Buscar

AV DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTARIO 1 (4)

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504424131)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Duas pessoas físicas, maiores e capazes, celebram contrato de locação de imóvel residencial no qual é estipulado que a responsabilidade pelo pagamento do imposto sobre a renda incidente sobre o aluguel será do locatário, que o descontará do valor pago pela locação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	O contrato é válido, e a responsabilidade tributária, no caso, passa a ser solidária, podendo a fazenda pública exigir o imposto de qualquer das partes contratantes.
	 
	O contrato é válido e produz efeitos entre as partes, mas é ineficaz perante a fazenda pública, pois as convenções particulares, salvo disposições de lei em contrário, não podem definir a responsabilidade pelo pagamento de tributo de modo diverso do previsto na lei tributária.
	
	O contrato é válido e eficaz até mesmo perante a fazenda pública, pois o imposto de renda admite a retenção na fonte, havendo transferência da responsabilidade tributária para quem efetua o pagamento.
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	
	O contrato é absolutamente ineficaz e inválido, por transferir a outra pessoa, que não a legalmente responsável, a obrigação pelo pagamento de imposto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503621998)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VII Exame de Ordem Unificado da OAB) Determinada pessoa física adquire de outra um estabelecimento comercial e segue na exploração de suas atividades, cessando ao vendedor toda a atividade empresarial. Nesse caso, em relação aos tributos devidos pelo estabelecimento comercial até a data da aquisição do referido negócio jurídico, o novo adquirente responde:
		
	 
	integralmente por todos os tributos.
	
	pela metade dos tributos.
	
	subsidiariamente pela integralidade dos tributos.
	
	solidariamente, com o antigo proprietário, por todos os tributos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504534468)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as regras constitucionais de imunidade tributária, analise as afirmativas a seguir. I. O direito à imunidade tributária é uma garantia fundamental constitucionalmente assegurada ao contribuinte, que nenhuma lei pode anular. II. Os templos de qualquer culto são imunes à tributação por meio de impostos. Essa imunidade representa a extensão do direito fundamental à liberdade de consciência e de crença, consagrado no artigo 5º da Constituição Federal. III. A imunidade prevista no artigo 150, inciso VI, ¿d¿, da Constituição Federal (livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão), não abrange os filmes e papéis fotográficos necessários à publicação de jornais e periódicos. Está correto o que se afirma em:
		
	
	nenhuma.
	
	I e III, somente.
	
	todas.
	 
	I e II, somente
	
	II e III, somente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503621980)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A responsabilidade solidária em matéria tributária entre empresas pertencentes ao mesmo conglomerado caracteriza-se pelo(a):
		
	
	comando empresarial exercido pela mesma diretoria.
	
	existência de operações de caráter econômico que vinculem as empresas.
	 
	realização conjunta da situação que caracterize o fato gerador.
	
	efetiva participação nos lucros obtidos pelo conglomerado, por ambas as empresas.
	
	existência entre elas de contrato de rateio de despesas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504516772)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Ano: 2017 - Banca: TRF - 2ª Região) Em 2014, empresa do setor de alimentos adquire estabelecimento comercial de outra e passa, ali, a exercer a mesma atividade da alienante. A pessoa jurídica alienante deixa de existir e seus antigos sócios passam a atuar em outros ramos. Dois anos depois, é lavrado auto de infração em razão do não recolhimento de Imposto de Renda (IRPJ), acrescido de penalidade, tudo relativo ao ano base 2012. Assinale a opção correta:
		
	
	Alienante e adquirente respondem, na proporção de suas culpas, pelos tributos e penalidades devidos.
	
	O tributo pode ser exigido diretamente da adquirente, e a penalidade é integralmente devida apenas pela alienante e seus antigos sócios, estes independentemente da dissolução irregular.
	 
	Apenas a alienante, cuja operação concretizou o fato gerador do tributo devido, responde diretamente pelo tributo e pela penalidade. Seus sócios gerentes podem responder, comprovado o encerramento irregular da pessoa jurídica.
	
	penas a alienante é devedora do tributo e da penalidade. A adquirente é responsável subsidiária, e bem assim os sócios da alienante, independentemente da dissolução irregular.
	 
	A adquirente do estabelecimento responde diretamente pelo tributo e pela penalidade.

Continue navegando