Buscar

Texto reflexivo TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Texto reflexivo: Tecnologias na educação
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Portanto podemos defini-la como um conhecimento técnico e cientifico, além disso, também podemos dizer que é o uso de ferramentas com o objetivo de facilitar o trabalho, ela pode envolver métodos, estudos, infraestruturas, conhecimentos e técnicas.
No decorrer dos séculos a tecnologias vem tomando uma forma mais forte, nos primórdios a tecnologia envolveu- se nos desenhos rupestres, descobertas do fogo e até mesmo na invenção da roda, no decorrer do tempo, surgiu a prensa móvel de Gutenberg, a criação das armas militares, foram diversas invenções que marcaram eras, mas foi a partir do século XX que passamos a viver na era da tecnologia da comunicação e informação. 
Nessa era marcante evidenciou-se o uso de computadores e o desenvolvimento da internet, cada vez mais interessante e criativa, além de outras tecnologias. O avanço foi extraordinário, o homem com sua capacidade de inovação tem mostrado que hoje a tecnologia se tornou essencial na vida humana, provocando um grande impacto na sociedade em que vivemos, proporcionando mais facilidade no dia a dia e qualidade de vida. 
Diante do cenário mundial, que evidencia mudanças significativas no avanço da tecnologia e do conhecimento nas áreas industriais, a educação se sente forçada a buscar adequação ao uso de tecnologias. 
A tecnologia na escola pode proporcionar novos aprendizados, e pode ser utilizada através de variados instrumentos, por exemplo, por meio de rádios, televisão, entre outras. É de fácil entendimento a maior parte das tecnologias pode ser aplicada em sala de aula. 
Hoje é evidente a contribuição positiva que a tecnologia pode trazer no ramo educacional, ambas podem e devem crescer juntos no ambiente escolar. O aluno de hoje tem uma postura diferenciada, os jovens chegam à escola já com algum conhecimento, conhecimento esse adquirido anteriormente através do uso da informação de acesso facilitado fornecido pela a internet.
A tecnologia dá poder ao professor para explorar esses “novos alunos”, esses chegam ao ambiente escolar com habilidades de levantar questionamento e de realizar pesquisas, habilidades desenvolvidas pelo o uso desde muito cedo de tecnologia, sendo assim a tecnologia funciona como uma aliada na arte do ensino, ela deve ser usada como uma ferramenta para construção de saberes, auxiliando na pesquisa, na comunicação e na divulgação, além de ser uma fonte de motivação.
Com tecnologia é possível personalizar a educação, ampliar o acesso dos alunos a informação, dessa forma aproxima a educação ao aluno moderno. Essa educação mesclada à tecnologia proporciona aos alunos um estímulo de criatividade e inovação. 
Infelizmente mesmo diante de variadas possibilidades de uso de tecnologias ainda nos deparamos com uma triste realidade nas escolas brasileiras, essas instituições ainda funcionam segundo uma lógica administrativa burocrática. As escolas ainda possuem medo da mudança, existindo apenas um padrão de ensino, sempre se mantendo inferior aos países norte-americanos, esses três pontos é o que sugere o professor José Pacheco, em suas palestras ele denomina esses pontos como as três síndromes da educação brasileiras, respectivamente são elas, a síndrome da Gabriela, síndrome do pensamento único e a síndrome do vira-lata, há a necessidade de superar essas síndromes e passar a agir com autonomia na educação. 
Embora as tecnologias tenham um papel importante, sempre será necessário um professor para mediar à relação existente entre conhecimento e estudante, ele precisa quebrar o isolamento da sala de aula convencional, para isso é necessário iniciativa, inovação e colaboração, assim como menciona Paulo Freire (1980) o professor deve olhar para os estudantes como “corpos conscientes” e não como “depósitos de conteúdo”, entendemos assim que o aluno deve ser o protagonista, produzindo o seu próprio conhecimento. 
Para usar a tecnologia de maneira eficiente o professor deve conhecer as técnicas de informática, e assim como cita José Moran, educador e pesquisador de projetos de inovação, em seu texto “Tecnologias digitais para uma aprendizagem inovadora”, os educadores precisam ter o intuito de utilizar em sala de aula jogos, vídeos, histórias para motivar os alunos. Além disso, também se podem usar redes sociais para promover discussões produtivas em um ambiente descontraído e despertador de curiosidade. Os educadores precisam, portanto, desenvolver primeiro neles a criatividade, o empreendedorismo e a humanização, assim conseguirá desenvolver projetos colaborativos e relevantes, dando voz ao aluno, fazendo dele um pensador, criador de ideias e com opiniões próprias e não previamente definidas e transmitidas por os demais. 
Todo esse processo de incorporação da tecnologia pode ser um desafio para os profissionais da educação, porém vejo uma grande vantagem no “sacrifício” que talvez a maioria tenha que fazer, já que o mundo mudou e os alunos não são os mesmos, as escolas precisam se adequar a essa nova realidade com criatividade e inovação, é claro que é necessário não só emprenho dos professores, mas sabemos também que é um trabalho conjunto com os investimentos do governo na educação. 
Assim como menciona José Pacheco em suas palestras, escolas não são edifícios, escolas são pessoas, portanto é necessário mudança, deve haver uma comunidade, autonomia, convívio e interesse em formar cidadãos formadores de opiniões, humanos mais sábios e felizes. 
Sendo assim as escolas devem se adaptar as tecnologias já que ela já está presente na vida de todos os alunos no seu dia-a-dia, não há mais como omitir a eficácia que a tecnologia pode trazer ao processo de aprendizagem, então deve-se levar isso para os projetos e desenvolvimento educacional, de maneira consciente, pode trazer resultados significativos na formação dessas crianças e adolescentes. 
Referências
MORAN; JOSÉ. Caminhos que facilitam a aprendizagem do livro “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”, Papirus, 21a ed, 2013, p. 27-29
MORAN; JOSÉ. Tecnologias digitais para uma aprendizagem inovadora. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/moran> acesso em 14 set. 2017. 
O QUE É TECNOLOGIA. Disponível em: <https://www.significados.com.br/tecnologia-2> . Acesso em 14 set. 2017.
PORVIR EDUCAÇÃO. Especial Tecnologia na Educação. Por que usar tecnologia. Disponível em < https://youtu.be/IzsHAiCvxR8> Acesso em 15 set. 2017. 
TEDX TALKS. Novas construções sociais de aprendizagem | José Pacheco. Disponível em <https://youtu.be/-AgRdue4Zj4> Acesso em 15 set. 2017.

Continue navegando