Buscar

TG Disc IV


Continue navegando


Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS – INGLÊS ESTUDOS DISCIPLINARES V – TG
ADILSON BISPO ROCHA RA 1720277
BARBARA BRENDA MEDEIROS DOMINGUES BRAZÃO RA 1774254 FRANCHESCA LETÍCIA DOS SANTOS RA 1701426
HELENA CRISTINA F. DE PROENÇA RA 1730064
KELLEN CRISTINA DO NASCIMENTO 1734484 
LETÍCIA DIAS SILVA RA 1727685
MARIA DE JESUS DE SOUZA FERREIRA RA 1703439 ROSANA LOPES SILVA RA 1705000
SOLANGES MOTA DE CARVALHO RA 1739254 VILSON RAFAEL MATOS CARDOSO RA 1729400
2017
ADILSON BISPO ROCHA
BARBARA BRENDA MEDEIROS DOMINGUES BRAZÃO 
FRANCHESCA LETÍCIA DOS SANTOS
HELENA CRISTINA F. DE PROENÇA
KELLEN CRISTINA DO NASCIMENTO
LETÍCIA DIAS SILVA
MARIA DE JESUS DE SOUZA FERREIRA
ROSANA LOPES SILVA
SOLANGES MOTA DE CARVALHO 
VILSON RAFAEL MATOS CARDOSO
ESTUDOS DISCIPLINARES V - TG
Trabalho em grupo referente à cadeira de Estudos Disciplinares V, do
curso de Letras / Inglês apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Silvana Rocha
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se à cadeia de Estudos Disciplinares IV e tem como objetivo abordar as técnicas de leitura e interpretação de textos da Língua Inglesa, Skimming e Scanning, estas técnicas eliminam o hábito de ler palavra por palavra e buscam a compreensão dos pontos chaves do texto através de uma leitura mais objetiva seja lendo livros, revistas, web sites, jornal evitando ler cada palavra no contexto e de forma mais rápida.
Devemos estar atentos a qual das técnicas usar de acordo com o tipo de leitura, se procuramos uma informação específica ou uma exploração de um texto pois cada uma das técnicas tem sua finalidade.
Outro tema a ser abordado é a tecnologia no mundo atual e sua influência no hábito da leitura, sabemos que a tecnologia através de mídia sociais, velocidade de informação esta mudando o comportamento humano e até onde este poder pode influenciar na leitura e na escrita? A velocidade de informação os vários aplicativos de leitura alguns com leitura automática de voz.
Sabemos também que a tecnologia tem grande contribuição na conquista de conhecimento e pode ser não ser uma inimiga, mas aliada na educação.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Reading Techniques (Técnicas de leitura)
Para uma leitura eficiente precisamos de um objetivo claro, saber o que nos levou ao ato da leitura.
Para compreender um texto o leitor precisa de um conhecimento de gramática, linguística e vocabulário, além de fazer deduções, ligar ideias e palavras no texto.
O objetivo da leitura, ou seja, o grau de informação que desejamos adquirir seja na leitura de um jornal, revista, livros, artigos, web sites etc.
Para a leitura de textos de Língua inglesa podemos usar duas estratégias são elas Skimming and Scanning. 
São duas estratégias de Leitura de diferentes propósitos na leitura de textos em inglês. Ao nos depararmos com um texto a procura de uma informação específica o ideal é usar a técnica Scanning e para um texto já lido e que houver a necessidade de uma exploração o melhor é usar a técnica do Skimming.
Skimming 
O Skimming consiste em observarmos o texto de forma rápida apenas para assimilar o assunto de forma geral sem ficarmos presos a detalhes que não tem muita relevância no texto. Desta forma iremos buscar atenção nos detalhes cruciais, observar bem o layout do texto, titulo, sub titulo, palavras cognatas, que são palavras com grafia similar ao idioma português e com significado semelhante ou igual. Prestar atenção nas primeiras palavras e nas ultimas linhas do texto.
Uma das funções da técnica do Skimming é destacar aspectos do texto, assim a leitura pode ser mais complexa onde é necessário buscarmos informações do assunto principal do texto. Essa técnica requer atenção para fazermos a pontuação correta e não sairmos do foco da leitura.
É importante procurarmos o sujeito do texto e encontrarmos também o verbo, para facilitar a compreensão do contexto. O skimming normalmente é realizado com velocidade 2 a 3 vezes maior que a leitura normal.
Scanning
Técnica que consiste em corrermos com os olhos pelo texto para busca de uma informação especifica, como obter informação no dicionário, procurar um capitulo de um livro ou artigo de revista. Essa técnica não exige a leitura completa do texto. O scanning é muito usado em testes de proficiência da Língua inglesa, pois através da corrida com os olhos pelo texto desenvolvemos o raciocínio lógico com ideias gerais do texto.
