Buscar

Direito Constitucional Avançado - Avaliando o Aprendizado 1 a 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201412171070)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação ao tempo de caracterização do vício formal de um processo legislativo, ele poderá ocorrer na fase inicial ou no decorrer do processo. Caso o vício formal ocorra na fase inicial do processo, caracterizada está a inconstitucionalidade:
		
	 
	Subjetiva
	 
	Objetiva
	
	Apofântica
	
	Inorgânica
	
	Trina
	
	
	2a Questão (Ref.:201412186563)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com base no disposto na CF, assinale a opção correta a respeito de controle de constitucionalidade.
		
	
	Na apreciação do controle de constitucionalidade em grau de recurso, os autos devem ser remetidos ao relator da Câmara Julgadora do Tribunal, que poderá monocraticamente declarar a inconstitucionalidade da lei.
	
	Entre os legitimados universais para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade inclui-se o governador de estado, e entre os legitimados especiais inclui-se o presidente da República.
	
	É possível o controle abstrato de constitucionalidade de leis ou atos normativos municipais em face da lei orgânica municipal.
	 
	A sanção presidencial a projeto de lei não supre vícios de iniciativa, padecendo de vício formal a lei sancionada, a ser declarado por meio de ação judicial própria.
	
	Os efeitos da declaração de inconstitucionalidade em controle de constitucionalidade difuso no âmbito do tribunal de justiça são erga omnes e ex nunc, como o são os efeitos de declaração de inconstitucionalidade de lei em controle difuso no âmbito do STF.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201412171057)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	
Qual o modelo de controle da constitucionalidade em que, os tribunais são chamados a resolver uma lide e, incidentalmente, solucionam a questão constitucional?
		
	
	Modelo Chileno
	
	Modelo Soviético
	 
	Modelo Americano
	
	Modelo Holandês
	
	Modelo Mexicano
	
	
	4a Questão (Ref.:201412180770)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: TJ-PA Prova: VUNESP - 2014 - TJ-PA - Juiz de Direito Substituto
No que se refere à técnica de modulação dos efeitos da decisão, o Supremo Tribunal Federal poderá, ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, restringir os efeitos da decisão ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado desde que:
		
	
	haja razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social e por votação unânime na Turma do Tribunal, sendo possível a modulação somente no controle difuso
	 
	haja razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social e maioria de dois terços dos membros do Tribunal, sendo possível a modulação no controle difuso e concentrado da constitucionalidade
	
	haja razões de Estado ou de excepcional interesse social e maioria absoluta dos membros do Tribunal, sendo possível a modulação no controle difuso e concentrado da constitucionalidade
	
	haja razões de calamidade pública ou de excepcional interesse social e maioria absoluta dos membros do Tribunal, sendo possível a modulação apenas no controle concentrado da constitucionalidade
	
	haja razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social e maioria relativa dos membros do Tribunal, sendo possível a modulação somente no controle difuso da constitucionalidade
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201412179999)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as proposições seguintes, acerca do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos:
I. A sanção ou o veto do Presidente da República constitui exemplo típico do exercício do controle de constitucionalidade prévio ou político no Brasil.
II. O controle de constitucionalidade difuso pode ser exercido por qualquer juiz ou órgão do Poder Judiciário.
III. As decisões em sede de controle concentrado de constitucionalidade produzem efeitos contra todos.
IV. Leis municipais que contrariam a Constituição Federal não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade ou de ação declaratória de constitucionalidade perante o STF.
Assinale a alternativa que apresenta afirmativas CORRETAS.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Todas a alternativas estão incorretas.
	
