossa cultura miscigenada.
REFERÊNCIAS
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm -
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. Edição 1. Cidade: Editora Africa, Ano de Publicação: 2000.

Continue navegando