Buscar

Caso Concreto do Plano de Aula 4 Civil IV

Prévia do material em texto

Caso Concreto do Plano de Aula 4 de Civil 4
Ana Paula vendeu a Sergio o seu apartamento, recebendo desde logo todo o preço ajustado, efetuando-se o registro da escritura no RJ. Como ainda não estava pronto o novo apartamento de Ana Paula, para o qual pretendia se mudar, Sergio permitiu que Ana Paula continuasse a morar no imóvel que lhe vendeu, por mais dois meses, pagando apenas as despesas de condomínio, IPTU, luz e gás. Em face do exposto, responda: 
a) Ana Paula continua sendo proprietária do imóvel que ocupa? 
Resposta: Não. Em virtude da efetuação do registro da escritura do imóvel no nome de Sérgio, esse passara a ser o proprietário legítimo do coisa, tendo, com isso, a posse indireta da citada coisa, qual seja, o imóvel.
b) Ana Paula continua sendo possuidora? Se positiva a resposta, a que título? 
Resposta: Sim. Nota-se a presença do instituto jurídico civil chamado constituto possessório. Esse instituto é a situação em que alguém exercia a posse em nome próprio e passa a exercê-la em nome de alguém. É uma posse direta sobre coisa alheia. Tem que prever uma cláusula contractual, ou seja, não pode ser presumida. No caso em tela, vislumbramos que a mencionada cláusula ocorrera através do contrato de comodato, sendo, com isso, um grande exemplo de posse derivada. 
Ressalta-se que, no caso analisado, ocorrera uma inversão no que tange ao animus da posse, onde o possuidor pleno (Ana Paula) passara a ser possuidora direta, haja vista Sérgio ter se tornado possuidor indireto (proprietário). 
c) Sergio é possuidor do imóvel que adquiriu? 
Resposta: Sabe-se que Sérgio se tornara proprietário da coisa; entende-se, também, que a propriedade é o poder de uso, gozo, disposição e reivindicação. Caso o proprietário abra mão de algum desses poderes, ele se torna possuidor indireto, sendo a pessoa que detém a coisa, considerada possuidora direta. Com isso, Sérgio é proprietário do imóvel, porém não detém a posse plena, mas tão somente a posse indireta, em decorrência do contrato de comodato.
d) Se Ana Paula, ao término dos dois meses, não entregar o imóvel a Sergio, o que poderá este fazer? 
Resposta: Caberá a Sérgio utilizar do instituto jurídico civil chamado interdito possessório. Como trata-se de uma situação de esbulho, que se dera de forma precária, a ação deverá ser de reintegração da posse.
Questão objetiva 
Dá-se o traditio brevi manu, quando: 
a) o possuidor de uma coisa em nome alheio passa a possuí-la como própria. 
b) o sucessor universal continua a posse do antecessor. 
c) a posse puder ser continuada com a soma do tempo do atual possuidor com a posse de seus antecessores. 
d) o possuidor de um imóvel em nome próprio passa a possui-lo em nome alheio. 
e) se exerce a posse em razão de uma situação de dependência econômica ou de um vínculo de subordinação.
Resposta: A.
Traditio Brevi Manu é a situação em que alguém exercia posse em nome de alguém (posse direta) e passa a exercer posse em nome próprio (posse plena). A posse continua naturalmente, mas houve uma mudança no status da posse, pois ela fica mais abrangente. É o conceito oposto ao do Constituto Possessório.
Constituto Possessório é a situação em que alguém exercia posse em nome próprio e passa a exercer posse em nome de alguém. É uma posse direta sobre coisa alheia. Tem que prever uma cláusula contractual, ou seja, não poderá ser presumida.

Continue navegando