Buscar

2016.01 PROVA GRAU A OSM

Prévia do material em texto

PROVA GRAU A – ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
	Professora: Natália Marroni Borges
	
	
	NOME:
Grade de respostas 
	
	A
	B
	C
	D
	E
	
	1
	
	
	X
	
	
	0,5
	2
	
	
	
	
	X
	0,5
	3
	x
	
	
	
	
	0,5
	4
	
	
	x
	
	
	0,5
	5
	
	
	
	
	X
	0,5
	6
	
	
	X
	
	
	0,5
	7
	
	
	
	X
	
	0,5
	8
	-
	-
	-
	-
	-
	2,0
	9
	
	
	
	
	X
	0,5
	10
	
	
	
	X
	
	0,5
	11
	-
	-
	-
	-
	-
	2,0
	12
	x
	
	
	
	
	0,5
	13
	
	x
	
	
	
	0,5
	14
	
	
	x
	
	
	0,5
(1) (ASPERHS) Sobre a Organização e Métodos analise as afirmativas abaixo: 
I. Organização e Métodos é um conjunto de técnicas administrativas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. 
II. A função de Organização e Métodos é reconhecida pelas siglas: O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos). 
III. Segundo Cury, a função de Organização e Métodos é uma das especializações de Administração que tem como objetivo a renovação organizacional. Ela modela a empresa, trabalhando sua estrutura (organograma), seus processos e métodos de trabalho. 
IV. A função de Organização e Métodos baseava-se originalmente na abordagem estruturalista da administração, composta da Teoria da Contingência de Weber e no Holismo. Hoje a ênfase de O&M é dada pela Teoria da Burocracia e Estruturalista, embora a base ainda seja a Teoria do Desenvolvimento Organizacional e Teoria Geral dos Sistemas. 
Está (estão) correta (s): (0,5 pontos)
a) Apenas a I está correta 
b) Apenas a I e II estão corretas
c) Apenas a I, II e III estão corretas. 
d) Apenas a III e IV estão corretas. 
e) Todas estão corretas. 
(2) No seu primeiro dia de trabalho na empresa de produtos Alimentícios Celeste, o presidente João de Souza descreveu aos novos funcionários o seu modelo de administração com as seguintes palavras: “A aceleração do trabalho só poderá ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, adoção obrigatória dos melhores instrumentos e condições de trabalho e cooperação obrigatórias. E esta atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à gerência”.
A partir desta citação, concluímos que a empresa estava embasada: (0,5 pontos)
(A) na Teoria Comportamental da Administração. 
(B) na abordagem humanística da organização. 
(C) no modelo burocrático de organização.
(D) nos princípios da Teoria Contingencial. 
(E) nos princípios da Administração Científica.
(3) O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. Os requisitos fundamentais do desenho organizacional são:
I - estrutura básica: divisão do trabalho e diferenciação.
II - mecanismos de operação: integração.
III - mecanismos de decisão: hierarquia de autoridade.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
a) Somente as afirmações I e III são verdadeiras
b) Somente a afirmação III é verdadeira
c) Somente as afirmações I e II são verdadeiras
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Somente as afirmações II e III são verdadeiras
(4) Em tempos de crise, treinamento é insumo básico! Quando falamos em treinamento de pessoas, muitos acham que tudo se resume em simplesmente mandar os colaboradores para uma sala de aula por algumas horas, e desta forma todos os problemas estarão resolvidos. Treinar é uma constante no mundo atual, e um programa de treinamento deve estar diretamente ligado às necessidades da empresa, com comprometimento total de toda a equipe de colaboradores, incluindo supervisão, gerência e diretoria, pois quando é feita uma análise organizacional a partir de um diagnóstico no qual conheceremos a missão, os valores e os principais objetivos e estratégias da empresa, devemos ter a certeza de que todo o corpo de colaboradores, está devidamente envolvido e comprometido com o esforço para o desenvolvimento, e treinamento das competências necessárias para formação de novas habilidades, que serão requeridas especificamente para cada função do quadro organizacional.
Em outras palavras, quero dizer que, de nada adiante treinar, motivar e desenvolver uma equipe de vendas por horas ou dias, se quando eles voltam para a empresa, não conseguem aplicar o que foi aprendido, por serem tolhidos pela supervisão, podados pela gerência e desestimulados pela diretoria, pois estes não participaram dos treinamentos, não se comprometeram com o todo, e não receberam os novos conhecimentos para poderem compreender e praticar junto com a equipe, tudo aquilo que foi ensinado. De que adianta, destapar os olhos dos colaboradores, se quem os lidera continua vendado?! (administradores.com)
Tratando da análise administrativa citada pelo autor, assinale a alternativa incorreta a respeito das etapas de levantamento de informações (diagnóstico). (0,5 pontos)
Estrategicamente, pode-se iniciar o levantamento pelas rotinas mais importantes da organização para, então, partir para itens mais detalhados. 
Indica-se o uso de instrumentos escritos da organização (ou da área) que será analisada.
É indicado que o pesquisador se mantenha com uma postura formal em todas as etapas do levantamento de informações
A aplicação de questionários pode trazer maior lentidão ao processo, dada a possível demora no retorno por parte dos respondentes.
Há necessidade de atenção quanto ao vocabulário utilizado tanto em questionários quanto entrevistas, que deve ser adequado ao das pessoas que estarão respondendo. 
(5) Delegação é um conceito aparentemente claro, mas na prática, poucas pessoas aplicam. O desejo manifesto de delegar normalmente não corresponde a uma efetiva ocorrência de delegação, especialmente em tempos de crise, quando a centralização decisória tende a predominar. Marque o conceito de delegação nos itens a seguir.
