Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com base no trecho a seguir, relembre os conceitos e as características profissionais do assistente social. O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. [...] Estes possuem duas características decorrentes desse processo que tornaram-se pontos de reflexão e do desenvolvimento da profissão: a preocupação com a investigação como dimensão constitutiva da formação e do exercício profissional e a afirmação das políticas sociais como campo de interesse teórico-prático para os assistentes sociais.
Considerando o trecho apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O desafio dos assistentes sociais está diretamente vinculado à opção teórica que norteia a práxis profissional.
II. Um profissional propositivo, com sólida formação ética, capaz de contribuir para o esclarecimento dos direitos sociais e os meios de exercê-los, dotado de uma capacidade crítico-reflexiva e apto a conhecer a realidade que nela atua e se insere alcança os objetivos profissionais.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Como elucidado no conteúdo da unidade, a mediação é:
a. A mediação é o significado das relações entre categorias, bem como, considera a dimensão de totalidade.
b. A mediação é o processo manual de criação da totalidade.
c. A mediação é o processo mental e de raciocínio para conectar, refletir acerca das relações entre categorias, entre significados e conceitos numa perspectiva de se apropriar de um conhecimento que considera a dimensão da totalidade.
d. A mediação é o processo mental e de raciocínio para conectar, refletir acerca das relações entre categorias, entre significados e conceitos numa perspectiva de concretude da realidade.
e. A mediação é a reflexão das relações entre categorias de assistentes sociais.

Leia o texto a seguir: A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas populares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central. A teoria social de Marx e Engels nos fornece um instrumental teórico-metodológico capaz de dar precisão conceitual à expressão “questão social”, definindo-a como a exploração do trabalho assalariado pelo capital e a luta política do movimento operário contra esta exploração e suas múltiplas expressões. São duas as principais motivações para nos inserirmos neste debate sobre a “questão social”: em primeiro lugar, as recentes transformações vivenciadas pelo capitalismo desde os anos 1970 – desmonte do Estado do Bem-Estar Social, desestruturação do fordismo, revolução tecnológica-científica, fim do padrão ouro-dólar, financeirização da riqueza, neoliberalismo etc. – levantaram uma série de questionamentos por parte de autores europeus, como Pierre Rosanvallon e Robert Castel, a propósito da validade da “questão social”. A “questão social”, desta forma, passa a ser definida por suas novas expressões, e não por sua célula medular, a saber, a exploração do trabalho assalariado pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra esta exploração. Enquanto a “antiga” “questão social” é tida como produto do período histórico da modernidade, a nova é ligada a uma suposta sociedade pós-industrial, ou pós-moderna.
Com base nas definições de questão social, avalie as afirmativas a seguir com relação à teoria marxista.
I. Para a teoria marxista, a coletividade deveria ter garantidos os seus direitos, não por atenderem aos ideais de uma classe ou outra, sendo a socialização da economia o melhor caminho.
II. A cidadania regulada é determinada pela política cultural e considera cidadãos os trabalhadores de todos os tipos de ocupações.
III. A ordem social está relacionada à produção de bens e à organização econômica ultrapassando a manipulação de classes.
IV. A questão social poderia ser compreendida pela exploração do trabalho assalariado feita pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra as relações sociais de produção capitalista e todas as suas formas de exploração, opressão e dominação.
a. I, apenas;
b. I, II e III;
c. I e II;
d. I e IV;
e. I, II e IV.

Para conhecermos acerca das múltiplas determinações da questão social, é imprescindível a apropriação da realidade social. Contudo, tal realidade possui conexão com fatores macro e micro sociais que estão relacionados com o contexto histórico, político, econômico, cultural e ideológico.
Portanto:
a. A questão social é uma só em cada país.
b. O Brasil não apresenta desdobramentos da questão social.
c. Existe mais de uma “questão social” em cada país.
d. Os significados e as expressões da questão social não variam do contexto nacional para o regional.
e. Os significados e as expressões da questão social variam do contexto nacional para o regional.

O conjunto de políticas propostas não tinha a finalidade de universalizar o atendimento às expressões da questão social, mas teve como principal foco estabelecer parâmetros de regulação das relações urbanas de trabalho.
Desta forma, podemos constatar que:
a. Reprodução Social.
b. Risco Social.
c. Questão Social.
d. Precariedade Social.
e. Assistência Social.

Em se tratando da questão social, aprendemos que suas manifestações ocorridas no conflito “capital x trabalho”, no século XIX, relacionaram-se com as consequências do desenvolvimento do capital para a classe trabalhadora, e da própria organização dessa classe por garantias de melhores condições de vida e trabalho.
Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo:
a. é impossível.
b. é perceptível.
c. é inevitável.
d. é verdadeiro.
e. é desnecessário.