Quando usamos o Scanning ao nos depararmos com uma palavra desconhecida devemos ignora la e focar nas palavras que reconhecemos, devemos prestar atenção em datas, números, palavras em negrito, tamanho das letras, asteriscos, etc.
O processo do scanning é muito útil para encontrarmos informações específicas, um número de telefone numa lista, palavra no dicionário, uma data de nascimento ou falecimento numa biografia, recomenda se fazer primeiro o Scanning e depois partir para a técnica do Skimming.
2.2 Cognatos da Língua Inglesa 
False cognate (Falso cognato)
Antes de falar sobre falso cognato, deve-se primeiramente entender o que é cognato. Cognatas são palavras que tem uma origem comum. Sua grafia é semelhante e de significado igual com outra língua. No entanto, os falsos cognatos são palavras que tem certa semelhança na escrita porem, seu significado diverge. No texto a seguir, segue exemplo de falso cognato.
A day at work
In the morning I attended a meeting between management and union representatives. We were anticipating a difficult bargaining but it was actually easy. The discussion was very comprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides were interested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.
Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the company policy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria. Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.
After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a public library, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.
Attended  = assistir, participar de ; actually = na realidade comprehensive= abrangente, amplo, extenso compromise= (v) entrar em acordo, fazer concessão; (n) acordo, conciliação recorded = gravar, disco, gravação, registro Eventually= finalmente, consequentemente office= escritório; realized = notar, perceber, dar-se conta, conceber uma ideia policy= política (diretrizes) retired= aposentado pretended=fingir appointment= hora marcada, compromisso profissional cafeteria=refeitório tipo universitário ou industrial particular= específico, exato strangers= desconhecido lunch= almoço lecture= palestra, aula mayor= prefeito expert= especialista, perito tax = imposto assist = ajudar, dar suporte senior =idoso college=faculdade, ensino superior library= biblioteca emission= descarga (de gases, etc.) assumes=presumir, aceitar como verdadeiro.
Cognates (Cognatos)
Os cognatos são palavras que possuem tanto a grafia quanto o significado semelhante à um idioma. São especialmente encontrados em textos usados para iniciantes do estudo da língua escolhida. Seguem exemplos de cognatos usando um texto anteriormente citado:
A day at work
In the morning I attended a meeting between management and union representatives. We were anticipating a difficult bargaining but it was actually easy. The discussion was verycomprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides were interested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.
Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the company policy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria. Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.
After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a public library, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.
Antecipating = Antecipando; Discussion = Discursão; Comprehensive = Compreensível 
Interested = Interessado; Secretary = Secretária; Decided = Decidiu; 
Legislation = Legislação; Programs = Programas; Education = Educação;
 Public = Público; Limits = Limites; Government = Goveno.
 Incapacidade da tecnologia x leitura
Ler é um hábito extremamente saudável, alem de adquirir conhecimentos, traz melhorias  da escrita, da fala, do convívio em sociedade. Hoje  com a tecnologia dominando os espaços nessa era digital a leitura  esta cada dia mais esquecida, os livros empoeirados na estante. Diante de tanta facilidade de informações momentâneas á disposição há  todo instante fica visível o quanto a tecnologia do mundo moderno  fez com que as pessoas  abandonassem os livros, resultando em jovens de vocabulário pobre. Esse infinito mundo da distração nos aproxima  do mundo e nos distancia da magia de anos atrás, onde se mergulhava em histórias, contos e  epopeias. Hoje temos consciência de que a tecnologia faz parte das nossas vidas e nos favorece muito, nos adaptamos as suas vantagens, mas neste contexto fica claro que ela  torna se incapacitada, pois nos rouba  momentos preciosos  de uma viajem literária que é insubstituível. É possível que muitos jovens prefiram a internet à leitura, mas, paradoxalmente, é entre os jovens que o hábito de ler cresce, pelo menos um pouco, enquanto o livro perde público na faixa etária dos adultos jovens.
Outro aspecto interessante dessa questão é que, na maior parte dos casos, bons leitores também são pessoas bem informadas e usuárias de internet. A saída para superar essa falsa dicotomia entre leitura e tecnologia é aproveitar as novas facilidades tecnológicas para estimular e não competir com a leitura. A internet pode ser o meio de entrada para um bom livro. A tecnologia também tem formas de estimular a leitura pelo conteúdo e pela agilidade na aquisição dos próprios livros. As compras pela web, por exemplo, colocam, virtualmente, qualquer livro ao alcance de qualquer leitor.
Livros usados também ficaram muito mais fáceis de serem acessados. A Estante Virtual – uma ideia genial – coloca ao alcance dos dedos um acervo potencialmente infinito, incluindo os títulos fora de catálogo que, 15 anos atrás, consumiam dias de busca pelos sebos e sua desorganização cativante.
