Buscar

avaliando aquatica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513144446)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao tratamento fisioterapêutico no choque cardiogênico, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) As manobras de higiene brônquica devem ser executadas preferencialmente com o paciente sedado, para não promover estresse e os exercícios de extremidades devem ser passivos. ( ) O desenvolvimento de queda da frequência cardíaca e da pressão arterial média é efeito agudo esperado da terapia. ( ) O débito cardíaco, índice cardíaco, pressão arterial sistólica e lactato estão diminuídos. ( ) O índice cardíaco nesta condição 2,5-3,5 litro/min/m2.
		
	
	V, F, V, V.
	
	V, F, V, F.
	
	V, F, F, V.
	 
	V, F, F, F.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513146141)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	      Um dos médodos diagnósticos do infarto do miocárdio, além da dor precordial e da dosagem das enzimas, é o eletrocardiograma. Na cascata isquêmica o miocárdio pode ter áreas de isquemia mais sem lesão, áreas de lesão reversível e áreas de lesão irreversível (necrose) com correspondentes sinais eletrocardiográficos. São sinais eletrocardiográficos de isquemia, lesão e infarto do miocárdio, respectivamente:
		
	
	Alargamento do complexo QRS, infradesnivelamento do segmento ST e inversão da onda P.
	
	Aumento do segmento ST, alargamento do complexo QRS e onda Q patológica.
	
	Infradesnivelamento do segmento ST, supradesnivelamento do segmento ST e alargamento da onda P.
	 
	Inversão da onda T, supradesnivelamento do segmento ST e onda Q patológica.
	
	Supradesnivelamento do segmento ST, alargamento da onda T e inversão da onda P.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513288428)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente no segundo dia de pós- operatório de valvoplastia cursou com uma CV= 15ml/Kg, Pimáx= - 80cmH2O. Encontra-se muito sonolento, sem esforço muscular , eupneico, porém com ausculta pulmonar diminuída em bases. Para aumentar a ventilação alveolar desse paciente a melhor conduta é:
		
	 
	EPAP de 20 cmH2O pelo tempo suficiente para aumentar o volume alveolar.
	
	Cinesioterapia motora em ortostase.
	
	PEP com maior orifício e incentivo ao paciente para realizar a técnica com o fluxo expiratório.
	
	Respiração com a relação inspiratória e expiratória igual a 1:1 com cabeceira baixa.
	
	Ventilação mecânica controlada pelo ventilador.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201514117940)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Fazem parte das alterações presentes na Tetralogia de Fallot?
		
	
	CIA, CIV, Dextroposição de Aorta.
	
	CIV, Hipertrofia de VD, CIA, dextroposição de aorta.
	
	CIV, CIA, dextroposição de aorta e obstrução na via de saída de VD.
	 
	CIV, obstrução na via de sápida de VD, Hipertrofia de VD e dextroposição de aorta.
	
	CIA, obstrução na via de sápida de VD, Hipertrofia de VD e dextroposição de aorta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201514135927)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O teste de caminhada de seis minutos (TC6min) está indicado em diversas situações, como para avaliação da capacidade funcional em pacientes com doença cardiovascular, avaliação da resposta a intervenções e como preditor de morbidade e mortalidade. Por outro lado, possui contraindicações absolutas.
I. infarto agudo do miocárdio (3-5 dias)
II. endocardite ativa
III. suspeita de aneurisma dissecante
IV. anormalidade de eletrólitos
V. edema de pulmão
VI. cardiomiopatia hipertrófica
Qual das alternativas abaixo reúne as contraindicações absolutas?
		
	
	 Apenas II, V e VI.
 
	
	 Apenas a II.
 
	
	Apenas II, III, IV, V e VI.
 
	 
	Apenas I, II, III e V.
 
	 
	 I, II, III, IV, V e VI.
	
	1a Questão (Ref.:201513143766)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Pascal, a pressão de um fluido é igual em profundidade constante. A pressão da água é um princípio físico característico da hidrostática. Marque a alternativa que ratifica a afirmativa acima. I- A pressão hidrostática é diretamente proporcional à profundidade do segmento II- A pressão hidrostática é inversamente proporcional à profundidade do segmento III- A pressão hidrostática varia pois quanto maior a densidade do fluido, maior a resistência IV- A pressão hidrostática aumenta à medida que a velocidade do movimento aumenta
		
	
	Apenas I e IV estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	 
	Apenas I está correta
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513124751)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A piscina terapêutica contribui para a aceleração das respostas fisiológicas dos pacientes, tendo em vista as propriedades físicas da água que, quando bem direcionadas, otimizam essas possibilidades. Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta.
		
	
	Os exercícios com turbulência contribuem para ganhos de relaxamento muscular, pelo aumento da viscosidade gerada entre os ¿objetos¿.
	
