Buscar

Dicas para lidar com parente usuário de droga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dicas para lidar com parente usuário de droga  
O primeiro passo para quem detecta o uso de droga na família é o diálogo. De acordo com a diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad-Uerj), Maria Thereza Aquino, a conversa deve ser "civilizada", sem discussões. "Brigar não adianta. Eles ficam revoltados e acabam se drogando para punir os pais. É preciso que os parentes fiquem junto dos dependentes o máximo possível, para que eles sintam que as pessoas se importam", disse a psiquiatra, acrescentando que isso é chamado de "rede familiar de proteção". 
Outro fator importante, segundo ela, caso a conversa não seja suficiente, é que os pais procurem locais especializados (veja tabela ao lado) em tratamento e estimulem os filhos a praticar atividades como esportes e arte. 
De acordo com a psiquiatra, a cocaína permite que o indivíduo faça aquilo que desejava, mas que até então se sentia proibido, como cometer um crime, por exemplo. No caso de Daniel, ela acredita que ele já tivesse índole perversa, mascarada pelo fato de não ter assimilado valores éticos e morais. "O rapaz sabia o que estava fazendo e por que estava fazendo. É um quadro típico de psicopatia", afirmou Maria Thereza. 
A diretora do Nepad explicou ainda que o que propiciou a atitude de Daniel foi a junção de três fatores: a índole perversa, o uso continuado da droga e o desespero de satisfazer sua vontade (consumir cocaína). Para ela, o jovem já deve ter dado sinais desse problema. "O psicopata é aquele que, ainda criança, é capaz de fazer maldades com crianças e animais, além de despertar sempre medo e terror entre os colegas", diz. 
Fonte: O DIA

Continue navegando