Buscar

benchmarking ensaio (1)

Prévia do material em texto

CONCEITO
O Benchmarking constitui em um processo sistemático de comparações entre processos semelhantes e, a partir delas, a promoção de melhorias que permitam que uma determinada atividade tenha excelência quando comparada com outras equivalentes em empresas do mesmo setor ou de outros setores da economia. 
O benchmarking auxilia empresas a definir metas, estimula novas idéias e oferece um método formalizado de gerenciamento de mudança. Para ser completo, o benchmarking de um processo de deve envolver a análise de componentes individuais da cadeia, bem como a análise do desempenho da cadeia como um todo. 
Embora o foco possa variar, um processo padrão de benchmarking passa, necessariamente, pela identificação e priorização dos processos alvos de benchmarking, pela seleção dos indicadores de desempenho a serem comparados em cada processo, pela seleção de empresas leading-edge nos processos selecionados, pela comparação entre os processos e, finalmente, pela análise dos fatores que motivaram as diferenças encontradas.
ESSA CITAÇÃO FICARIA MELHOR LOGO DEPOIS QUE FALAS SOBRE O CONCEITO
“Benchmarking é o processo contínuo de medir produtos, serviços ou processos com relação aos concorrentes mais fortes ou aos líderes internacionais reconhecidos do setor. Benchmarking é usado em nível estratégico para se determinar padrões de desempenho com relação a quatro prioridades corporativas: satisfação do consumidor; motivação e satisfação do funcionário; participação de mercado, retorno sobre ativos. E em nível operacional para entender as melhores práticas ou processos que permitem aos outros alcançarem desempenho destacado em nível mundial, é em grande parte uma oportunidade para uma empresa aprender com a experiência de outros. Para concluir, Benchmarking não é uma análise isolada, é um instrumento que oferece fontes de estímulos sobre a empresa e desafia sua metodologia habitual de trabalho.” (Zairi, Mohamed, São Paulo 1995).
Tipos de Bechmarking
Existem diferentes classificações de benchmarking, de acordo com o que se pretende comparar ou com quem se pretende comparar. As classificações encontradas na literatura são
apresentadas a seguir.
- Benchmarking interno - comparação interna dos negócios para identificar as melhores práticas na organização. É recomendado que os esforços comecem pela compreensão total do
funcionamento interno, que seria a base para a busca externa de novos padrões de melhoria.
Vantagens: dados quase sempre faceis de coletar, bons resultados para compainhas diversificadas já com práticas excelentes.
Desvantagens: foco limitado, visão tenenciosa (interna).
- Benchmarking competitivo - identificar informações sobre os produtos, processos
e resultados de negócios de seus concorrentes e depois comparar com aquelas mesmas informações de sua própria organização. Muitas companhias concorrentes compartilham uma quantidade de informações das práticas de gerenciamento ou por consórcio, cuja orientação especifica o desejo de fazer benchmarking dos principais processos de interesse comum.
Vantagens: informações relevantes com os resultados de negócios, práticas, tecnologias comparáveis, histórico de coletas de informações.
Desvantagens: dificuldades de coleta de dados, questões éticas, atitudes antagonicas.
- Benchmarking funcional e/ou genérico - esses se fundem no conceito de identificar as melhores práticas em qualquer tipo de organização que estabeleceu uma reputação de excelência na área específica sujeita ao benchmarking, como logística, marketing, engenharia, recursos humanos etc.
Vantagens: ação potencial para descobrir práticas inovadoras, tecnologias, práticas de fáceis transferências, desenvolvimeto de redes de contatos profissionais, acesso a banco de dados relevantes, resultados estimulantes.
Desvantagens: dificuldades na transferência de práticas para ambientes diferentes, algumas informações não podem ser tranferidas, consome bastante tempo.
 SPENDOLINI, Michael. Op. Cit. P. 18.
TODO O TEXTO ANTERIOR É DESTE AUTOR? PODERIA LANÇA-LO DE FORMA INDIRETA QUANDO COMEÇA A EXPOR AS IDEIAS, AINDA ASSIM, NÃO COPIE LITERALMENTE, MESCLE COM SUAS IDEIAS SOBRE O TEMA, FRUTO DE SUAS LEITURAS...
FICA MELHOR DIVIDIR EM SEÇÕES QUANDO FALAR DOS TIPOS...
Vantagens do Benchmarking
O Benchmarking, é um processo, para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação as demais. Baseia-se na consulta das melhores experiências de empresas similares, e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de Benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de Benchmarking é aplicada de forma correta, facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.
Verifique se o espaço entre linhas está formatado em 1,5....

Continue navegando