	O uso de flutuadores modifica a densidade relativa dos pacientes que, por isso, demonstram maior dificuldade de flutuação na postura deitada.
	
	Os exercícios com flutuadores, na posição de pé, favorecem maior resistência muscular, contribuindo para um relaxamento específico.
	 
	A água, em si, propicia respostas automáticas dos pacientes, favorecendo melhor mobilidade articular e endireitamentos de tronco do que em terra.
	
	Os exercícios que utilizam a flutuação não são indicados para condutas de relaxamento muscular e/ou fortalecimento, independente da aplicação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513143767)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os benefícios da hidroterapia são variados quando são considerados os efeitos fisiológicos que podem ser obtidos a favor da recuperação do paciente. Estes efeitos podem ser locais ou sistêmicos. Entende-se então que: I- O sistema cardiovascular responde à hidroterapia com redução da pressão arterial devido ao aumento do retorno venoso II- A pressão arterial cai como consequência da redução da resistência periférica quando há imersão em água aquecida III- A frequência cardíaca pode modificar antes, durante e após a imersão, em pacientes com ansiedade ao tratamento aquático IV- As respostas fisiológicas do sistema renal estão diretamente ligadas ao sistema cardiovascular
		
	 
	As questões I, II, III e IV são verdadeiras
	
	Apenas as questões I, III e IV são verdadeiras
	
	Apenas a questão IV é verdadeira
	
	Apenas a questão II é verdadeira
	
	Apenas as questões I, II e III são verdadeiras
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513102037)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio de Arquimedes afirma que, quando um corpo é submerso em um líquido, ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que desloca. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		
	
	Refração;
	
	Pressão Hidrostática;
	 
	Empuxo;
	
	Arrasto;
	
	Metacentro;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513102040)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um corpo submerso na água está sujeito a duas forças opostas: gravidade e flutuabilidade. Se essas duas forças são iguais e/ou opostas, o corpo permanece em equilíbrio. Se essas duas forças são desiguais e desalinhadas, ocorrem movimentos rotacionais até que as duas forças se equilibrem novamente. Esse fenômeno é denominado:
		
	
	Arrasto;
	
	Empuxo;
	
	Turbulência;
	 
	Metacentro;
	
	Pressão Hidrostática;
	
	1a Questão (Ref.:201514047626)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao exercício de agachamento na piscina com água na altura da linha mamilar e sem uso de implementos, temos, exceto:
		
	
	Tanto na subida quanto na descida, o grupo muscular em ação no quadril é o extensor (por exemplo: glúteo máximo).
	 
	A ação muscular dos membros inferiores fica invertida em relaçãoao solo, sendo na piscina: contração concêntrica na fase de descida e excêntrica na fase de subida.
	
	Tanto na subida quanto na descida, o grupo muscular em ação no joelho é o extensor (por exemplo: glúteo máximo).
	
	Ao introduzir um colete flutuador no tronco há aumento da carga dos músculos flexores de membros inferiores (antigravitacionais).
	
	Facilitação da execução do exercício se comparado à execução em solo, para os músculos extensores dos membros inferiores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513124807)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às indicações e contra-indicações em Hidrocinesioterapia, marque a alternativa correta.
		
	
	Pacientes com alterações reumáticas beneficiam-se dos exercícios aquáticos pelo maior atrito articular gerado em imersão das articulações.
	
	Pacientes com febre alta, alterações cutâneas e descompensações cardíacas devem utilizar a água para melhora da condição.
	 
	Pacientes com dor, limitação de arco de movimento, diminuição de força e edema podem se contribuir dos efeitos produzidos pelo exercício na água.
	
	Pacientes com alterações neurológicas só devem utilizar a piscina se apresentarem boa condição cognitiva
	
	Pacientes com alterações respiratórias não devem fazer exercícios na piscina já que esta sempre dificulta o trabalho respiratório.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513992118)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O método Bad Ragaz é uma coleção de técnicas hidrocinesioterápicas desenvolvidas para aplicação em água quente, É realizada na posição horizontal, que utiliza o suporte com flutuadores nos planos de movimento com várias articulações. De acordo com esta técnica, marque a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Durante a forma Isométrica não trabalha reeducação muscular.
	
	Restaura os padrões normais de movimento.
	
	Técnica realizada de forma isocinética, isotônica, isométrica e passiva.
	
	Influencia diretamente no tônus, além de provocar relaxamento.
	
	Aumenta a ADM e promove fortalecimento muscular.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513815139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A paciente MSS, 70 anos, tem diagnóstico de AVE e apresenta como sequela motora hemiparesia a direita. Foi avaliada e encaminhada para iniciar o tratamento na fisioterapia aquática, sabendo que a paciente tem marcha independente, classifique os seguintes equipamentos aquáticos, que poderão ser utilizados por ela: bicicleta, hálter, escada, cinto pélvico, respectivamente :
		
	
	Equipamento de resistência, equipamento de flutuação, equipamento de acesso, equipamento de resistência.
	
