Buscar

Atividade Diagnóstica 01 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 01 - Educação e Diversidade
Avaliar
1)
Três trabalhadores se encontram e passam a conversar sobre preferências culinárias. O primeiro diz que o que ele gosta "mesmo" é de carne seca, já o segundo diz que o "bom mesmo" é um prato de charque e o terceiro diz que não há nada melhor que carne de sol. E eu digo que a diferença está "mesmo" na pitada cultural.
Pensando a diversidade cultural brasileira e o que a cultura nos lega em relação a identidade, o que o texto acima nos quer dizer?
Alternativas:
a)
O texto explicita a identidade e a fragilidade do multiculturalismo global.
b)
O ressurgimento do fundamentalismo local, pois cada um tem sua razão.
c)
Mostra a afirmação da identidade regional.
d)
Mostra o esfacelamento da unidade do território nacional.
e)
O fortalecimento do separatismo estadual.
2)
As diferentes classes e frações de classes estão envolvidas numa luta propriamente simbólica para imporem a definição do mundo social mais conforme aos seus interesses, e imporem o campo das tomadas de posições ideológicas reproduzindo em forma transfigurada o campo das posições sociais. Eles podem conduzir essa luta quer diretamente, nos conflitos simbólicos da vida quotidiana, quer por procuração, por meio da luta travada dos especialistas da produção simbólica (produtores a tempo inteiro) e na qual será em jogo o monopólio da violência simbólica legítima (cf.Weiber), quer dizer, do poder de impor, e mesmo de inculcar instrumentos de conhecimento e de expressão (taxinomias) arbitrários, embora ignorados como tais da realidade social.
O texto relata um poder que é exercido pelas classes dominantes a fim de impor sua cultura para as classes menos abastadas, assim como reproduzir as relações de poder entre as classes. Qual o conceito usado para designar esse poder quando é exercido nas escolas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Violência Simbólica.
b)
Violência Cultural.
c)
Violência Social.
d)
Violência Material.
e)
Violência legítima.
3)
"As reuniões do Núcleo de Estudos de Gênero Wilma Lessa, na Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, são como uma terapia para o estudante Paulo Henrique Lira, 17 anos. Lá, ele pode se expressar, ouvir experiências e aprender sobre gênero, inclusão e diversidade sexual. Graças ao núcleo, o ambiente escolar se tornou mais acolhedor quando o aluno do segundo ano do ensino médio decidiu assumir que estava namorando outro garoto.
Instalado na Escola Silva Jardim, no bairro do Monteiro, Zona Norte do Recife, desde o início do ano letivo, o núcleo tem como objetivo trabalhar temas como gênero, respeito, inclusão, cidadania, violência e direitos humanos de forma lúdica e didática com 40 estudantes inscritos. O projeto envolve toda a comunidade escolar em ações práticas para a construção da cidadania. "As ações já apresentam impacto positivo na capacidade de os alunos e as alunas refletirem por conta própria e discutir temas tão importante, tornando-se cidadãos mais sensíveis e responsáveis", ressaltou a professora de história e uma das coordenadoras do espaço, Cristiana Cordeiro".
Baseados na notícia acima, como podemos caracterizar a Escola Silva Jardim quanto a iniciativa de realização do Núcleo de Estudos de Gênero Wilma Lessa. Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A escola é interdisciplinar pois alia biologia com questões culturais nas salas de aulas.
b)
A notícia mostra que o ensino é formal com um currículo fixo e que atende crianças com problemas sexuais.
c)
A escola se preocupa com só com questões da sexualidade e se baseia num ensino fora dos padrões normais.
d)
A escola é inclusiva e plural, pois é um lugar que valoriza a convivência com a diversidade.
e)
O grupo da escola demonstra que o ensino não deve entrar em assuntos que não lhes são pertinentes.
4)
O que é novo, hoje, é a ascensão de políticas de identidade. Em contextos muito diferentes e de modos muito diversos – desde os povos indígenas da América Latina às minorias religiosas na Ásia do Sul e às minorias étnicas nos Bálcãs e em África, até os imigrantes na Europa Ocidental – as pessoas estão se mobilizando de novo em torno de velhas injustiças segundo linhas étnicas, religiosas, raciais e culturais, exigindo que sua identidade seja reconhecida, apreciada e aceita pela sociedade mais ampla. Sofrendo de discriminação e marginalização em relação a oportunidades sociais, econômicas e políticas, também exigem justiça social.
Conforme o texto acima, o que podemos perceber sobre o processo de exclusão? Marque a alternativa com a afirmação correta.
Alternativas:
a)
As classes populares são vítimas do sistema e por meio da desestruturação social são excluídas da sociedade, ficando a deriva.
b)
As  populações marginalizadas , não tem chances de conseguires a inclusão social , porque não têm força para reivindicar melhorias.
c)
As oportunidades econômicas, sociais e políticas são vetadas aos sujeitos das classes menos privilegiadas, não sobrando expectativa de melhorias.
d)
Mesmo que haja influência das relações estruturais da sociedade, o sujeito não vai ficar à deriva, pois vão se organizar em movimentos que reivindicam melhorias.
e)
As minorias sociais se conformam com a exclusão , esperando que o estado olhe por eles numa atitude paternalista.

Continue navegando