A questão social na atualidade pode ser identificada na precariedade do trabalho e pela vida de dificuldades que a população que vende sua força de trabalho sofre. O grande desafio dos profissionais do Serviço Social está na transformação da realidade cheia de contradições e desigualdades sociais impostas pelo modo de produção capitalista.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir.
1. O profissional do Serviço Social é um ser social que trabalha usando seu potencial criativo, renovando as condições de sobrevivência na busca de aquisição por autonomia.
2. O processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista é uma forma de organização social que promove a exploração da força de trabalho.
3. O profissional do Serviço Social está situado no contexto da precarização do trabalho na sociedade regida pelo modo de produção capitalista.
a. 1, 2 e 3
b. 2, apenas
c. 2 e 3
d. 1 e 3
e. 1 e 2

O desemprego trata-se de uma expressão da questão social, que não é específica dos tempos atuais. Ao contrário, possui raízes na própria constituição da sociabilidade.
Assim:
a. Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica - ele tem relação com a história.
b. Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados, podemos entender que o desemprego está presente somente na América Latina.
c. Se o desemprego não é estrutural - e o termo “estrutura” não se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados, ele não tem relação com a história.
d. Se o desemprego é uma expressão da Questão Social, ele se refere a um conjunto de elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica.
e. Se o desemprego existe é porque no capitalismo a estrutura é para manter sempre muitos desempregados no mercado de trabalho em toda a história da relação capital/trabalho.

De acordo com o conteúdo da unidade, “Analisar a questão social regional é refletir sobre os principais aspectos que marcam e distinguem as regiões do Brasil. Nesse sentido, há uma delimitação de fatores essenciais que dividem o país entre os territórios regionais de maior desenvolvimento e aqueles que estão reconhecidos como territórios de desenvolvimento deficitário, tardio, ou simplesmente, de menor desenvolvimento”.
Desta forma, podemos constatar que:
a. O território nordestino não se inseriu no desenvolvimento do país ficando à margem.
b. O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir de uma realidade cuja questão social se expressou, historicamente, por meio da desigualdade social.
c. O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir da estruturação do país em torno do polo sul.
d. O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir da estruturação do país de forma regional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Com base no trecho a seguir, relembre os conceitos e as características profissionais do assistente social. O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. [...] Estes possuem duas características decorrentes desse processo que tornaram-se pontos de reflexão e do desenvolvimento da profissão: a preocupação com a investigação como dimensão constitutiva da formação e do exercício profissional e a afirmação das políticas sociais como campo de interesse teórico-prático para os assistentes sociais.
Considerando o trecho apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O desafio dos assistentes sociais está diretamente vinculado à opção teórica que norteia a práxis profissional.
II. Um profissional propositivo, com sólida formação ética, capaz de contribuir para o esclarecimento dos direitos sociais e os meios de exercê-los, dotado de uma capacidade crítico-reflexiva e apto a conhecer a realidade que nela atua e se insere alcança os objetivos profissionais.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Como elucidado no conteúdo da unidade, a mediação é:
a. A mediação é o significado das relações entre categorias, bem como, considera a dimensão de totalidade.
b. A mediação é o processo manual de criação da totalidade.
c. A mediação é o processo mental e de raciocínio para conectar, refletir acerca das relações entre categorias, entre significados e conceitos numa perspectiva de se apropriar de um conhecimento que considera a dimensão da totalidade.
d. A mediação é o processo mental e de raciocínio para conectar, refletir acerca das relações entre categorias, entre significados e conceitos numa perspectiva de concretude da realidade.
e. A mediação é a reflexão das relações entre categorias de assistentes sociais.

Leia o texto a seguir: A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas populares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central. A teoria social de Marx e Engels nos fornece um instrumental teórico-metodológico capaz de dar precisão conceitual à expressão “questão social”, definindo-a como a exploração do trabalho assalariado pelo capital e a luta política do movimento operário contra esta exploração e suas múltiplas expressões. São duas as principais motivações para nos inserirmos neste debate sobre a “questão social”: em primeiro lugar, as recentes transformações vivenciadas pelo capitalismo desde os anos 1970 – desmonte do Estado do Bem-Estar Social, desestruturação do fordismo, revolução tecnológica-científica, fim do padrão ouro-dólar, financeirização da riqueza, neoliberalismo etc. – levantaram uma série de questionamentos por parte de autores europeus, como Pierre Rosanvallon e Robert Castel, a propósito da validade da “questão social”. A “questão social”, desta forma, passa a ser definida por suas novas expressões, e não por sua célula medular, a saber, a exploração do trabalho assalariado pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra esta exploração. Enquanto a “antiga” “questão social” é tida como produto do período histórico da modernidade, a nova é ligada a uma suposta sociedade pós-industrial, ou pós-moderna.
Com base nas definições de questão social, avalie as afirmativas a seguir com relação à teoria marxista.
I. Para a teoria marxista, a coletividade deveria ter garantidos os seus direitos, não por atenderem aos ideais de uma classe ou outra, sendo a socialização da economia o melhor caminho.
II. A cidadania regulada é determinada pela política cultural e considera cidadãos os trabalhadores de todos os tipos de ocupações.
III. A ordem social está relacionada à produção de bens e à organização econômica ultrapassando a manipulação de classes.
IV. A questão social poderia ser compreendida pela exploração do trabalho assalariado feita pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra as relações sociais de produção capitalista e todas as suas formas de exploração, opressão e dominação.
a. I, apenas;
b. I, II e III;
c. I e II;
d. I e IV;
e. I, II e IV.

Para conhecermos acerca das múltiplas determinações da questão social, é imprescindível a apropriação da realidade social. Contudo, tal realidade possui conexão com fatores macro e micro sociais que estão relacionados com o contexto histórico, político, econômico, cultural e ideológico.
Portanto:
a. A questão social é uma só em cada país.
b. O Brasil não apresenta desdobramentos da questão social.
c. Existe mais de uma “questão social” em cada país.
d. Os significados e as expressões da questão social não variam do contexto nacional para o regional.
e. Os significados e as expressões da questão social variam do contexto nacional para o regional.

O conjunto de políticas propostas não tinha a finalidade de universalizar o atendimento às expressões da questão social, mas teve como principal foco estabelecer parâmetros de regulação das relações urbanas de trabalho.
Desta forma, podemos constatar que:
a. Reprodução Social.
b. Risco Social.
c. Questão Social.
d. Precariedade Social.
e. Assistência Social.

Em se tratando da questão social, aprendemos que suas manifestações ocorridas no conflito “capital x trabalho”, no século XIX, relacionaram-se com as consequências do desenvolvimento do capital para a classe trabalhadora, e da própria organização dessa classe por garantias de melhores condições de vida e trabalho.
Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo:
a. é impossível.
b. é perceptível.
c. é inevitável.
d. é verdadeiro.
e. é desnecessário.

A questão social na atualidade pode ser identificada na precariedade do trabalho e pela vida de dificuldades que a população que vende sua força de trabalho sofre. O grande desafio dos profissionais do Serviço Social está na transformação da realidade cheia de contradições e desigualdades sociais impostas pelo modo de produção capitalista.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir.
1. O profissional do Serviço Social é um ser social que trabalha usando seu potencial criativo, renovando as condições de sobrevivência na busca de aquisição por autonomia.
2. O processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista é uma forma de organização social que promove a exploração da força de trabalho.
3. O profissional do Serviço Social está situado no contexto da precarização do trabalho na sociedade regida pelo modo de produção capitalista.
a. 1, 2 e 3
b. 2, apenas
c. 2 e 3
d. 1 e 3
e. 1 e 2

O desemprego trata-se de uma expressão da questão social, que não é específica dos tempos atuais. Ao contrário, possui raízes na própria constituição da sociabilidade.
Assim:
a. Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica - ele tem relação com a história.
b. Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados, podemos entender que o desemprego está presente somente na América Latina.
c. Se o desemprego não é estrutural - e o termo “estrutura” não se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados, ele não tem relação com a história.
d. Se o desemprego é uma expressão da Questão Social, ele se refere a um conjunto de elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica.
e. Se o desemprego existe é porque no capitalismo a estrutura é para manter sempre muitos desempregados no mercado de trabalho em toda a história da relação capital/trabalho.

