Buscar

Ferramentas de corte

Prévia do material em texto

PRÁTICAS INDUSTRAIS
Ferramentas de Corte - Torno
Curso: Engenharia Mecânica
Docente: Reinaldo Fernandes
Ferramenta pra desbaste interno 
Ferramenta desbaste interno de inserto
Ferramenta rosqueamento externo
Ferramenta para abrir canal externo
Ferramenta para realizar sangria
Ferramenta para realizar sangria
Ferramenta para realizar canal interno
Ferramenta para realizar desbaste externo
Ferramenta para realizar desbaste externo
PRÁTICAS INDUSTRAIS
PRÁTICAS INDUSTRAIS
PRÁTICAS INDUSTRAIS
A) Certa.
b) Errada - O aço rápido não é obtido por tratamentos em baixas temperaturas, mas pela adição de elementos de liga como Tungstênio, Molibdênio e Vanádio;
c) ERRADO - O aço rápido ao cobalto, denominado de aço super-rápido tem como características: maior dureza a quente, maior resistência ao desgaste e menor tenacidade.
d) ERRADO -  Com os metais duros, as velocidades de corte das ferramentas puderam ser aumentadas na usinagem de aço comum, trazendo ao mercado na década de 30 um dos mais eficientes grupos de materiais para ferramentas de corte. Passou-se então a ser possível a usinagem de materiais endurecidos, como cilindros de ferro fundido para laminação. Novamente as velocidades de corte puderam ser aumentadas, dessa vez de tal maneira que houve um salto: de 35 m/min com os aços rápidos para 250 a 300 m/min com os metais duros
e) ERRADO - As ferramentas cerâmicas apresentam elevada resistência à fluência
PRÁTICAS INDUSTRAIS
PRÁTICAS INDUSTRAIS
a) Fresa de passo pequeno não é recomendada para operações em ferro fundido. FALSO - As fresas de passo pequeno são recomendadas para usinagem de ferro fundido. Estas possuem maior número de dentes e por isso o cavaco curto do ferro fundido se aloja bem entre os pequenos espaços entre os dentes.
b) Na utilização de fresas de passo extra pequeno, devem-se evitar velocidades elevadas de avanço;FALSO -  As fresas de passo extra-pequeno permitem altas velocidades de avanço. Uma vez que possuem muitos dentes (mais do que a de passo pequeno) baixas velocidades (de rotação) são compensadas pelo número de dentes (Z) e alta velocidade de avanço. O ideal é manter pelo menos 2 dentes simultaneamente no corte. Por isso altas velocidades de avaço para essa fresa são permitidas.
c) Fresas de passo pequeno geram menor potência de corte que uma fresa de passo grande, mantendo-se o mesmo avanço por volta. FALSO - Fresas de passo grande geram menor potência de corte que uma fresa de passo pequeno mantendo-se o mesmo avanço por volta, já que, na primeira, o avanço por dente é maior do que na segunda, para um mesmo volume de cavaco gerado na unidade de tempo.
d) Fresa de passo grande é recomendada para desbaste e semiacabamento de aços e onde há tendência à vibração. CORRETO 
e) Operações com fresas de passo pequeno não permitem alta taxa de remoção do cavaco. FALSO - Permite alta taxa de remoção de cavaco conseguida aumentando-se o avanço por volta e, consequentemente a velocidade de avanço, mantendo-se o avanço por dente no mesmo nível da fresa de passo grande.
PRÁTICAS INDUSTRAIS
PRÁTICAS INDUSTRAIS
PRÁTICAS INDUSTRAIS

Continue navegando