Novamente, troca-se o prazer do ato de vagar meio sem rumo pelas prateleiras, por uma busca limpa, objetiva e asséptica. Mas os algoritmos de buscas inteligentes devem chegar em breve ao mundo dos sebos virtuais: “quem comprou esse, comprou esse, esse e mais esse”.
Outra vertente da cooperação entre a tecnologia e a literatura são conteúdos e aplicativos que buscam estimular a leitura de livros. Colunas ou resenhas curtas, como a leioedoupitaco.blogspot.com.br, buscam apresentar livros e debates sobre a literatura.
Experiência mais radical ainda é a disponibilização do material na rede, como é o caso do portal da revista Vida Secreta, que tem as edições em formato digital, mas, também, obras excelentes de autores como Marcelino Freire (“Poeminhas tamanho p”) e Adriane Garcia (“Enlouquecer é ganhar mil pássaros”).
No âmbito da Tecnologia e também sobre a sua importante contribuição para a construção de leitores ativos e de uma personalidade sadia do indivíduo, além do favorecimento à sociabilização, por meio do imaginário, tal e qual a Literatura; chama-se a atenção para o fato de que na última década do século XX, já era dada a “decisão proferida pelos leitores e pesquisadores em geral” de que, os livros teriam seus dias contados e que estes seriam substituídos pelo CD-ROM e pela Internet. Muitos artigos de revistas faziam tal abordagem e também era tema para importantes colóquios realizados quer no âmbito da Tecnologia, quer no âmbito da Literatura, os quais discutiam tais questões: a credibilidade no término dos livros dentro de dez anos, pois havia sido criado o Windows 3.1; a substituição do suporte de papel pelo ecrã do PC, pois a confecção de livros por ser mão-de-obra cara era também pouco ecológica.
Já se passaram décadas e podemos afirmar que os manuscritos continuam a ser publicados cada vez mais em maior número e com a contribuição dos computadores aos escritores, os quais escrevem não somente para editoras, mas também para páginas da Internet.
Ao contrário do que muitos falaram ou mesmo do que inicialmente se pensou os livros não estão com seus dias contados. As novas tecnologias deram-lhes um novo impulso, pois muitos escritores passaram a utilizar o computador, pois este dá maior facilidade na revisão de textos, pesquisas, além de ter agilizado o tempo de escrita e construção do texto. A este respeito, esclarecemos aqui, que nem todos os escritores têm o mesmo ritmo de escrita e o uso do computador não é nem pode ser um argumento inteiramente válido para justificar a rapidez ou lentidão na redação de uma obra, apesar de reconhecermos que essa tecnologia facilita significantemente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Atualmente, pode-se dizer que a língua não é mais uma barreira para impedir a relação entre pessoas de outras nacionalidades e a língua inglesa, principalmente, está cada vez mais presente em nosso cotidiano, por questões culturais e por ser relativamente fácil de se aprender. E assim torna-se muito fácil se comunicar com qualquer pessoa do mundo.
As técnicas de Skimming e Scanning, quando empregadas corretamente, facilitam a compreensão do texto e proporcionam mais praticidade na leitura, principalmente quando é necessário ler um grande volume de informação, ter em mente o estilo de leitura que será analisado, como por exemplo, revista, romances, manuais contribuem também para a assimilação das informações. A técnica que será utilizada irá depender da intenção do leitor, se ele busca apenas uma leitura ou se precisa do conteúdo lido para alguma atividade.
Portanto, ter conhecimentos desses procedimentos é fundamental para um leitor e estudante eficaz da língua inglesa, pois a partir delas a leitura se tornará mais dinâmica e compreensível e assim o leitor pode interpretar da melhor maneira o que foi dito pelo escritor.
REFERÊNCIAS
Falsos conhecidos. Disponível em: http://www.sk.com.br/sk.html. Acesso em: 16 de Novembro de 2017.
Drey, Rafaela Fetzner. Inglês: práticas de leitura e escrita (recurso eletrônico)/Isabel Cristina Tedesco Selistre, Tânia Aiub, p. 08 - 14. Editora: Penso, 2015.
Bonamin, Márcia Costa. Fundamentos do Texto em Língua Inglesa I. p. 50 – 52. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Scanning e Skimming: as Estratégias de Leitura do Inglês Instrumental. Disponível em: https://inglesinstrumentalonline.com.br/scanning-e-skimming-os-metodos-de-leitura-do-ingles-instrumental/. Acesso em:17 de Novembro de 2017.
Diferença ente Scanning e Skimming. Disponível em: https://www.esfingles.com/blog/diferenca-entre-scanning-e-skimming/. Acessoem: 17 de Novembro de 2017.
A Literatura e as novas tecnologias. Disponível em: http://www.ufjf.br/darandina/files/2010/12/A-Literatura-e-as-Novas-Tecnologias-A-Forma%C3%A7%C3%A3o-de-Leitores-Ativos-em-M%C3%BAltiplos-Suportes.pdf. Acesso em: 18 de Novembro de 2017.