Buscar

AD2 LITERATURA BRASILEIRA II 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��
		
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Disciplina: Literatura Brasileira II
Coordenador: Luiz Fernando Medeiros de Carvalho
Ad 2 – 2017. 1
Dentre as seis questões a seguir, escolha três para dissertar:
1) Quais foram as principais influências geradas pela Semana de Arte Moderna na literatura brasileira da época?
A Semana de Arte Moderna foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922, e tinha como propósito a identidade própria e liberdade de expressão. A sua realização foi de grande importância, não só para a literatura brasileira, como também todas as formas de expressão que influenciou: pintura, arte, escultura, poesia…
O Modernismo foi um “separador de águas” para literatura brasileira (Romantismo / Modernismo). Com a chegada do Modernismo (sem desconsiderar o passado), inúmeras questões da atualidade foram abordadas na época, o que não acontecia com os movimentos anteriores.
Podemos citar a poesia de Oswald de Andrade como uma das mais radicais para a literatura da época. O poeta almejava que a literatura brasileira acompanhasse os passos dos avanços tecnológico e movimento industrial alcançados, o que não condizia com o cenário da época.
As principais influências geradas pela semana de Arte Moderna na literatura brasileira da época, através do movimento cultural, o Modernismo, chegaram para se opor as métricas rígidas, e ao passado literário acadêmico, que pregava uma linguagem culta com pouca liberdade de escrita. Após a Semana de Arte Moderna as ideias e os sentimentos passaram a ser expressados de forma mais coloquial, com versos mais livres e pontuação subjetiva.
2) Aponte a relação entre o Manifesto futurista de Marinetti e a poesia de Oswald de Andrade.
O Manifesto Futurista de Marinetti é um texto trazido pelo poeta Oswald de Andrade numa de suas viagens pela Europa. Um texto de ampla importância que influenciou grande parte da geração de 22, a geração do Modernismo, a geração da Semana de Arte Moderna.
O texto, elaborado por Filippo Tommaso Marinetti, trouxe inúmeras contribuições para o Modernismo, como o espírito de revolução e liberdade como rumo para uma produção poética e literária, propondo interrupção com a quietude e relaxamento da poesia proveniente da reprodução do passado; valorização da fugacidade, celeridade e processo de industrialização da cidade. Esses ideais do Manifesto Futurista se tornaram o desejo de Oswald de Andrade em registrar a transformação da cidade de São Paulo sob a ótica do processo de industrialização e modernização.
Podemos apreciar esse pensamento dos ideais do Manifesto, através do que nos diz Marinetti, 1909:
“Nós cantaremos as grandes multidões excitadas pelo trabalho, pelo prazer, e pelo tumulto; nós cantaremos a canção das marés de revolução, multicoloridas e polifónicas nas modernas capitais; nós cantaremos o vibrante fervor noturno de arsenais e estaleiros em chamas com violentas luas elétricas; estações de trem cobiçosas que devoram serpentes emplumadas de fumaça; fábricas pendem em nuvens por linhas tortas de suas fumaças; pontes que transpõem rios, como ginastas gigantes, lampejando no sol com um brilho de facas; navios a vapor aventureiros que fungam o horizonte; locomotivas de peito largo cujas rodas atravessam os trilhos como o casco de enormes cavalos de aço freados por tubulações; e o vôo macio de aviões cujos propulsores tagarelam no vento como faixas e parecem aplaudir como um público entusiasmado.”
4) Quais são os dois principais conflitos na narrativa de O Quinze, de Rachel de Queiroz?
O Quinze, de Rachel de Queiroz é uma narrativa, com 26 capítulos, que conta uma breve história sobre o período (1915) da grande seca no sertão cearense e na cidade de Fortaleza.
Podemos observar que a história gira em torno de dois conflitos principais:
- A retirada de uma família de retirantes do sertão, mostrando as circunstâncias degradantes físicas, políticas, sociais e econômicas enfrentadas por eles nesta empreitada, e
- A problemática do relacionamento dos primos Conceição e Vicente.
O texto mostra dois mundos bem diferentes, onde havia o convívio, mas não a junção; duas classes sociais distintas, a dos proprietários e a dos “sem-terra” fazendo uma análise crítica da situação social numa sociedade agropecuária e latifundiária. Traz ainda a figura da mulher culta, letrada numa sociedade rural comandada pelos homens.
O romance nos apresenta os contratempos enfrentados pela família de retirantes em sua jornada pelo sertão e os problemas existenciais e emocionais da professora Conceição.

Outros materiais