Buscar

Tarefa Dissertativa Fundamentos de Sistemas de Informação 2 ESAB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Agora é com você. Depois de termos abordado alguns modelos e as principais técnicas de desenvolvimento usadas na gestão de SI, a proposta é que você elabore uma redação de 20 a 30 linhas em fonte arial, tamanho 12, contemplando as características de dois dos modelos apresentados na unidade 27. Utilize a internet como fonte de pesquisa. O objetivo dessa dissertação é ampliar seus conhecimentos sobre os modelos de desenvolvimentos de software e estimular a sua capacidade investigativapor meio da pesquisa. Por certo, durante a pesquisa, você encontrará outros assuntos que não estão diretamente ligados ao tema, mas que poderão ser úteis a você ao longo do curso. E durante sua redação, não deixe de pesquisar em pelo menos duas ou três fontes. Não se satisfaça com o primeiro resultado de sua busca. Ao final, compartilhe suas experiências com seus colegas. Bom trabalho! 
R:
Modelo Waterfall 
O modelo waterfall (ou "em cascata") é um modelo de desenvolvimento de software/sistemas de informação sequencial, isto é, no qual as fases se sucedem umas às outras de forma constante (como o fluir de uma cascata): 
- Análise de requisitos; 
-Projeto; 
-Implementação; 
-Testes (validação); 
-Integração; 
- Manutenção de software. 
Neste modelo, a passagem de uma fase para a seguinte é puramente sequencial. Isto significa que só se inicia uma nova fase quando a anterior está completa. Por isto, é considerado rígido - não permite voltar atrás numa fase para fazer melhoramentos (uma fase só é terminada quando considerada "perfeita") - e monolítico - não inclui a participação dos utilizadores no processo. Mais ainda, as métricas utilizadas nas estimativas de tempo e recursos são imprecisas, levando a que, quase sempre, o planeamento das atividades tenha que ser revisto. No entanto, devido à sua rigidez, o modelo em cascata não permite os reajustes necessários, causando o não cumprimento dos prazos estipulados inicialmente. 
Modelo Agile 
O modelo agile é um modelo de desenvolvimento de software/sistemas de informação que tem como objetivo minimizar o risco através do desenvolvimento em janelas de tempo pequenas, chamadas de iterações. Cada iteração é um "mini-projeto" que inclui todas as fases necessárias à criação de novo software: 
- Planeamento; 
- Análise de Requisitos; 
- Projeto; 
- Codificação; 
- Teste; 
- Documentação. 
Para cada iteração, que tem uma duração típica de 1 a 4 semanas, é, então, lançada uma versão do SI.
Na criação de novo software, então, devem estar envolvidas todas as pessoas necessárias ao desenvolvimento do SI, nomeadamente: os programadores, os clientes, os projetistas, os responsáveis pela realização dos testes, etc. Este método dá uma grande importância à comunicação presencial, desenfatizando o papel da comunicação escrita. Consequentemente, o modelo agile dá origem a pouca documentação, o que pode ser visto como um ponto negativo, uma vez que a criação de documentação pode ser muito útil em iterações futuras ou novos projetos de desenvolvimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando