Buscar

prova no AVA ON LNE

Prévia do material em texto

1.
	O modelo sindicalista brasileiro foi construído a partir da evolução do Direito Trabalhista entre 1939 e 1988. O movimento sindical do ABC e a Constituição foram dois marcos importantes. Sobre os fundamentos do sindicalismo, podemos afirmar que:
	 a)
	Em termos jurídicos, os sindicatos podem ser dissolvidos a qualquer momento, não sendo necessária para isso decisão judicial.
	 b)
	O surgimento dos sindicatos no Brasil ocorreu como na Alemanha, Inglaterra e França, de baixo para cima.
	 c)
	O direito do trabalho foi assegurado pela vontade dos trabalhadores e não pelo Estado.
	 d)
	Foi a partir do governo de Vargas que o movimento trabalhista se intensificou, tendo por um lado a intensificação de questões sociais.
	 
	 
	2.
	A Constituição, além de regular e organizar o funcionamento do Estado, é também a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. As constituições prezam pelo direito coletivo dos trabalhadores, tendo como base as relações entre o Estado e as organizações sindicais. Sobre as constituições, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi a partir da carta de 1891 que surgiram os primeiros sindicatos, mas não reconheciam a liberdade de associação para fins pacíficos.
	 b)
	As constituições brasileiras sofreram influência interna e externa à sua formação e têm como foco as relações individuais.
	 c)
	Inspiradas na Convenção de 87, Organização Internacional do Trabalho, as atuais constituições guiaram seus princípios de liberdade sindical.
	 d)
	A Constituição de 1934 trouxe normas específicas de Direito do Trabalho, mas não declarou a autonomia dos sindicatos.
	 
	 
	3.
	Sindicato é uma associação de trabalhadores, cujo objetivo dessa associação é defender e representar os seus interesses e direitos profissionais. Os sindicatos têm o amparo legal sobre a sua formação e desenvolvimento, sendo que a liberdade sindical é assegurada para que o Estado não possa intervir em suas ações. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A convenção de número 87 dá direito aos sindicatos para que possam desenvolver seus estatutos e regulamentos.
(    ) O direito da liberdade sindical é também assegurado em países como Venezuela, Argentina e Espanha.
(    ) Como prega a CLT, o sindicato não deve trabalhar como órgão de colaboração com o poder público.
(    ) Quando o sindicato adquire personalidade jurídica, isto lhe confere direitos, como o de representar e defender sua categoria. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	 
	 
	4.
	Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre.
II- Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais.
III- Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado.
IV- Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	Existem diferenças conceituais entre as palavras função e prerrogativa e que envolvem os sindicatos, pois estas, muitas vezes, são utilizadas de modo incorreto, ocasionando alterações no significado da frase ou do parágrafo. Martinez (2010, p. 15) destaca que "função e prerrogativa relacionam-se, respectivamente, como substância e instrumento, de modo que esta permita o alcance dos propósitos e das expectativas daquela". Nesse sentido, sobre a função dos sindicatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sindicato é uma pessoa jurídica de direito público e defende os interesses coletivos.
(    ) As funções dos sindicatos são de natureza institucional, sendo que as principais são defender os direitos coletivos e melhorar as condições de vida das pessoas.
(    ) As funções de negociação e representação são vistas como próprias dos sindicatos.
(    ) Uma das funções dos sindicatos é a assistencial, que inclui a prestação de serviços médicos, educacionais, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINEZ, Luciano. Curso de direito do trabalho: relações individuais, sindicais e coletivas do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2010.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	 
	 
	6.
	A Convenção de 87 trouxe para os sindicatos a sua democratização, além de delinear alguns parâmetros, tendo como fundamento a luta do sindicato contra o abuso do Estado com relação aos sindicatos. Neste sentido, podemos afirmar que:
	 a)
	A Convenção de 87 não foi confirmada pelo Brasil, pois a Constituição de 1988 é contra a formação de mais de um sindicato da mesma categoria, o que pela Convenção de 87 é permitido.
	 b)
	A liberdade sindical proclamada pela Convenção de 87 da Organização Internacional do Trabalho é aplicada para a criação do sindicato com interferência do Estado.
	 c)
	A Convenção de 87 foi totalmente ratificada pelo Brasil, pois seguem os mesmos princípios.
	 d)
	Pela Constituição de 1988 é assegurada a liberdade individual de entrar ou não em um sindicato e a cobrança compulsória de sócio e não sócio; já pela Convenção de 87 a cobrança compulsória para o não sócio não compatível.
	 
	 
	7.
	Os custos sindicais são pagos pelos próprios associados, sendo muitas vezes uma contribuição compulsória e outras não. Assim, tanto os empregadores quanto os empregados custeiam os gastos dos sindicatos os quais são associados. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Contribuição sindical.
II- Contribuição confederativa.
III- Contribuição assistencial.
(    ) É paga apenas por aqueles que são associados ao sindicato, é previsto na ata da Assembleia Geral e sua natureza é contratual coletiva.
(    ) É paga por associados ou não da categoria profissional, tem previsão legal e natureza jurídica tributária.
(    ) É paga apenas por aqueles que são associados ao sindicato, é previsto no acordo coletivo e sua natureza é contratual coletiva.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	 
	 
	8.
	A lei italiana presume que deve existir a homogeneidade sindical, o que significa que para cada categoria profissional deveria existir um sindicato correspondente dos empregadores e dos empregados, porém, no Brasil, isso não ocorreu da mesma forma. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, o enquadramento sindical ocorreu de modo que abrangesse a atividade principal da empresa.
II- A criação dos sindicatos apenas por categorias ou classes profissionais é contra o princípio da liberdade sindical.
III- Categoria significa que os trabalhadores desenvolvem atividades totalmente diferentes.
IV- Diferente do Brasil, no regime italiano o sindicato representa pessoa jurídica de direito público.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	Os sindicatos são vistos como organizações a partir da formação de um grupo de pessoas que se juntam devido ao compartilhamento de um interesse em comum.Os sindicatos são reconhecidos legalmente como representantes de categorias de trabalhadores ou econômicas (empregadores). Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- O que diferencia o interesse coletivo é a sua forma de organização.
II- O sindicato é considerado um grupo autônomo que defende os interesses coletivos.
III- A organização não é algo necessário para a formação dos sindicatos.
IV- Na formação de um sindicato, as pessoas não podem ser trocadas, mas o agrupamento sim.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	Como sabemos, antes da Constituição Federal de 1988, o Estado podia intervir nas ações dos sindicatos, sendo que esta interferência era feita através do Mistério do Trabalho e Emprego, e hoje, com a vigência da Constituição, isto foi modificado. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Com a intervenção do Estado, uma das suas prerrogativas era determinar estatutos padrões e tempo limite do mandato dos dirigentes.
II- Com a Constituição de 1988, os sindicatos precisam de autorização do Estado para sua fundação, mas sem que o Estado possa intervir na organização do sindicato, assim é necessário o registro em órgão competente.
III- Para que o sindicato possa entrar em funcionamento, ele precisa fazer o registro e o depósito de seus estatutos apenas no Cartório, que é o Registro Civil de pessoas jurídicas.
IV- A interpretação da lei sobre os estatutos foi que, se estes fossem entregues no Ministério do Trabalho, implicaria a intervenção administrativa desse órgão sobre os sindicatos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.

Continue navegando