Buscar

AV DIREITO PENAL 1 (2)

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409278993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf) consta a atividade de ¿Profissional do Sexo¿, nos seguintes termos: ¿5198-05 - Profissional do sexo: Garota de programa, Garoto de programa, Meretriz, Messalina, Michê, Mulher da vida, Prostituta, Trabalhador do sexo. Descrição Sumária: Buscam programas sexuais; atendem e acompanham clientes; participam em ações educativas no campo da sexualidade. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam a vulnerabilidades da profissão.¿ Com apoio no texto acima, marque a opção correta sobre o tratamento dado à prostituição, no Brasil, sob a ótica do direito penal:
		
	
	Trata-se de fato típico, ilícito e culpável.
	
	Trata-se de fato típico e ilícito, mas não culpável.
	
	Trata-se de fato típico, porém conforme o direito.
	 
	O fato é atípico.
	
	Nenhuma das respostas acima é verdadeira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409110608)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em tema de crimes e contravenções, é correto afirmar que:
		
	
	o crime e a contravenção admitem extraterritorialidade.
	 
	infração penal é gênero que comporta como espécies: crime (delito) e contravenção penal.
	
	o critério adotado pelo Brasil foi o tripartido, onde diferencia-se crime, delito e contravenção
	
	são elementos do crime, apenas a antijuridicidade e a punibilidade.
	
	são elementos do crime, apenas a tipicidade e culpabilidade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409526613)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	3- José é preso pela polícia federal ao entrar no país contrabandeando 300 comprimidos de droga sintética. Sabendo que a conduta de José se adequa ao crime de contrabando e tráfico, podemos dizer que José vai responder apenas pelo crime de tráfico de drogas pelo princípio solucionador do conflito aparente de normas da:
		
	
	legalidade
	 
	especialidade.
	
	subsidiariedade.
	
	consunção
	
	razoabilidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409489119)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta.
		
	
	Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais e civis das sentença.
	 
	A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	A lei que traz a previsão da abolitio criminis possui apenas efeito ex nunc.
	
	A Lei que traz a previsão da abolição do crime possui apenas efeito ex tunc.
	
	Ocorre a abolitio criminis quando a lei nova piora, de qualquer forma, a situação do autor do crime, aplicando-se de forma retroativa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409419303)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(83º Concurso de Ingresso ao MPSP ¿ 2003) Dados os enunciados: São verdadeiros: I. O princípio da legalidade, previsto no art. 1º do Código Penal, tem como fundamento o princípio nullum crimen, nulla poena sine praevia lege. II. A lei penal, ao entrar em conflito com lei penal anterior, pode apresentar as seguintes situações: novatio legis incriminadora, abolitio criminis, novatio legis in pejus e novatio legis in mellius. III. O Código Penal Brasileiro, no que diz respeito ao tempo do crime, adotou a teoria da atividade, pelo que se considera a imputabilidade do agente no momento em que o crime é cometido, sendo irrelevante, para tanto, o momento da produção do resultado. IV. No tocante ao lugar do crime, o Código Penal Brasileiro adotou a chamada teoria mista, que leva em conta tanto o local onde ocorreu a conduta, quanto o local onde se deu o resultado. V. Em relação à lei penal no espaço, a legislação penal brasileira adotou o chamado princípio da territorialidade temperada, pelo qual a lei penal brasileira é, em regra, aplicada aos crimes praticados no território nacional, tendo como exceções as convenções, tratados e regras de direito internacional.
		
	
	somente I e II.
	 
	I, II, III, IV e V.
	
	somente II e IV.
	
	somente I e V.
	
	somente I, II e III.

Continue navegando