Buscar

Relatorio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FLORESTAS
DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS
IF 303 – INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS FLORESTAIS
Professor Edvá Oliveira Brito
Determinação do teor de sólidos e do 
tempo de formação de gel
Heron Casati Fernandes – 201203019-8
Seropédica-RJ
Março 2017
INTRODUÇÃO
A madeira sempre foi um bem natural utilizado pelo homem, e cada vez mais se vê o avanço de tecnologias para otimizar a utilização da madeira em diversas áreas de produção. E com o avanço da indústria moveleira, a exigências técnicas para produção tem aumentado. Os adesivos são extremamente importantes dentro deste setor e com isso para que seu uso tenha rendimentos esperados deve estar sempre de acordo com os boletins técnicos. Nesta aula prática objetivou-se analisar o teor de sólidos e formação de gel da cola, para sua validação de acordo com as normas técnicas pré-estabelecidas.
MATERIAL E MÉTODOS
Teor de sólidos: Analisamos se o adesivo está de acordo com boletim técnico, fenol-formaldeído, teor devendo estar entre 48 a 50% de teor de sólidos. Foram pesados 5g (peso úmido) do produto numa balança de precisão para secar em estufa a 103ºC entorno de 15h. Após este tempo o produto foi pesado novamente, sendo o peso seco.
Formação de gel: Foi coloca 20g do adesivo no tubo de ensaio em banho maria em glicerina a 120ºC, para assim saber quanto tempo gastaria para começar a formação de gel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Em relação ao teor de sólidos o peso seco após as 15h na estufa foi de 2,5g, com este valor foi calculado o teor de sólidos utilizando a formula PS/PU x 100, onde PS= peso seco, PU= peso úmido. Resultando num valor de 50%. De acordo com o boletim técnico este adesivo tem de estar dentro de uma faixa entre 48 a 50%, como o resultado foi 50% está de acordo com o exigido.
Já em relação a formação de gel, o tempo médio esperado para que se inicie a formação do gel, é de 10 a 11 min em banho maria com glicerina a 120ºC. O tempo gasto de 7min e 9s, neste caso o que influenciou para que ocorresse num tempo tão mais curto, foi o erro técnico que aconteceu durante o processo, a temperatura da glicerina estava a quase 140ºC, acima do pré-estabelecido, logo interferiu de forma direta para com que a cola começasse a reação de forma mais rápida.
CONCLUSÃO
Portanto pode-se concluir que esta cola está de acordo com as normas técnicas estabelecidas para seu uso. Não tendo qualquer valor diferente em relação ao teor de sólidos, cumprindo aquilo previsto pela norma. Já em relação ao tempo de formação de gel, mesmo que tenha sido fora do padrão de formação, com o erro de temperatura, pode-se inferir que se estivesse na temperatura exigida estaria dentro dos padrões exigidos uma vez que a diferença do tempo não foi tão grande assim. Com isso, está cola está em perfeitas condições para um bom rendimento para seus fins de uso.

Outros materiais