Buscar

cubismo


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

No cubismo, as formas da natureza eram representadas por meio de figuras geométricas que representam as partes de um objeto no mesmo plano. Sem nenhum compromisso com a aparência real das coisas, o Cubismo visava promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. Na literatura, a linguagem era usada para retratar as palavras de forma simultânea, buscando formar uma imagem.
Resultado de imagem para cubismo
Geometrização das formas e volumes;
Renúncia à perspectiva
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
http://www.estudopratico.com.br/cubismo-caracteristicas-fases-e-o-movimento-no-brasil/
O Cubismo surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras a distorção nas formas e os formatos bidimensionais. Mas é em 1907, que o Cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante deste movimento: Pablo Picasso, ao lado de Georges Braque.
O quadro de Picasso intitulado pelo autor de “Demoiselles d’Avignon” retrata e prenuncia as características cubistas: formatos geométricos, sensação de pintura escultural e a superposição de partes de um objeto sob um mesmo plano. 
Resultado de imagem para Demoiselles d'Avignon
(Les Demoiselles, 1907)
A pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmide, prismas. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, ou seja, o objeto pode ser visto por ângulos diferentes.
A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através das estruturas geométricas.
Os artistas cubistas trazem uma ruptura com a perspectiva de visualizar o mundo sob um só ângulo, uma só perspectiva. Então, o usufruto de colagens, montagens, a superposição de figuras, a simultaneidade são características marcantes dos cubistas.
representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Imagem relacionada
(Manzanas y naranjas, 1899 - Paul Cezanné)
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
Imagem relacionada
Além disso, teve uma influência profunda na História da Arte, particularmente sobre tendências posteriores, como o abstracionismo geométrico (O Abstraccionismo geométrico, ao contrário do Abstraccionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectuale científica) e o minimalismo (a palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos e culturais que percorreram diversos momentos do século XX e que se preocuparam em se exprimir através de seus mais fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música)
Imagem relacionada
(Retrato de Picasso, por Juan Gris)
A influência de Picasso sobre a vanguarda da arte em seu século é incontestável. Sua exploração do cubismo que se tornou quase que a expressão de um único artista e tornando qualquer outra incursão no cubismo quase que como um plágio (apesar de alguns contestarem o seu pioneirismo, argumentando que o verdadeiro pioneiro foi Georges Braque, tendo Picasso se apropriado de suas idéias). No entanto, houve um pintor que, influenciado pelo trabalho de Picasso, manteve sua própria identidade, que foi Fernand Leger. Ele foi especialmente influenciado pelo “cubismo sintético”, movendo-se, no entanto, das formas cúbicas para as cilíndricas. Alguns o criticaram, dizendo que, em vez de cubismo, Leger fazia o “Tubismo”.
cubismo
(“Mulher com Violão”, de Georges Braque - 1913)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina