Buscar

4º AVALIANDO APRENDIZADO FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4º AVALIANDO APRENDIZADO – FISIOTERAPIA RESPITATÓRIA
	1a Questão (Ref.:201502062661)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere a seguinte questão: ¿homem de 25 anos admitido em hospital público com história de lesão por arma branca no tórax, submetido a toracotomia à D, com colocação de dreno torácico em selo d´água HTD decorrente de hemopneumotórax traumático, permaneceu em suporte ventilatório por quatro dias. Após extubação, observou-se respiração superficial e bradipnéia. A gasometria arterial revelou PH = 7,20, PCO2 = 60 mmHg, HCO3 = 28 mEq/l¿. Com base nos dados expostos, podemos considerar que o paciente se encontra em:
		
	
	acidose metabólica
	 
	acidose respiratória
	
	alcalose metabólica
	
	alcalose respiratória
	
	N.R.A.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502509865)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente fora avaliado na clínica escola e apresentou o diagnóstico funcional de fraqueza de musculatura expiratória. Sobre esse paciente podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	Em relação à Pemáx, apresentou resultado menor que o esperado para sua idade e gênero.
	
	Esse paciente pode, por exemplo, ser portador de DPOC.
	 
	O equipamento utilizado para aferição dessa alteração foi o Threshold PEP.
	
	Foi submetido ao teste de Força com o manovacuometro, para identificação da Pemáx.
	
	Esse paciente deverá treinar a musculatura expiratória das mais diversas maneiras, pode, por exemplo, usar o Threshold PEP, encher balões, assoprar velas à distância.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502023564)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Julio, 56 anos, 85 Kg., deu entrada no setor de emergência com quadro de dispnéia intensa e dor torácica. À ausculta pulmonar verificou-se murmúrio vesicular abolido à direita. O exame radiográfico caracterizou imagem hipotransparente difusa em hemitórax direito com desvio do mediastino contra-lateral, evidenciando uma alteração na pleura. A fisiopatologia desta alteração pode ser devido: I ¿Ao aumento da pressão hidrostática nos capilares linfáticos sub pleurais e alteração da permeabilidade capilar II ¿ Pela diminuição da pressão hidrostática nos capilares linfáticos sub pleurais III ¿ Pela diminuição da pressão oncótica no sangue
		
	
	I e II estão corretas
	
	II e III estão corretas
	
	Somente a I está correta
	 
	I e III estão corretas
	
	Somente afirmativa II está correta
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502023558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A elaboração do tratamento da fisioterapia pneumofuncional tem por objetivo alcançar os objetivos determinados para cada paciente avaliado. O fisioterapeuta possui um grande arsenal disponível e deve escolher cuidadosamente qual a melhor conduta. No momento em que os efeitos desejados não são alcançados, pode-se pensar em modificar a estratégia. Avalie as afirmativas e assinale em seguida a alternativa correta: I. Os pacientes com doença obstrutiva apresentam em comum redução da complacência pulmonar como principal característica. II. A doença pulmonar restritiva deve ser tratada com drenagem postural, vibração e tapotagem. III. O uso da PEEP tem se mostrado bastante eficiente na melhora da oxigenação e expansão pulmonar. IV. O Voldyne permite ofertar PEEP ao paciente de forma não invasiva.
		
	 
	Apenas afirmativa III é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	III e IV são verdadeiras
	
	I e III são verdadeiras
	
	II e III são verdadeiras
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502023552)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente necessitou de oxigenoterapia via cateter nasal durante a internação hospitalar. O fisioterapeuta ajustou o fluxômetro para 3L de O2/min, o qual corresponde aproximadamente à concentração de:
		
	
	24%
	
	40%
	
	36%
	
	28%
	 
	32%

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando