Buscar

Goji Berry, como preparar as mudas, Cultivar e Melhorar sua vida.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMUNIDADE SOLARIS A-1
PRAIA DO NORTE, EM ILHÉUS, NA BAHIA – BRASIL.
Goji Berry, uma frutinha com muitos nutrientes:
O Goji é um arbusto originário do deserto do Tibete, na China, que produz uma florzinha roxa. Esta flor roxa dá origem a uma frutinha alaranjada, rica em beta caroteno, minerais como o cromo e o germânio, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, vitaminas e outros nutrientes importantes que melhoram a saúde e ajudam a prolongar a vida humana.
Alguns especialistas afirmam que o Goji é a fruta da longevidade, porque melhora o humor, combate os radicais livres e ajuda a combater o câncer!
Outros especialistas afirmam que o Goji possui mais de 20 oligoelementos como, por exemplo, o selênio e o germânio. Oligoelementos, ou microminerais, são elementos químicos que, em pequenas quantidades, são essenciais para os seres vivos, pois formam enzimas que efetuam determinados processos bioquímicos necessários para os organismos vivos.
O Goji é uma plantinha muito delicada e precisa de cuidados personalizados. Por isso é que não aconselhamos o seu plantio diretamente nas covas do campo.
Você pode consumir o Goji em saladas, sucos, in natura e até fazer um chá com as suas folhas. Plante as suas mudas e cuide bem da sua plantinha, porque ela também vai cuidar muito bem de você!
Como é feita a plantação das mudas: 
Inicialmente, compre as bagas desidratadas de Goji numa casa de produtos naturais, ou pela Internet, de um bom fornecedor. Você vai receber um pacote pelo Correio.
A plantação do Goji é feita escolhendo-se uma boa terra, com adubo orgânico, e colocando esta terra em vasos grandes e fundos, ou em latas de 20 litros. Os vasos precisam ser fundos, porque as raízes do Goji crescem muito. Faça alguns furos no fundo dos vasos para escorrer o excesso de água. Encha os vasos com terra até em cima e molhe a terra com água. Espere escorrer o excesso de água e faça uns 7 ou 8 furos na terra, com o dedo, onde vão ser plantadas as bagas reidratadas.
Também pode colocar algumas pedras no fundo do vaso para facilitar a drenagem. O adubo ideal para a terra é o esterco de coelho, mas, se não tiver, pode usar o esterco de gado curtido, ou o de galinha, em pequenas quantidades. Húmus de minhoca também é bom porque já vem com ovos de minhoca, que darão origem a minhocas jardineiras que vão arejar a terra dos vasos.
As bagas desidratadas de Goji, que serão plantadas, precisam ficar na água mineral da noite para o dia, para incharem e se reidratarem. No dia seguinte, corte as bagas com um estilete, para a terra ficar em contato com as sementinhas, e plante nos furos que você fez com o dedo na terra molhada. Bastam uns sete ou oito furinhos na terra dos vasos, previamente molhada, para servir de casinha para as bagas do Goji, que lá serão plantadas e regadas com água mineral. No primeiro mês use um borrifador (ou aspersor) de água para regar a terra dos vasos com água mineral ou água de chuva. 
As sementes vão brotar em duas semanas. Mantenha os vasos protegidos do Sol quente e da chuva por uns dois meses, durante a fase inicial de germinação e crescimento. Pode regar dia sim e dia não. Cuidado para não encharcar muito a terra porque o Goji vem do deserto e só gosta da terra húmida, mas não encharcada! 
Se quiser, faça uma armação de madeira e coloque uma tela de plástico por cima, para proteger do Sol quente. O Sol está agora um pouco mais quente, por causa do aquecimento global do nosso planeta, e pode queimar as folhas da pequena muda de Goji. Se você perceber que a terra dos vasos está ficando muito seca comece a regar os vasos todos os dias. Depois de uns 50 dias você já pode regar a terra dos vasos todos os dias, porque agora as suas mudinhas já estarão maiores e precisam de mais água, para se desenvolverem.
Depois de uns 4 meses já podemos colocar uma estaca seca no meio dos vasos, para amarrar e direcionar as mudas. Depois de uns 8 meses, os galhos maiores das mudas já podem ser podados, para fortalecer o caule e formar a galhada (ou corola), onde vão aparecer as primeiras flores. Os galhos cortados servem para preparar pequenas estacas, que também serão enfiadas na terra de alguns saquinhos. Estas estacas vão brotar e formar novas mudas! Este método de produção das mudas por estaquia é interessante porque, por este método, as mudas produzem frutas em menos tempo!
Se quiser, depois de uns 14 meses, as mudas já podem ser replantadas no local definitivo. Geralmente, elas vão produzir os primeiros frutos depois de uns 19 meses. 
Não vendemos mudas e nem sementes do Goji. Você vai ter que produzir suas próprias mudas, o que vai lhe proporcionar muitas descobertas e satisfação pessoal!
Use o seu bom senso para aperfeiçoar e criar novos métodos de produção das mudas de Goji. Agindo assim, você estará criando as suas mudas de maneira personalizada!
Contatos com a Comunidade Solaris:
Cliquem no link abaixo e vejam um interessante vídeo, com as explicações técnicas do Professor Ton Caldas, da Comunidade Solaris de Ilhéus, ensinando e dando dicas de como fazer as mudas do Goji:
http://youtu.be/-1LF9uDr1Zw 
No final deste vídeo Ton Caldas também fornece os nossos e-mails de contato para responder as dúvidas dos interessados. Os e-mails de contato são:
comunidadesolaris@gmail.com ou então comunidadesolaris@yahoo.com.br 
Escrevendo para estes e-mails você também vai receber de graça, pelos anexos do nosso e-mail, o importante livro religioso “As Energias Benéficas”, que contém a eco doutrina da religião que adotamos. Também vai receber o livro “Solaris”, que contém a ideologia do comunitarismo, que nos fala sobre a vida em pequenas comunidades alternativas. 
Temos também os nossos sites, onde vocês podem entrar para ver as nossas fotos, artigos e outras informações importantes, e que podem ser acessados digitando ou clicando nos seguintes links abaixo:
http://energiasdobem.spaceblog.com.br ou em:
http://comunidadesolaris.spaceblog.com.br 
Abaixo também temos outro link, direcionado para o interessante artigo “Democratizando o cultivo do Goji”, que também ensina como plantar o Goji, e que foi publicado no site da Igreja das Energias Benéficas, fundada pela Comunidade Solaris de Ilhéus:
http://energiasdobem.spaceblog.com.br/2367097/Democratizando-o-cultivo-do-Goji/ 
E que as Energias Benéficas do Universo os acompanhem e os protejam! E uma boa plantação de Goji para todos! Comunidade Solaris A-1, de Ilhéus, na Bahia.

Outros materiais