Buscar

Aula 01 Política Social I

Prévia do material em texto

Política Social I
Viviane Cristina
S. Vaz
Aula 1
*
Apresentação
A disciplina tem a proposta de discutir a configuração da política social correlacionando com o Serviço Social, bem como com a prática profissional, partindo de referenciais que discutam o conceito sob a ótica dos principais autores da área que tratam da temática.
*
*
Não podemos deixar as análises da configuração do Estado moderno à luz do jusnaturalismo, na concepção dos direitos civis, refletindo sobre as conquistas alcançadas com os movimentos dos trabalhadores na consolidação dos direitos políticos e sociais.
*
*
Proposta da disciplina
Estudar a origem da política social no contexto mundial, na América Latina e principalmente no Brasil;
Discutir os movimentos sociais e os conflitos existentes entre os interesses da população e da ideologia dominante como base fundante da correlação de forças;
*
*
Analisar os desafios para a implantação de política sociais efetivas como forma de enfrentar as complexas dinâmicas da questão social, tendo em vista o direcionamento mundial dos princípios neoliberais para a condução das políticas sociais.
*
*
Veremos que as políticas sociais estão estreitamente vinculadas com a economia política, ao modo de produção capitalista e que o conflito existente entre capital x trabalho, estado x sociedade civil pressionaram o estado para assumir a responsabilidade na condução das ações de enfrentamento as refrações da questão social.
*
*
Política e Ciência Política
É o ramo do saber que estuda a política, os sistemas políticos, a organização e os processos políticos, estuda as estruturas e os processos de governo.
O objeto do estudo pode ser o Estado ou as relações de poder.
*
*
*
Abrange diversos ramos como economia política, geografia política, análise das políticas sociais, relações internacionais, direito internacional, administração pública.
*
A política baseia-se no fato da pluralidade dos homens, portanto, ela deve organizar e regular o convívio dos diferentes e não dos iguais. 
Para os antigos gregos, não havia distinção entre política e liberdade, e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir em público, que era o local original do político. 
*
*
GREGO: POLIS.
ROMANOS: RES PUBLICA.
*
*
Platão e o Estado
1. A classe dos filósofos a quem cabe dirigir a PÓLIS. Eles conhecem a realidade das coisas, a ordem ideal do mundo e, por conseguinte, a ordem da sociedade humana.
http://palavrastodaspalavras.wordpress.com
*
*
Platão
2. A classe dos guerreiros a quem cabe a defesa interna e externa do estado, de conformidade com a ordem estabelecida pelos filósofos. Os guerreiros representam a força a serviço do direito, representado pelos filósofos.
3. A classe dos produtores (agricultores e artesãos) - submetida às duas precedentes, cabe a conservação econômica do estado.
*
*
Platão
Para Platão o verdadeiro político não é o homem prático e empírico, mas o sábio, o pensador que preocupa-se em espiritualizar os homens;
O Estado deve ocupar-se em educar o homem segundo as suas virtudes (filósofos) a quem cabe a direção da república.
*
*
Aristóteles 
(homem animal político)
*
O homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por
isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político.
*
Na Grécia antiga, Aristóteles apontava que a política deveria estudar a polis, e as suas estruturas e instituições. Dizia que um bom governo era capaz de garantir o bem-estar geral do seu povo.
Ele é considerado o pai das ciências políticas.
*
*
Aristóteles
Discípulo de Platão, cria a teoria que trata das formas de governo (Politeias);
Distingue os governos retos, que buscam o interesse comum como a monarquia (tirania), a aristocracia (oligarquia)e a democracia (demagogia);
Os governos que buscam o interesse próprio: tirania, oligarquia e a democracia.
*
*
O filósofo aponta para identificação de classes sociais, uma vez que o governo poderia ser constituído de pessoas que representavam as camadas mais altas da sociedade;
Essa composição pode gerar tensão que pode ser mediada pelo Estado da Política.
*
*
Aristóteles
O Estado é um organismo moral, condição e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. 
*
http://vejadireito.files.wordpress.com
*
Aristóteles
A política, contudo, é distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivíduo, aquela, a coletividade. 
A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social.
*
*
Maquiavel e a Política
Concepção de Estado;
Centralização do Poder Político;
Formas e condutas para governar e manter o poder;
*
*
A Itália estava dividida e a monarquia derrubou a república;
Maquiavel escreveu o livro na prisão com o objetivo de dar instrução ao Príncipe para restaurar o país, criou uma ética política, onde o político seria julgado pelos resultados e não pelos meios empregados para alcançar o objetivo maior que era a unificação da Itália.
*
*
Maquiavel estabelece uma nova forma de analisar a política enquanto espaço de ação;
Espaço que gera e desenvolve o poder; que cria leis que regulam a vida social; 
Sociedade para Maquiavel era o espaço privado(propriedade, família) onde o Estado não cabe intervir.
*
*
O homem e a política
Nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. 
Vivemos com a família, nos relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um estado e um país, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. 
*
*
A política como ciência
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.
*
*
Os objetivos da política
Estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.
*
Política Social I
Viviane Cristina
S. Vaz
Atividade 1
*
Aristóteles
VIDA E OBRA:
https://www.youtube.com/watch?v=CwKeyqNLA3s.
*

Continue navegando