É o processo de transferência de autoridade de um chefe para todos da sua equipe.
É a transferência de responsabilidades para maior tranquilidade do gestor. 
É o processo de transmitir todas as suas tarefas e obrigações para outra pessoa; em geral, de um superior para um colaborador.
É o processo de dividir e transferir responsabilidades para um colaborador. 
É o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
(6) Plano de cargos e salários, gestão por competências, avaliação de desempenho e qualidade de vida no trabalho. Estes foram os pontos principais abordados pelo consultor de Recursos Humanos, Romeu Huczok, na terça-feira (21/09), durante exposições para a formulação de um Plano de Política de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).A proposta é estabelecer critérios para o planejamento de recursos humanos; para a socialização dos servidores com vistas à lotação nas diversas unidades; para o treinamento e a capacitação dos servidores e gestores; e, ainda, para as políticas de gestão de qualidade de vida no trabalho. 
Segundo Huczok, o envolvimento de todos e, principalmente, o comprometimento dos gestores são condições indispensáveis para garantir o sucesso na implantação de políticas de recursos humanos nas organizações públicas e privadas. Cada pessoa que gerencia uma equipe é, também, um gestor de RH, disse o consultor, ao reiterar que esses agentes são responsáveis pelo desenvolvimento dos integrantes de sua equipe (adaptado de jusbrasil, 2016).
De acordo com o texto, a equipe do Tribunal de Contas de Santa Catarina está passando por um processo relevante que é bastante requerido em processos de Análise Organizacional, que diz respeito a fazer com que as pessoas tomem parte no projeto em andamento. Assinale a alternativa que denomina a etapa a que se refere o texto: (0,5 pontos)
Planejamento
Definição do problema
Sensibilização
Observação pessoal
NDA
(7) Ao realizar a análise organizacional da Fábrica de MotoresMicroteste S/C, com sede no ABC, verificou-se que alguns parâmetros necessitavam ser identificados em uma de suas fábricas no interior do Estado, a fim de subsidiar o processo de análise. (0,5 pontos)
A esse respeito, considere os aspectos a seguir relacionados.
I. Estrutura organizacional;
II. Fluxograma;
III. Política de pesquisa & desenvolvimento; 
IV. Formulários; 
v. Planejamento estratégico; 
VI. Estrutura motivacional; 
VII. Clima organizacional; 
VIII. Layout do local de trabalho; 
IX. Política de marketing; 
x. Organograma da fábrica. 
Numa análise adequada de OSM (Organização, Sistemas e Métodos) da fábrica, devem, prioritariamente, ser contemplados os aspectos 
(A) II, IV, VI, VIII e X.
(B) I, III, V, VII e IX. 
(C) II, IV, V, VII e X. 
(D) I, II, IV, VIII e X. 
(E) III, V, VII, VIII e X.
(8) Com relação à estrutura organizacional, discuta de maneira aprofundada a seguinte questão:
- Qual é a importância da estrutura organizacional no contexto das empresas? (1 ponto)
Ao discutir a questão, aborde os seguintes pontos:
Quais os objetivos de cada um dos requisitos do desenho organizacional? (0,5 pontos)
Por que eles são importantes sob o ponto de vista organizacional. (0,5 pontos)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
(9) Ainda com relação ao conceito de estrutura organizacional, assinale a alternativa incorreta com relação aos componentes que nela podem ser observados: (0,5 pontos)
a) Centralização
b) Descentralização
c) Processo Decisório
d) Delegação de poder
e) NDA
(10) Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que não se refere a um fator condicionante da estrutura organizacional: (0,5 pontos)
O ambiente no qual a organização está inserida.
A quantidade e qualidade da tecnologia e de conhecimento empregada para a transformação dos insumos em produtos.
Os objetivos e estratégias organizacionais.
As normas, manuais e procedimentos adotados pela organização
O comportamento e o conhecimento das pessoas que irão desempenhar funções.
(11) As empresas estão e serão cada vez mais reféns de seus clientes. Dos sites de reclamação às redes de opinião e endosso, os consumidores mudarão as arquiteturas corporativas de fora para dentro, redesenhando seus chassis internos. Isso é uma consumer driven organization (organização orientada ao cliente). Por exemplo, a TI, historicamente área de suporte, se tornará cada vez mais voltada ao cliente; primeiro evoluindo (processo já em curso) como área estratégica; depois – e essa é a tendência-chave –atendendo aos clientes e usuários finais, por desenvolver, desenhar, operar e gerir, no mínimo, em conjunto com o negócio, os produtos e serviços (válido para empresas que distribuem e comercializam seus produtos e serviços online - seja como canal, seja por download - como e-commerce, música, turismo, bancos, cartões, seguradoras, etc) e os canais, inovações e conteúdos (válido para todas as empresas em geral). 
Com base no texto acima, discuta sobre o tema áreas fim e áreas meio, atentando para o seguinte (2 pontos)
Diferencie áreas fim e áreas meio, 
Explique qual é a transição indicada pelo autor para as áreas de TI
Discuta os motivos para essa transição.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
(12) Um dos requisitos do desenho organizacional define como será dividida a tarefa da empresa, através da especialização vertical, também conhecida como hierarquia, e através da especialização horizontal, conhecida como departamentalização, bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa. Podemos afirmar que o requisito do desenho organizacional que o texto está se referindo é (0,5 pontos):
 
