Buscar

AV APRENDIZADO 3 D DO TRABALHO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV APRENDIZADO 3 D DO TRABALHO 1
	
	1a Questão (Ref.:201706078145)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Thales prestou serviços à empresa Celestial Produções pelo prazo de 10 meses. Para que se configure o vínculo empregatício, ou seja, relação de emprego, entre as partes referidas é necessário que se comprovem os seguintes requisitos legais:
		
	
	Exclusividade, onerosidade e habitualidade.
	
	Subordinação, imprescindibilidade, indisponibilidade e irrenunciabilidade.
	
	Boa fé contratual, autonomia, onerosidade, pessoalidade e eventualidade.
	
	Subordinação econômica, comutatividade com divisão dos riscos, continuidade e exclusividade.
	 
	Pessoalidade na prestação dos serviços, subordinação jurídica, não eventualidade e onerosidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706123790)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Lucas vendeu sua parte na sociedade Posto de Gasolina Boa Viagem Ltda. em 17/02/2017, data em que foi feita a averbação da modificação do contrato. Tendo em vista a responsabilidade do sócio retirante e esgotados os meios de execução da pessoa jurídica e dos sócios atuais, responde
		
	
	solidariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período dos últimos dois anos em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato.
	 
	subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato.
	
	subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até cinco anos depois de averbada a modificação do contrato.
	
	solidariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato.
	 
	subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período dos últimos dois anos em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706116539)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Joana trabalhava para a empresa WRT Ltda. e atuava como analista financeiro. Mostrando bom desempenho, o empregador a promoveu ao cargo de confiança de gerente financeiro em 12/11/2007 e, dali em diante, passou a lhe pagar, além do salário, uma gratificação de função de 50% do salário. Na data de hoje, a empresa resolveu retorna-la ao cargo de origem e suprimiu a gratificação de função. Diante da situação apresentada, nos atuais termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A reversão só é válida com a permissão do sindicato sob pena de se considerar rebaixamento, nulo de pleno direito.
	
	Uma alteração desse vulto necessitaria de ordem judicial, a ser declarada em ação revisional.
	 
	A reversão é válida, pois não há estabilidade em cargos de gerência.
	
	Pode haver a reversão, mas a gratificação de função não pode ser suprimida.
	
	A alteração contratual é nula, tratando-se na verdade de rebaixamento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706140187)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	TRT 9ª 2013 - FCC - Analista Judiciário - Área Judiciária). Em relação ao trabalho temporário, com fundamento na legislação aplicável, é correto afirmar
		
	
	A empresa de trabalho temporário é a pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cuja atividade consiste em colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados, por ela remunerados e assistidos.
	
	O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de seis meses, salvo mediante autorização do Ministério do Trabalho.
	
	A jornada normal de trabalho do temporário não poderá exceder de 6 horas diárias, remuneradas as horas extras com adicional de 20% sobre o valor da hora normal.
	
	O contrato de trabalho celebrado entre a empresa de trabalho temporário e cada um dos assalariados colocados à disposição da empresa tomadora ou cliente poderá ser celebrado verbalmente ou por escrito, sendo vedada a modalidade de contrato tácito.
	 
	Será nula de pleno direito qualquer cláusula de reserva, proibindo a contratação do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado à sua disposição pela empresa de trabalho temporário.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706124866)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
No que diz respeito aos princípios do direito material do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	O princípio da proteção pressupõe a proibição de alterações contratuais lesivas ao empregado, razão pela qual as cláusulas de regulamento de empresa que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente somente atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração respectiva.
	
	O direito comum é fonte subsidiária do direito do trabalho.
	
	Em razão da vigência do princípio da proteção no direito do trabalho, é correto afirmar que, em havendo a coexistência de dois regulamentos em determinada empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro. 
	
	O princípio da aplicação da norma mais favorável é um desdobramento do princípio da proteção.
	 
	Em razão da vigência do princípio da proteção e da norma mais favorável no direito do trabalho, é correto afirmar que, em havendo a coexistência de dois regulamentos em determinada empresa, o empregado poderá aderir às regras mais benéficas de um ou de outro, não estando obrigado a fazer opção por apenas um deles.

Continue navegando