Buscar

APS (Processos biológicos) Câncer

Prévia do material em texto

O câncer é uma doençaa causada por divisão celular descontrolada. Tem o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Seu desenvolvimento e progressão estão normalmente ligados a uma série de alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular. Podendo sercausado interna ou externamente ao organismo.
 As células cancerosas comportam-se de forma diferente das células normais em nosso corpo. Muitas dessas diferenças estão relacionadas ao comportamento da divisão celular. Como por exemplo:
1.	Uma célula normal sofre um processo de diferenciação; as células d eum tumor são indiferenciadas.
2.	As células cancerosas podem multiplicar-se em cultura (fora do corpo) sem que sejam adicionados fatores de crescimento para crescer em cultura; as células normais necessitam de fatores de crescimento para crescer em cultura.
3.	As células cancerosas podem fabricar seus ´róprios fatores de crescimento e também ignoram os sinais que deveriam levá-las a interromper sua divisão.
4.	As células cancerosas podem se dividir muitas vezes mais do que uma célula normal do corpo.
 Oncogenes são genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos. São oriundos de genes celulares normais, conhecidos como proto-oncogenes, responsáveis pela regulação do crescimento e diferenciação celular.
 Os genes que normalmente bloqueiam a progressão do cilcoo celular são conhecidos como supressores de tumor. Previnem a formação de tumores cancerosos quando estão funcionando corretamente. Um dos mais importantes supressores de tumor é a proteína p53. A p53 age primeiramente ao final de G1 (controlando a transição G1 para S), onde ela bloqueia a progressão do ciclo celular em resposta a um DNA danificado e a outras condições desfavoráveis.

Continue navegando