Buscar

Resumo praticas III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo retirado do artigo ´´Fisiopatologia da doença periodontal´´, Rafaela Antonini, Kizzy Cancellier, Gabriela Kozuchovski Ferreira, Giselli Scaini, Emilio Luiz Streck. 
A doença periodontal é considerada a mais comum doença dentária localizada e inflamatória causada por infecção bacteriana podendo estar associada à placa dental. A gengivite é a fase inicial da doença , as características clínicas da gengivite incluem presença de placa bacteriana, eritema, edema, sangramento, sensibilidade, aumento do exsudato gengival, ausência de perda de inserção e ausência de perda óssea.
Atualmente a doença periodontal é dividida em gengivite,periodontite crônica e periodontite agressiva, o periodonto responde através de respostas inflamatórias e imunológicas diante de placas bacterianas, com o intuito de proteger a invasão microbiana dos tecidos gengivais . A gengivite é uma inflamação resultante da presença de bactérias localizadas na margem gengival, e pode difundir-se por toda a unidade gengival remanescente.
A intensidade dos sinais e sintomas clínicos varia entre indivíduos e entre sítios numa mesma dentição. As características clínicas comuns incluem presença de placa bacteriana, eritema, edema, sangramento, sensibilidade, aumento do exsudato gengival, ausência de perda de inserção, ausência de perda óssea, mudanças histológicas e reversibilidade após a remoção da placa bacteriana.
A periodontite de início precoce ou de rápida instalação, que são chamadas de periodontites agressivas ocorre geralmente em indivíduos , com tendência genética a doença as manifestações clinicas são rápida perda de inserção e destruição óssea . 
A gengivite é uma inflamação resultante da presença de bactérias localizadas na margem gengival, e pode difundir-se por toda a unidade gengival remanescente, a potencia dos sinais e sintomas variam de individuo e entre sítios numa mesma dentição . 
A periodontite crônica é caracterizada por ciclos de progressão e de estabilidade. No entanto, há poucas evidências que demonstram que a periodontite agressiva segue o mesmo curso típico cíclico da periodontite crônica. A periodontite crônica e gengivite são iniciadas por placa e pode ser classificada película não calcificada aderida as superfícies dentais . 
As bactérias que colonizam inicialmente a superfície do dente são predominantemente microrganismos facultativos Gram-positivos, tais como Actinomyces viscosus e Streptococcus sanguis. Estes se aderem à película através de adesinas, que interagem com receptores específicos na película dental.
Fichamento sobre aulas praticas na clinica integrada 
Durante as aulas de preenchimento de ficha periodontal , que tem como objetivo avaliar as condições periodontais ,fizemos a sondagem com o instrumento milimetrado utilizado para medir os parâmetros gengivais , que chamamos de sonda periodontal . 
A sonda é introduzida sempre paralelo ao longo eixo do dente , a sondagem é iniciada sempre na distal do dente em direção a mesial percorrendo de forma contínua , em algumas faces dos dentes da minha dupla não foi possível entrar a sonda ,já em outras foi detectado 3 mm, também ocorreu um pequeno sangramento . Onde verificamos que estava saudável, pois sabemos que se a sondagem passar de 4 ou 5 , existe uma bolsa periodontal.

Outros materiais