De acordo com o conteúdo da unidade, “Analisar a questão social regional é refletir sobre os principais aspectos que marcam e distinguem as regiões do Brasil. Nesse sentido, há uma delimitação de fatores essenciais que dividem o país entre os territórios regionais de maior desenvolvimento e aqueles que estão reconhecidos como territórios de desenvolvimento deficitário, tardio, ou simplesmente, de menor desenvolvimento”.
Desta forma, podemos constatar que:
a. O território nordestino não se inseriu no desenvolvimento do país ficando à margem.
b. O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir de uma realidade cuja questão social se expressou, historicamente, por meio da desigualdade social.
c. O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir da estruturação do país em torno do polo sul.
d. O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir da estruturação do país de forma regional.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Com base no trecho a seguir, relembre os conceitos e as características profissionais do assistente social.
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. [...] Estes possuem duas características decorrentes desse processo que tornaram-se pontos de reflexão e do desenvolvimento da profissão: a preocupação com a investigação como dimensão constitutiva da formação e do exercício profissional e a afirmação das políticas sociais como campo de interesse teórico-prático para os assistentes sociais.
PIANA, M. C. O Serviço Social na contemporaneidade: demandas e respostas. In: A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [on-line]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 85–117. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf>. Acesso em: 05/01/2018.
Considerando o trecho apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O desafio dos assistentes sociais está diretamente vinculado à opção teórica que norteia a práxis profissional.
PORQUE
II. Um profissional propositivo, com sólida formação ética, capaz de contribuir para o esclarecimento dos direitos sociais e os meios de exercê-los, dotado de uma capacidade crítico-reflexiva e apto a conhecer a realidade que nela atua e se insere alcança os objetivos profissionais.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	b.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	d.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
PERGUNTA 2
Como elucidado no conteúdo da unidade, a mediação é:
	
	a.
	A mediação é o significado das relações entre categorias, bem como,  considera a dimensão de totalidade.
	
	b.
	A mediação é o processo manual de criação da totalidade.
	
	c.
	A mediação é o processo mental e de raciocínio para conectar, refletir acerca das relações entre categorias, entre significados e conceitos numa perspectiva de se apropriar de um conhecimento que considera a dimensão da totalidade.
	
	d.
	A mediação é o processo mental e de raciocínio para conectar, refletir acerca das relações entre categorias, entre significados e conceitos numa perspectiva de concretude da realidade.
	
	e.
	A mediação é a reflexão das  relações entre categorias de assistentes sociais.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Leia o texto a seguir:
A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas populares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central. A teoria social de Marx e Engels nos fornece um instrumental teórico-metodológico capaz de dar precisão conceitual à expressão “questão social”, definindo-a como a exploração do trabalho assalariado pelo capital e a luta política do movimento operário contra esta exploração e suas múltiplas expressões. São duas as principais motivações para nos inserirmos neste debate sobre a “questão social”: em primeiro lugar, as recentes transformações vivenciadas pelo capitalismo desde os anos 1970 – desmonte do Estado do Bem-Estar Social, desestruturação do fordismo, revolução tecnológica-científica, fim do padrão ouro-dólar, financeirização da riqueza, neoliberalismo etc. – levantaram uma série de questionamentos por parte de autores europeus, como Pierre Rosanvallon e Robert Castel, a propósito da validade da “questão social” (PASTORINI, 2004). A “questão social”, desta forma, passa a ser definida por suas novas expressões, e não por sua célula medular, a saber, a exploração do trabalho assalariado pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra esta exploração. Enquanto a “antiga” “questão social” é tida como produto do período histórico da modernidade, a nova é ligada a uma suposta sociedade pós-industrial, ou pós-moderna.
CASTELO, R. A questão social nas obras de Marx e Engels. Revista Praia Vermelha. Rio de Janeiro. v. 20 n. 1, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/rodrigo.castelo/artigos/a-questao-social-nas-obras-de-marx-e-engels>. Acesso em: 05/01/2018.
Com base nas definições de questão social, avalie as afirmativas a seguir com relação à teoria marxista.
I. Para a teoria marxista, a coletividade deveria ter garantidos os seus direitos, não por atenderem aos ideais de uma classe ou outra, sendo a socialização da economia o melhor caminho.
II. A cidadania regulada é determinada pela política cultural e considera cidadãos os trabalhadores de todos os tipos de ocupações.
III. A ordem social está relacionada à produção de bens e à organização econômica ultrapassando a manipulação de classes.
IV. A questão social poderia ser compreendida pela exploração do trabalho assalariado feita pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra as relações sociais de produção capitalista e todas as suas formas de exploração, opressão e dominação.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, apenas;
	
	b.
	I, II e III;
	
	c.
	I e II;
	
	d.
	I e IV;
	
	e.
	I, II e IV.
	