	Equipamento de apoio, equipamento de resistência, equipamento de acesso, equipamento de flutuação.
	 
	Equipamento subaquático, equipamento de resistência, equipamento de acesso, equipamento de flutuação.
	
	Equipamento de flutuação, equipamento de acesso, equipamento de flutuação, equipamento subaquático.
	
	Equipamento de acesso, equipamento de resistência, equipamento subaquático, equipamento de flutuação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201514047620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme Ruoti et al. (2000), o método BAD RAGAZ é caraterizado por:
		
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Ensinar aos nadadores a respeito deles mesmos e seu controle de equilíbrio.
	
	Manter o paciente completamente passivo e muitas vezes propor um relaxamento profundo.
	 
	Promover reeducação muscular e fortalecimento, através de padrões de facilitação neuroproprioceptiva.
	
	Ensinar os pacientes / clientes a nadar.
	
	1a Questão (Ref.:201513610731)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as técnicas utilizadas em fisioterapia aquática marque V para as verdadeiras e F para as falsas, corrigindo-as:
		
	 
	O Halliwick é uma técnica que se beneficia de uma filosofia oriental visando o relaxamento global e meditação do paciente.
	 
	O Método dos Anéis de Bad Ragaz originalmente tinha o objetivo de ensinar pessoas incapacitadas a nadar
	 
	A hidrocinesioterapia é uma técnica da fisioterapia aquática a qual possui protocolos rígidos e que não usa materiais de apoio.
	 
	A Terapia Manual Subaquática utiliza diversos conceitos tais como osteopatia, kaltenborn, pompage
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513116469)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente H.V., 40 anos, sofreu um acidente de carro no qual ocasionou uma lesão na vértebra L5 e como conseqüência paraplegia. Esse paciente era atleta de competição de natação, antes da lesão, e começou a ganhar peso devido a falta de atividade em decorrência de suas limitações. Com isso, paciente procurou a fisioterapia aquática com o objetivo principal de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade e força muscular. Por ser um paciente com lesão medular ele pode apresentar alguns problemas que contra-indicam esse tratamento. Assinale a alternativa que cita essas contra-indicações.
		
	
	doenças infecciosas, dependência para entrar na piscina e febre.
	
	febre, doenças infecciosas, traqueostomia, diminuição de sensibilidade e dor.
	
	febre, doenças infecciosas, erupções cutâneas, traqueostomia e dor.
	 
	febre, doenças infecciosas, erupções cutâneas, traqueostomia e convulsão não controlada
	
	convulsão não controlada, febre, dependência para entrar na piscina, traqueostomia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513116471)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente AJL com 70 anos, sexo masculino, chegou em sua clíninca com o diagnóstico de AVE isquêmico, há um ano atrás, resultando em comprometimento do hemicorpo direito. Apresenta comprometimento da marcha (tipo ceifante), pé eqüino e fraqueza muscular em membro inferior e membro superior direito com dificuldade em segurar objeto com a mão direita . Em relação ao tratamento de fisioterapia aquática pode-se utilizar alguns princípios físicos da água que possibilitarão trabalhar o fortalecimento muscular como objetivo principal para esse paciente. Com isso, assinale a única alternativa que cita esses princípios físicos:
		
	 
	viscosidade, tensão superficial e flutuação
	
	pressão hidrostática, turbulência e viscosidade
	
	tensão superficial e temperatura e flutuação
	
	turbulência, centro de gravidade e tensão superficial.
	
	temperatura, flutuação e vicosidade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201514044755)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A)Estudos revelam que pacientes com fibromialgia tratados com o método de watsu apresentam uma diminuição do quadro álgico áte 24h após a sessão,
Pois
B) O método de watsu é um método de reconexão com movimentos suaves, alongamentos e massagens que afeta todos os níveis de nosso ser: emocional, psicológico e espiritual visto que a fibromialgia é uma patologia de fundo emocional.
Com base nos textos acima marque a alternativa correta
		
	 
	O texto B justifica o texto A
	
	O texto A está errado e o texto B está certo
	
	O texto A está certo e o texto B está errado
	
	O texto A não está relacionado com o texto B
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201514147176)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Efeitos físicos tais como: empuxo, efeitos-de-onda¿ e arrastamento, são fundamentais para as técnicas aprimoradas por: (FUNRIO - SESDEC/RJ 2008)
		
	
	Maitland.
	
	Mulligan.
	
	Halliwick.
	 
	Bad Ragaz.
	
	Watson.

Continue navegando