Estrutura Básica
Mecanismo de operação
Mecanismo de decisão
Mecanismo de coordenação
Mecanismo de estrutura
(13) A empresa AGT Consultores Associados propôs a reorganização da estrutura da Construtora Prédio Feito S.A., de modo a privilegiar: 
- o desenvolvimento de um forte e coeso trabalho de equipe; 
- a eliminação de mão-de-obra ociosa; 
- a eliminação de uma extensa cadeia hierárquica; 
- a melhoria do processo comunicativo nos empreendimentos. 
Para cada novo empreendimento passou, então, a adotar a seguinte estrutura: 
Conclui-se, assim, que a empresa de consultoria propôs uma estrutura: (0,5 pontos)
(A) linear. 
(B) matricial. 
(C) geográfica. 
(D) especialista. 
(E) qualitativa. 
(14) Os formatos organizacionais de empresas, abaixo, referem-se às duas questões a seguir 
Legenda: OL = Órgão Líder; OSL = Órgão Sub-Líder; OG = Órgão 
Gerencial; OP = Órgão de Projeto; OE = Órgão de Execução; OS = 
Órgão de Staff.
O formato organizacional inerente à estrutura linear é o: (0,5 pontos)
(A) I 
(B) II 
(C) III 
(D) IV 
(E) V

Continue navegando