	II e III apenas
	
	I, II e III apenas
	
	I e III apenas
	
	1a Questão (Ref.:201412171065)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Como exemplo de incompatibilidade formal de uma lei em relação à Constituição Federal,  podemos citar que o Supremo Tribunal Federal já pacificou o entendimento que é inconstitucional uma lei municipal que venha a disciplinar o uso de competência da União, nos termos do artigo 22, inciso XI, a qual é de sua competência legislar sobre o trânsito e transporte. No caso em tela, a inconstitucionalidade é caracterizada por vício:
  
		
	
	Apofântico
	 
	Orgânico
	
	Propriamente dito
	
	Híbrido
	
	Inorgânico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201412180760)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO Prova: FCC - 2014 - TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária
Em ação civil pública, para anulação de contrato administrativo, na qual preliminar invoque a inconstitucionalidade de lei municipal, será possível, quanto ao controle de constitucionalidade, em decisão proferida pelo juiz de primeiro grau de jurisdição
		
	
	o exercício da modalidade de controle concentrado, embora limitados os efeitos às partes no caso concreto
	
	o exercício de controle concentrado, mas sem possibilidade de se retirar a vigência da lei, salvo se a decisão for confirmada pelo Tribunal de Justiça
	 
	apenas o exercício da modalidade de controle difuso, com efeitos limitados às partes no caso concreto
	
	o exercício da modalidade de controle difuso e com extensão dos efeitos da decisão à retirada de vigência da lei assim declarada inconstitucional
	
	o exercício do controle concentrado e com extensão dos efeitos da decisão à retirada de vigência da lei assim declarada inconstitucional.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201412187279)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV- Exame de Ordem Unificado - XXIII (Adaptada)
A lei federal nº 123, sancionada em 2012, é objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por partido político com representação no Congresso Nacional. O referido diploma legal é declarado materialmente inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março de 2014. Em outubro de 2016, membro da Câmara dos Deputados apresenta novo projeto de lei ordinária contendo regras idênticas àquelas declaradas materialmente inconstitucionais.
Tomando por base o caso apresentado acima, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A decisão proferida pelo STF é ineficaz em relação a terceiros, porque o partido político com representação no Congresso Nacional não está elencado no rol constitucional de legitimados aptos a instaurar o processo objetivo de controle normativo abstrato.
	 
	A decisão proferida pelo STF não vincula o Poder Legislativo ou o plenário do próprio Tribunal em relação a apreciações futuras da temática; logo, caso o novo projeto de lei venha a ser aprovado e sancionado, a Corte pode vir a declarar a constitucionalidade da nova lei.
	
	A decisão proferida pelo STF produz eficácia contra todos e efeito vinculante relativamente aos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive nas suas funções típicas; logo, o novo projeto de lei ordinária, uma vez aprovado pelo Congresso Nacional, será nulo por ofensa à coisa julgada.
	
	A decisão do STF, por omitir em relação ao efeito repristinatório, caracteriza-se como vinculante ao legislativo, devendo este suprimir tal lacuna normativa em razão da segurança jurídica.
	
	Em observância ao precedente firmado na referida Ação Direta de Inconstitucionalidade, o plenário do STF pode, em sede decontrole preventivo, obstar a votação do novo projeto de lei por conter regras idênticas àquelas já declaradas inconstitucionais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201412185742)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT - 16ª REGIÃO (MA) Prova: FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador
Os funcionários de uma grande empresa situada na cida- de de São Luis entram em greve e acabam invadindo a sede da empresa durante o movimento e ali permanecem até a solução definitiva do impasse. Insatisfeita a empresa, por intermédio de seu departamento jurídico, resolve ajuízar na Justiça Comum Estadual uma Ação de Reintegração de Posse, que acaba sendo julgada procedente em primeira instância, confirmada pelo Tribunal de Justiça. Os trabalhadores grevistas, através do advogado contratado, vislumbrando violação à Súmula Vinculante nº 23, editada pelo Supremo Tribunal Federal (A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada), nos termos estabelecidos pela Constituição federal, com o escopo de cassar a decisão judicial proferida pela Justiça Comum Estadual do Estado do Maranhão, deverão apresentar, neste caso,
		
	
	Agravo de Instrumento ao Supremo Tribunal Federal.
	
	Correição Parcial ao Supremo Tribunal Federal.
 
	
	Recurso Ordinário ao Supremo Tribunal Federal.
	
	Representação ao Conselho Nacional de Justiça.
	 
