Buscar

infecção urinaria e frieira

Prévia do material em texto

INFECÇÃO URINÁRIA
	A infecção urinária é uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra, decorrente de agentes infecciosos. A bactéria habitualmente responsável pelas infecções urinárias é a Escherichia coli, que compõe a flora intestinal normal dos seres humanos. Esse microorganismo atua de forma benéfica no trato intestinal, mas quando entra em contato com o sistema urinário se torna lesivo e causa desconforto ao paciente.
	Essa infecção é mais comum em mulheres devido a uma questão anatômica. A uretra feminina é mais curta, o que facilita a chegada da bactéria até a bexiga. Além disso, ela fica próxima da vagina e do ânus, uma área bastante suscetível á presença de bactérias. 
Existem quatro tipos de infecção urinaria:
Cistite – infecção na bexiga;
Uretrite – infecção na uretra;
Pielonefrite – infecção nos rins;
Infecção nos ureteres.
Nem sempre uma pessoa com infecção urinaria apresenta sintomas, mas quando surgem, os mais comuns são:
Ardência forte ao urinar;
Vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades;
Urina acompanhada com sangue (em certos casos);
Urina com cheiro muito forte e coloração alterada;
Dor pélvica;
Aumento da frequência de micções.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção.
O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com exame de urina, o qual pode evidenciar a presença de bactérias na urina e também outros sinais que auxiliam no diagnóstico. A urocultura também costuma ser solicitada, sendo que esta ajuda na identificação da bactéria causadora da infecção.
O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade. O tratamento também varia de acordo com a frequência que o paciente apresenta quadros infecciosos. Geralmente, o tratamento é feito à base de antibióticos. Mas o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de infecção urinária e o antibiótico de escolha. É de extrema importância que o tratamento seja realizado por completo, de acordo com a prescrição do médico, para evitar reincidentes.
A prevenção das infecções urinárias é feita através da adoção de algumas medidas:
•Ingestão de bastante líquido ao longo do dia;
•Evitar reter urina, devendo urinar sempre que sentir necessidade;
•Praticar relações sexuais com proteção;
•Urinar após as relações sexuais;
•Não utilizar antibióticos indiscriminadamente.

Continue navegando