	
	
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
As cidades se tornaram locais sem infraestrutura para habitar os novos moradores, de onde se constituíram moradias precárias, sem as mínimas condições para a reprodução social da classe trabalhadora. A esta condição de vida, chamamos:
	
	a.
	Reprodução Social
	
	b.
	Risco Social
	
	c.
	Questão Social.
	
	d.
	Precariedade Social.
	
	e.
	Assistência Social.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Para conhecermos acerca das múltiplas determinações da questão social, é imprescindível a apropriação da realidade social. Contudo, tal realidade possui conexão com fatores macro e micro sociais que estão relacionados com o contexto histórico, político, econômico, cultural e ideológico. Portanto:
	
	a.
	 A questão social é uma só em cada país.
	
	b.
	O Brasil não apresenta desdobramentos da questão social.
	
	c.
	Existe mais de uma “questão social” em cada país
	
	d.
	Os significados e as expressões da questão social não variam do contexto nacional para o regional.
	
	e.
	Os significados e as expressões da questão social variam do contexto nacional para o regional.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
O conjunto de políticas propostas não tinha a finalidade de universalizar o atendimento às expressões da questão social, mas teve como principal foco estabelecer parâmetros de regulação das relações urbanas de trabalho.
	
	a.
	Isso propiciou uma gama de ações estatais para proteção social daqueles que já estavam no centro da reprodução capitalista. 
	
	b.
	Isso propiciou uma gama de ações estatais com o intuito de fazer a classe trabalhadora reconhecer o governo.
	
	c.
	Isso propiciou uma demanda da classe trabalhadora  de volta para a zona rural.
	
	d.
	Isso propiciou uma regulamentação das políticas sociais no centro da reprodução capitalista. 
	
	e.
	Isso propiciou à classe trabalhadora a sua emancipação social através proteção social.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Em se tratando da questão social, aprendemos que suas manifestações ocorridas no conflito “capital x trabalho”, no século XIX, relacionaram-se com as consequências do desenvolvimento do capital para a classe trabalhadora, e da própria organização dessa classe por garantias de melhores condições de vida e trabalho.
	
	a.
	Por isso, a necessidadede mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é impossível. 
	
	b.
	Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é perceptível.
	
	c.
	Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é inevitável. 
	
	d.
	Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é verdadeiro.
	
	e.
	Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é desnecessário.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
“A questão social na atualidade pode ser identificada na precariedade do trabalho e pela vida de dificuldades que a população que vende sua força de trabalho sofre. O grande desafio dos profissionais do Serviço Social está na transformação da realidade cheia de contradições e desigualdades sociais impostas pelo modo de produção capitalista.” TINTI, E. C. Capitalismo, trabalho e serviço social. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho cotidiano dos assistentes sociais em Ribeirão Preto [on-line]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 31–74. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/qzyh6/pdf/tinti-9788579836558-03.pdf>. Acesso em: 05/01/2018.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir.
1. O profissional do Serviço Social é um ser social que trabalha usando seu potencial criativo, renovando as condições de sobrevivência na busca de aquisição por autonomia.
2. O processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista é uma forma de organização social que promove a exploração da força de trabalho.
3. O profissional do Serviço Social está situado no contexto da precarização do trabalho na sociedade regida pelo modo de produção capitalista.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	1, 2 e 3
	
	b.
	2, apenas
	
	c.
	2 e 3 
	
	d.
	1 e 3
	
	e.
	1 e 2
	
	
	
	
	
	
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
O desemprego trata-se de uma expressão da questão social, que não é específica dos tempos atuais. Ao contrário, possui raízes na própria constituição da sociabilidade. Assim:
	
	a.
	Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica - ele tem relação com a história.
	
	b.
	Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados, podemos entender que o desemprego está presente somente na América Latina.
	
	c.
	Se o desemprego não é estrutural - e o termo “estrutura” não se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados, ele não tem relação com a história.
	
	d.
	Se o desemprego é uma expressão da Questão Social, ele se refere a um conjunto de elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica.
	
	e.
	Se o desemprego existe é porque no capitalismo a estrutura é para manter sempre muitos desempregados no mercado de trabalho em toda a história da relação capital/trabalho.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
De acordo com o conteúdo da unidade,  “Analisar a questão social regional é refletir sobre os principais aspectos que marcam e distinguem as regiões do Brasil. Nesse sentido, há uma delimitação de fatores essenciais que dividem o país entre os territórios regionais de maior desenvolvimento e aqueles que estão reconhecidos como territórios de desenvolvimento deficitário, tardio, ou simplesmente, de menor desenvolvimento”.  Desta forma, podemos constatar que:
	
	a.
	O território nordestino não se inseriu no desenvolvimento do país ficando à margem.
	
	b.
	O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir de uma realidade cuja questão social se expressou, historicamente, por meio da desigualdade social.
	
	c.
	O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir da estruturação do país em torno do polo sul.
	
	d.
	O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir da estruturação do país de forma regional.

Mais conteúdos dessa disciplina