	Reclamação ao Supremo Tribunal Federal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201412180800)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: DPE-RN Prova: CESPE - 2015 - DPE-RN - Defensor Público Substituto
Em relação a controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
		
	 
	Dentre os legitimados para propor a aprovação, a revisão ou o cancelamento de súmula vinculante estão: o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, o Procurador-Geral da República e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
	
	A aprovação da Súmula Vinculante depende de decisão favorável de, no mínimo, 1/3 dos membros do Supremo Tribunal Federal
	
	A aprovação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante poderá ser provocada por qualquer cidadão em gozo de seus direitos políticos.
	
	A partir de sua publicação na imprensa oficial, a súmula terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, e à Administração Pública direta e indireta, nas esferas federal e estadual.
	
	Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação direta ao Superior Tribunal de Justiça
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201412165078)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diretório nacional do Partido Político Alfa, que somente contava com representantes na Câmara dos Deputados, não no Senado Federal, foi comunicado, por um diretório regional que a Lei nº 123, do Município Alfa, em vigor há quatro décadas, estava sendo aplicada e causando sérios prejuízos à liberdade de locomoção dos munícipes. Por tal razão, solicitou que o seu advogado esclarecesse se existiria algum instrumento apto a submetê-la ao controle concentrado de constitucionalidade. O advogado respondeu, corretamente, que a constitucionalidade da Lei nº 123 poderia ser submetida à apreciação do
		
	 
	Supremo Tribunal Federal, via arguição de descumprimento de preceito fundamental.
	
	Supremo Tribunal Federal, via reclamação constitucional.
	
	Tribunal de Justiça, via representação de inconstitucionalidade
	
	Supremo Tribunal Federal, via recurso extraordinário, após o exaurimento das instâncias ordinárias.
	
	Supremo Tribunal Federal, via ação direta de inconstitucionalidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201412176023)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as proposições abaixo e depois marque a assertiva CORRETA.
I. A ação declaratória de constitucionalidade observa processo objetivo que admite a manifestação de órgãos ou entidades a título de amici curiae, ainda que o permissivo legal específico que autorizaria sua intervenção tenha sido vetado pelo Presidente da República.
II. A concessão de medida cautelar em sede de ação direta de inconstitucionalidade enseja a suspensão do ato normativo impugnado e, como regra, é dotada de eficácia ex nunc, subsistindo, portanto, o efeito revogatório do ato normativo em relação à legislação anterior até o julgamento de mérito.
III. É cabível a concessão de medida cautelar em sede de ação direta de inconstitucionalidade por omissão para suspender a aplicação da lei ou do ato normativo questionado, no caso de omissão parcial.
		
	
	I
	
	I e II
	 
	I e III
	
	II
	
	III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201412170639)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a atuação do amicus curiae no controle de constitucionalidade, assinale a alternativa correta: 
		
	
	No processo objetivo de controle de constitucionalidade, o amicus curiae tem legitimidade para interpor recurso nas mesmas hipóteses facultadas ao titular da ação.
	
	No que se refere ao procedimento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade, é correto afirmar que o requisito da pertinência temática relaciona-se apenas à legitimidade ativa para a propositura, não podendo servir de empecilho à admissão de amicus curiae.
	
	No que concerne às ações por meio das quais o STF realiza o controle concentrado de constitucionalidade, é correto afirmar que esta Corte admite o ingresso de amicus curiae na ADI, reconhecendo-lhe o direito de aditar o pedido formulado pelo autor da referida ação.
	 
	Embora não seja admitida a intervenção de terceiros no processo da Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal vem permitindo o amicus curiae, para possibilitar à sociedade um mais amplo debate da questão constitucional.
	
