Buscar

atividade discursiva de gestão de recursos naturais e energéticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva de Gestão de Recursos Naturais e Energéticos
Dentre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis, destaca-se o aumento da contaminação do ar por gases e material particulado, provenientes justamente da queima destes combustíveis, gerando uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Outros gases causam impactos em regiões diferentes dos pontos a partir dos quais são emitidos, como é o caso da chuva ácida. 
A mudança global do clima é um outro problema ambiental, porém bastante mais complexo e que traz consequências possivelmente catastróficas. Este problema vem sendo causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, está relacionada ao aumento da concentração, na atmosfera da Terra, de gases que possuem características específicas. Estes gases permitem a entrada da luz solar, mas impedem que parte do calor no qual a luz se transforma volte para o espaço. Este processo de aprisionamento do calor é análogo ao que ocorre em uma estufa - daí o nome atribuído a esse fenômeno e também aos gases que possuem essa propriedade de aprisionamento parcial de calor, chamados de gases do efeito estufa (GEE), dentre os quais destaca-se o dióxido de carbono (CO2). 
É importante notar que o dióxido de carbono, bem como os outros (GEE) em geral (vapor d'água, por exemplo), não causam, em absoluto, nenhum dano à saúde e não "sujam" o meio ambiente. Seria incorreto classificar estes gases como poluentes -, já que os mesmos não possuem as duas características básicas de um poluente segundo a definição tradicional do termo (ideia de danos à saúde e/ou sujeira). Todavia, novas definições de poluição, mais técnicas e abrangentes, fizeram-se necessárias e surgiram ao longo da última década, fazendo com que os gases de efeito estufa fossem classificados como poluentes.
 O carvão é um dos recursos mais abundantes no mundo e também um dos mais poluentes, pois produz grandes quantidades de gás carbônico – um dos principais causadores do aquecimento global. O produto é utilizado para diversas finalidades, como gerar energia, produção de plásticos e outros;
 O petróleo é utilizado para diversas finalidades, como combustível, para produzir produtos como parafina, GLP, querosene e outros. Porém, assim como o carvão, contribui para emissão de gás carbônico.
O Gás Natural é constituído principalmente de metano, gás inflamável que fica localizado em reservatórios subterrâneos, polui menos que o petróleo e o carvão, mas ainda assim causa danos à natureza. Podem ser encontrados no fundo do mar e em áreas profundas do solo. Os combustíveis fósseis mais comuns são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. A queima deles é usada para gerar energia, movimentar motores, para o aquecimento de materiais e outras funções.

Continue navegando