Buscar

ADMINISTRSÇÃO FINANCEIRA DISCURSIVA

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
 
A administração financeira empresarial envolve as atividades relacionadas à decisão de investimentos e financiamentos, ao planejamento e controle financeiro, com vistas a propiciar a valorização da empresa no mercado. Para todas as empresas, independentemente da natureza de sua atividade operacional, podemos destacar duas áreas de decisões financeiras básicas: decisão de investimentos, ou seja, como aplicar os recursos financeiros, e decisão de financiamento, que se refere à captação de recursos para viabilizar as atividades da empresa. Em torno dessas duas grandes áreas existem funções auxiliares que visam buscar o melhor resultado financeiro possível para a empresa. Estrategicamente, neste contexto, existem quatro funções que são dadas como as principais nas demandam de decisões financeiras.
Elabore um texto baseando-se na leitura do capítulo 1 do seu livro e pesquise mais sobre o assunto, citando e explicando com as suas palavras  quais são essas quatro funções e o que cada uma delas fazem.
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina.
Dentre as 4 funções principais nas demandas de decisões financeiras, temos: 
Planejamento Financeiro que consistem em evidenciar as necessidades da empresa, se antecipar a eventuais problemas e desafios futuros, determinar a rentabilidade desejada dos ativos e selecionar aqueles que preenchem os requisitos;
Administração do ativos, cujo objetivo é determinar a melhor estrutura de ativos, levando em consideração o "risco x retorno";
Administração de passivos que serve para gerenciar a estrutura de capital da empresa em termos de liquidez, redução de custos, entre outros e;
Controle Financeiro, também conhecido como controladoria, que acompanha e faz a avaliação do desempenho financeiros da empresa através de diversos indicadores, de forma a comparar o esperado com o obtido, além de definir e implementar medidas corretivas quando necessário.
QUESTÃO B
O fluxo de caixa, além de auxiliar no controle financeiro da sua empresa, é uma importante ferramenta para a tomada de decisões. Isso porque ao controlar os valores que entram e saem de sua empresa, de forma organizada, é possível identificar onde e como a verba está sendo injetada, bem como a quantia monetária recebida pela prestação dos serviços ou vendas de produtos. Através desta análise financeira, o administrador consegue avaliar áreas carentes de investimento e operações com gasto superior ao necessário. Dessa forma, é possível aperfeiçoar processos cortando gastos indevidos em determinada área e redirecionando a verba para setores ou operações deficitárias.
FREITAS, C. O que é fluxo de caixa e qual é a importância para o seu negócio. Syhus Contabilidade, 2014. Disponível em: < http://syhus.com.br/2014/04/22/o-que-e-fluxo-de-caixa-e-qual-importancia-para-o-seu-negocio/>.
A partir do que se destaca a respeito da importância do fluxo de caixa nas empresas, cite e apresente as categorias de fluxo de caixa, denominadas relevantes, explicando com as suas palavras sobre cada uma das três categorias.
FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL: É o fluxo de caixa que financia as operações da empresa como reposição de materiais, pagamento de funcionários e assim por diante. É ele quem mantém a empresa funcionando;
FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO: Faz menção à previsão de entrada e saída de recursos monetários da empresa durante um determinado período. O propósito de uma previsão de caixa é minimizar o inesperado, o que leva à importância de se ter um ativo disponível extra para cobrir as variações entre as necessidades monetárias previstas e as reais. (Neste caso, estamos falando, entre outras coisas, de empréstimos e o devido pagamento destes);
FLUXO DE CAIXA PARA INVESTIMENTOS: Após o financiamento de toda a operação da empresa e, caso haja, de pendências financeiras, sejam empréstimos, notas promissórias ou algo relacionado, é possível que haja dinheiro em caixa “sobrando”. Este dinheiro deveria ser direcionado para investimentos diversos, seja em títulos do governo ou ações na bolsa de valores, uma vez que dinheiro parado não representa vantagem alguma para a empresa. Desta forma, se o dinheiro excedente está em circulação existe uma boa chance de ele retornar em maior volume para a empresa, caso o investimento tenha sido bem feito.

Continue navegando