	No Brasil não existe a possibilidade de participação do amicus curiae. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201412165080)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema de controle de constitucionalidade, chamado austríaco, que foi criado por inspiração de Hans Kelsen e integrou a Constituição da Áustria de 1920, deu origem ao denominado controle
		
	
	Incidental
	
	In concreto
	
	Preventivo
	 
	Concentrado
	
	Difuso
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201412193749)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2016 Banca: VUNESP 
A empresa X é autuada por suposta infração administrativa. Ao consultar os autos do processo administrativo para elaboração de seu recurso, constata a existência de outro processo relacionado ao seu ao qual lhe é negado acesso, sob o fundamento de que está sob sigilo. Porém, toda a base fática que deu causa à autuação administrativa da empresa X consta desse processo ¿sigiloso¿. Visando ter acesso a esse processo administrativo anterior, o remédio constitucional adequado a ser utilizado pela empresa X é
		
	 
	o mandado de segurança.
	
	a ação popular.
	
	o mandado de injunção.
	
	o habeas corpus.
	
	o habeas data.
	
	1a Questão (Ref.:201412171060)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao controle concentrado da constitucionalidade, o correto está na afirmativa: 
		
	
	Na ADIn o controle é difuso e na ADC e ADPF o controle é concentrado;
  
	 
	Na ADC, na ADIn e, na ADPF os controles são concentrados;
  
	
	Somente na ADPF o controle é difuso e coletivo.
  
	
	Na ADIn o controle é concentrado e na ADPF o controle é difuso;
  
	
	Na ADIn o controle é concentrado e na ADC o controle é difuso;
  
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201412193757)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2016 Banca: IBEG (adaptada)
Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principaisdoutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
I ¿ O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o Constitucionalismo.
II ¿ O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado, mas não no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico.
III ¿ Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
IV ¿ O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: ¿todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição¿. Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse poder, cujo titular, repita-se, é o povo, dá-se sempre diretamente.
V - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
		
	
	apenas as assertivas II e IV são verdadeiras. 
	
	apenas as alternativas I e V são verdadeiras.
	 
	apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
	
	apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
	
	apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201412165084)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Tribunal de Justiça de determinado Estado, nos termos da Constituição Estadual, ao julgar, em sua composição plena, representação por inconstitucionalidade ajuizada em face da Lei nº 22/2017, do Município que sedia a capital do respectivo Estado, declarou a sua inconstitucionalidade. À luz da sistemática estabelecida na Constituição da República de 1988, o referido Tribunal de Justiça atuou: 
		
	 
	nos limites de sua competência, pois a Constituição Estadual pode instituir a representação por inconstitucionalidade de lei municipal.
	
	fora dos limites de sua competência, pois a Constituição Estadual só pode instituir representação de inconstitucionalidade de lei estadual; 
	
	nos limites de sua competência, desde que o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça seja referendado pelo Supremo Tribunal Federal;
	
	 
fora dos limites de sua competência, pois a Constituição Estadual não pode instituir representação por inconstitucionalidade;
	
	fora dos limites de sua competência, pois a Constituição Estadual somente pode instituir representação por inconstitucionalidade para leis dos Municípios do interior;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201412193696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEGEP-MA
Não será admitida arguição de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade. Essa norma, constante do § 1° do art. 4° da Lei no 9.882/99, consagra, segundo o entendimento doutrinário sobre o tema, o princípio 
		
	
	da objetividade do controle abstrato. 
	
	do esgotamento das vias recursais. 
	
	da eficácia das ações constitucionais. 
	 
	da subsidiariedade. 
	
	da primazia do controle difuso. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201412176043)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito do controle de constitucionalidade disciplinado na Constituição da República, é INCORRETO concluir o seguinte:
		
	
	Decisão que reconhece o direito de resposta à matéria jornalística inverídica é compatível com a decisão prolatada na ADPF que não recepcionou a Lei de Imprensa e com a Constituição da República, que assegura o direito de resposta, proporcional ao agravo, em norma de eficácia plena e aplicabilidade imediata, independendo o seu exercício, portanto, de regulamentação legal.
	
	O controle concentrado de lei estadual pode ser realizado, ainda que destituída de generalidade, quando for um ato de aplicação primária da Constituição, e há uma controvérsia constitucional a ser examinada
	
	Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
	
	As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente ao Poder Legislativo e aos demais órgãos do Poder Judiciário.
	 
	É função institucional da AGU promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos na Constituição da República.

Continue navegando